Programa - Comunicação Oral Curta - COC19.1 - Plataformas e Paineis em Saúde Coletiva
01 DE DEZEMBRO | SEGUNDA-FEIRA
08:30 - 10:00
PLATAFORMA JORDANA: INOVAÇÃO DIGITAL NO SUS PARA RASTREAMENTO E GESTÃO DA LINHA DE CUIDADO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
Comunicação Oral Curta
Theophilo, R.L1, Xavier, M.A.M2, Dorneles, G.M.S.F.2, Gois, G.2, Silva, H.J.G.2, Cardoso, L.C.C.2, Teixeira, A. C.2, Katz, L.M.C3, Jurema, T.O.L3, Andrade, L.O.M1
1 Fiocruz
2 Digital Care 2 You
3 Secretaria de Saúde de Pernambuco
Período de Realização
Setembro de 2023 até o presente momento
Objeto da produção
Desenvolvimento da Plataforma Jordana como software aplicado à organização e gestão da linha de cuidado do câncer do colo do útero no SUS.
Objetivos
Desenvolver e implementar um software que promova a organização da linha de cuidado do câncer do colo do útero nos três níveis de atenção à saúde, contribuindo para a integração das informações, o rastreamento organizado, o acompanhamento longitudinal do cuidado e a redução da mortalidade por essa causa.
Descrição da produção
A Plataforma Jordana foi desenvolvida pela Digital Care 2 You, spin-off do IBMP, em parceria com a Fiocruz Ceará e a SES/PE, utilizando metodologias incremental e ágil, com ciclos contínuos de escuta, teste e aprimoramento em campo. A tecnologia adota arquitetura web responsiva, priorizando usabilidade, interoperabilidade e aderência aos fluxos da Rede de Atenção à Saúde do SUS, em consonância com as diretrizes da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil.
Resultados
A Plataforma Jordana está implantada em 22 municípios de Pernambuco, com mais de 400 usuários cadastrados, entre enfermeiros, agentes comunitários, recepcionistas e gestores. Já registra mais de 20 mil testes de HPV e mais de 19 mil resultados integrados via GAL. Com registro no INPI, a ferramenta promove integração entre atenção primária, secundária e terciária, permitindo acompanhamento longitudinal e qualificado da linha de cuidado do câncer.
Análise crítica e impactos da produção
O desenvolvimento do Jordana enfrenta desafios relacionados à interoperabilidade com os sistemas de saúde, à infraestrutura tecnológica limitada nos municípios e à baixa literacia digital dos profissionais. Ainda assim, enfermeiras relataram sentimento de empoderamento ao acessar os resultados em tempo real, abandonar o uso do “livro preto” e reconhecer a importância de um rastreamento organizado e da convocação via WhatsApp, fortalecendo a continuidade e a qualidade do cuidado.
Considerações finais
A Plataforma Jordana vem se consolidando como ferramenta inovadora na gestão do cuidado do câncer do colo do útero no SUS. Com registro no INPI, integra um contexto em que o Estado de Pernambuco se destaca pela adoção de soluções digitais. Sua expansão requer o envolvimento dos três entes federados, com políticas públicas que garantam infraestrutura, formação e interoperabilidade.
AVALIAÇÃO DA INTERFACE GRÁFICA DA BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL ‘‘SAÚDE DIGITAL PARA USUÁRIOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE‘‘
Comunicação Oral Curta
Silveira, G. S.1, Garcia, P. T.1, Mendes, J. M.1, Abreu, A. M.1, Chagas, D. C.1, Trindade, K. C.1, Oliveira, A. E. F. de.1, Ferreira, E. B.1, Sousa Júnior, O. S.1, Haddad, A. E.2
1 UFMA
2 SEIDIGI/MS
Apresentação/Introdução
As bibliotecas digitais móveis, desenvolvidas como aplicativos, são ferramentas valiosas no contexto educacional. Para serem eficazes, precisam oferecer facilidade de uso, busca otimizada, acesso a conteúdos e constante atualização, mesmo em conexões instáveis. Além disso, uma interface intuitiva e bem projetada é essencial para garantir uma boa experiência ao usuário.
Objetivos
Avaliar a interface gráfica do usuário (IGU) de uma biblioteca digital mobile sobre saúde digital, com foco na usabilidade.
Metodologia
Para avaliar a usabilidade da interface da biblioteca, foram realizados testes presenciais com usuários selecionados com base em cinco personas, definidas por faixa etária, escolaridade, gênero, vínculo com o SUS e familiaridade com tecnologia. A avaliação ocorreu em três etapas: aplicação de questionário de perfil, execução de 11 tarefas no protótipo com observação do desempenho, comentários espontâneos e grau de dificuldade, e, por fim, aplicação da System Usability Scale, que gera uma pontuação entre 0 e 100 com base na percepção dos usuários sobre facilidade de uso, consistência e confiança no uso da interface. Estudo aprovado pelo CEP atendendo os princípios éticos vigentes.
Resultados
A avaliação da usabilidade demonstrou um índice de eficácia de 100%, com todas as tarefas concluídas com êxito por todos os participantes. A maioria das atividades foi realizada já na primeira ou segunda tentativa, indicando um bom nível de eficiência. A satisfação dos usuários foi evidenciada por meio de comentários espontâneos e observações registradas durante os testes. Algumas dificuldades pontuais geraram sugestões de melhoria, como a inclusão de uma barra de busca na tela inicial e o aumento do tamanho da fonte em trechos do tutorial, especialmente para o público idoso. O teste de usabilidade apontou alto grau de satisfação, facilidade de uso e clareza na interação com a interface.
Conclusões/Considerações
Os resultados da avaliação indicam que a IGU da biblioteca digital móvel ‘’Saúde Digital para Usuários do Sistema Único de Saúde’’ apresenta boa usabilidade, com desempenho eficaz na realização das tarefas, satisfação geral dos usuários e sugestões pontuais para ajustes. As recomendações identificadas poderão contribuir para o aprimoramento da experiência de uso, tornando a ferramenta mais acessível e intuitiva para diferentes perfis de usuários.
DASHBOARD OPERA MAIS MINAS GERAIS: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO A FAVOR DA TRANSPARÊNCIA E DO MONITORAMENTO DE POLÍTICA DE FOMENTO A CIRURGIAS ELETIVAS NO SUS
Comunicação Oral Curta
Costa, M. V. S.1, Oliveira, A. J. F.2, Martins, F. R.2, Rabelo, A. R. M.2
1 SES-MG e UFMG
2 SES-MG
Período de Realização
O produto técnico apresentado foi desenvolvido no período de 01/06/2024 a 10/12/2024.
Objeto da produção
Dashboard criado na ferramenta Microsoft Power BI com dados da Política Opera Mais, Minas Gerais, que fomenta a realização de cirurgias eletivas.
Objetivos
Relatar o desenvolvimento de um dashboard como ferramenta de transparência e acompanhamento dos recursos repassados do Fundo Estadual de Saúde aos municípios mineiros, no escopo da Política Opera Mais, Minas Gerais, bem como descrever seus impactos e aplicabilidade.
Descrição da produção
O dashboard foi desenvolvido no Microsoft Power BI, ferramenta escolhida pela compatibilidade com os dados em Excel. A construção contou com reuniões com a equipe técnica e a gestão da Secretaria de Estado para definir as informações prioritárias. A base é atualizada pela equipe da SES-MG sempre que há novos dados do Ministério da Saúde ou repasses de recursos. Após sua implantação, foram realizados ajustes para aperfeiçoar o painel.
Resultados
O Business Inteligence (BI) da Política Opera Mais, Minas Gerais permite dar transparência aos gestores municipais quanto aos dados que subsidiam o financiamento da política em questão, assim como facilita o monitoramento da produção de cirurgias eletivas pelos prestadores hospitalares, dispensando procedimentos locais para apuração de metas e cálculo de valores financeiros atrelados.
Análise crítica e impactos da produção
O BI pode ser usado como uma ferramenta para tomada de decisão quando combina os dados armazenados de vários bancos e fornece informações completas. Esses potenciais apontados são importantes especialmente no contexto real de trabalho dos gestores municipal de saúde, uma vez que operar o campo da gestão no SUS é desafiador, com setores e pessoas distintas, uma gama enorme de serviços que abrangem diferentes saberes e práticas.
Considerações finais
Além de ser uma ferramenta de apoio aos gestores no acompanhamento dos recursos recebidos do Estado, o BI também amplia as possibilidades de controle social. A apresentação dos dados de forma visual e interativa, por meio de dashboards, contribui para fortalecer a transparência da Política Opera Mais em Minas Gerais.
APLICABILIDADE DA DESIGN SCIENCE RESEARCH NAS ÁREAS DA SAÚDE: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Comunicação Oral Curta
Muniz, V.A.S.1, Rocha, A. O2, Cardozo, M.2, Mello, A. L. S. F1
1 PEN, UFSC
2 PPGO, UFSC
Apresentação/Introdução
Tecnologias digitais têm sido adotadas para aprimorar a velocidade, eficiência e relação custo-benefício dos serviços de saúde. Abordagens metodológicas como a Design Science Research(DSR) tem ganhado destaque na concepção de intervenções e inovações tecnológicas, visando melhorar o atendimento, a eficiência dos processos de gestão, os procedimentos clínicos e a gestão de informações de saúde.
Objetivos
A pesquisa teve como objetivo identificar e analisar as características de artigos científicos publicados na área da saúde que utilizaram a DSR como método de pesquisa.
Metodologia
Uma busca bibliométrica foi realizada na base de dados Web of Science Core Collection em 28 de junho de 2023. Dois pesquisadores independentes examinaram os artigos, sem limite de período de tempo e extraíram os dados de cada artigo: periódico, método de estudo, temática (objetivo principal e área de interesse), país e continente, instituição (com base na afiliação do autor correspondente), autores e palavras-chave. O software VOSviewer foi utilizado para a descrição dos dados e avaliação quantitativa por meio do software estatístico SPSS for Windows (SPSS, versão 24.0; IBM, Armonk USA Corp).
Resultados
A busca resultou em 461 documentos; 127 foram incluídos. O continente com mais artigos publicados foi a Europa (n=45), seguida pela América do Norte (n=31) e Ásia (n=18). Considerando o número de publicações por país, os três primeiros foram: Estados Unidos (n=31), Portugal (n=14) e Austrália (n=12). Métodos de intervenção de DSR foram aplicados em 91% (n = 116) dos estudos, abordando áreas multidisciplinares (n = 88). A maioria dos estudos se concentrou em tratamento/monitoramento em saúde (n = 46), gestão em saúde (n = 27) e aplicativos móveis (n = 26). Há escassez de publicações na América do Sul. Um total de 95 instituições contribuíram para os artigos relacionados à DSR.
Conclusões/Considerações
Os artigos com DSR buscam soluções para a saúde através de artefatos tecnológicos em gestão de processos, custos e prestação de contas em saúde, gestão na saúde, tecnologias para aplicativos, tecnologias em saúde buscando melhoria e agilidade nos diagnósticos, acompanhamento de pacientes (gestantes, bebes, saúde mental e idosos), além de tecnologias específicas para algumas patologias como doenças infecciosas.
BUSINESS INTELLIGENCE NA SAÚDE PÚBLICA: IMPLANTAÇÃO DO POWER BI COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE E TOMADA DE DECISÃO
Comunicação Oral Curta
Silva, J. B. O.1, Junior, J. S. G.2, Leite, A. F. B3, Silva, M. E. M.4, Ferreira, M. R. S.5, Vasconcelos, A. M.6
1 Residente em Saúde Coletiva do Instituto Aggeu Magalhães – FIOCRUZ
2 Coordenação de Vigilância Epidemiológica - Secretaria Municipal de Saúde de Vitória de Santo Antão
3 Área técnica da Vigilância Epidemiológica - Secretaria Municipal de Saúde de Vitória de Santo Antão
4 Diretora da Vigilância em Saúde - Secretaria Municipal de Saúde de Vitória de Santo Antão
5 Secretaria Executiva de Planejamento e Vigilância em Saúde- Secretaria Municipal de Saúde de Vitória de Santo Antão
6 Secretário de Saúde de Vitória de Santo Antão - Secretaria Municipal de Saúde de Vitória de Santo Antão
Período de Realização
Elaborado pelo Microsoft Power BI no segundo semestre de 2024, acesso liberado em janeiro de 2025.
Objeto da produção
Painéis de Resultados e Informações para Suporte e Monitoramento Avançado da Saúde (Prisma) resultado da colaboração entre VE e TI.
Objetivos
Descrever o processo de implantação de um painel interativo no município de Vitória de Santo Antão – PE, como ferramenta digital para coleta, análise e compartilhamento de dados entre a Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Especializada à Saúde (AES) e Vigilância em Saúde (VS).
Descrição da produção
Desenvolvido utilizando as bases de dados originais dos Sistema de Informações em Saúde: SINASC; SINAN, SIH e; SIM, no recorte de 2014 a 2024. As bases foram processadas em planilhas eletrônicas, individualizada, junto com arquivos de convenção do Tabwin referente a cada um dos sistemas. Após, foram exportadas para o Power BI e elaborado os painéis interativos e dinâmicos, por meios planilhas, gráficos e cálculos de medidas estatísticas, para os indicadores estratégicos da saúde de cada base
Resultados
O Prisma funciona como sistema integrado que permite a análise de dados atualizados a cada quadrimestre. Foram desenvolvidos seis dashboards referente a natalidade, mortalidade, morbidade por internação hospitalar, por doenças e agravos notificáveis e por violência interpessoal autoprovocada e índices de acidentes de trânsitos, organizados por características gerenciais e sociodemográficas, série histórica, distribuição geográfica e geoepidemiologia, com inclusão automática de mapas de calor.
Análise crítica e impactos da produção
A interatividade dos Prisma permite que os gestores explorem os dados de maneira dinâmica, gerando gráficos e relatórios personalizados conforme suas necessidades e monitorem os indicadores de saúde, identificando as áreas de risco, planejando, monitorando e avaliando intervenções
Considerações finais
O uso de novas tecnologias de integração e gerência para o monitoramento e a análise situacional de saúde aprimora a governança nos espaços de gestão, permitindo tomadas de decisões mais assertivas e equânimes para a saúde da população.
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO “NAVIBEM”: PLATAFORMA DIGITAL DE NAVEGAÇÃO EM SAÚDE PARA OTIMIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO PACIENTE, ADESÃO TERAPÊUTICA E BEM-ESTAR
Comunicação Oral Curta
Bacelar, B.R.B.1, Jorge, M.S.B.1, Mesquita Neto, F.B.1, Vasconcelos, N.L.2, Avelino, N.C.2, Figueiredo, D. S.1, Silva, A.V.M.1
1 UECE
2 ESTACIO-IDOMED
Período de Realização
Junho de 2024 a maio de 2025, com fases sequenciais de concepção, desenvolvimento, teste e análise.
Objeto da produção
Desenvolvimento e avaliação de uma plataforma digital de navegação em saúde para apoio terapêutico e bem-estar do paciente.
Objetivos
Desenvolver uma plataforma white-label com suporte profissional, ferramentas de autogestão e painel gerencial para melhorar a experiência do paciente, adesão terapêutica e gestão da saúde, promovendo bem-estar físico e mental de forma personalizada e contínua.
Descrição da produção
O projeto seguiu pesquisa-ação tecnológica em quatro fases: (1) concepção, com revisão de literatura e definição de instrumentos psicométricos validados; (2) desenvolvimento com design thinking, back-end em microserviços e front-end híbrido; (3) piloto quasi-experimental com 300 pacientes em hospital universitário; (4) avaliação estatística (RM-ANOVA) e de usabilidade (SUS). O processo integrou dados clínicos e mapeamento da jornada do usuário com navegação personalizada.
Resultados
Resultados preliminares apontam aumento ≥10 pontos no NPS, redução ≥15% nas reinternações em 30 dias, adesão terapêutica ≥80%, tempo médio de resposta dos navegadores ≤5 minutos e confiabilidade do painel (α de Cronbach ≥0,9). Evidenciaram-se ainda correlações positivas entre interação no chat e melhora no bem-estar (r > 0,6), com boa aceitação da usabilidade pelos usuários (SUS >70).
Análise crítica e impactos da produção
A plataforma NaviBem demonstrou ser uma solução robusta e escalável, com impacto direto na melhoria da experiência assistencial, engajamento do paciente e eficiência dos serviços. Sua arquitetura modular e adaptável permite aplicação em diversos contextos, respeitando privacidade (LGPD) e integrando práticas baseadas em evidências. Representa avanço na digitalização do cuidado centrado na pessoa, com potencial para transformação sistêmica.
Considerações finais
O NaviBem se apresenta como uma intervenção inovadora, com potencial transformador na atenção à saúde centrada no paciente. A proposta alia tecnologia, ciência e humanização, recomendando-se sua replicação em estudos multicêntricos para validação e adaptação em outras realidades do SUS e da saúde suplementar. Sua continuidade depende da articulação entre gestores, profissionais e pacientes.
INFOSAÚDE 60+: APLICATIVO COM IA PARA GESTÃO DA SAÚDE E EMPODERAMENTO DA PESSOA IDOSA
Comunicação Oral Curta
Xavier, I. B. C.1, Farias, J. S.1, Mendonça, A. V.1, Andrade, N. F1, Lordão, A. V.1
1 UNB
Período de Realização
Desenvolvimento iniciado em 2025, com versão atual (1.9) lançada em 2025. Projeto em aprimoramento contínuo.
Objeto da produção
Aplicativo móvel (software) multifuncional de saúde digital, gratuito, destinado à promoção da autonomia e do auto cuidado da pessoa idosa (60+).
Objetivos
Promover o letramento em saúde, a autonomia e o envelhecimento ativo, utilizando a Inteligência Artificial (IA) para facilitar o acesso à informação e a gestão do autocuidado, servindo como uma ferramenta de apoio para a pessoa idosa no seu dia a dia.
Descrição da produção
Desenvolvido com design centrado no usuário, focando em acessibilidade (ícones grandes, interface clara e navegação simples). A principal ferramenta é um assistente de IA que processa linguagem natural para fornecer respostas educativas e seguras. A plataforma foi estruturada em módulos integrados de gestão (remédios, consultas), informação (notícias, glossário), bem-estar (exercícios leves, jogos para a mente) e segurança (contatos de emergência).
Resultados
O produto final é um aplicativo funcional que centraliza 14 ferramentas de saúde. O assistente de IA responde a dúvidas complexas (ex: diabetes, hipertensão) de forma clara, sempre recomendando a consulta médica. As demais funcionalidades permitem ao usuário organizar sua rotina de tratamento, registrar seu estado de saúde no diário, manter-se informado com notícias confiáveis e estimular as funções cognitivas e físicas, consolidando-se como um prontuário pessoal.
Análise crítica e impactos da produção
O InfoSaúde 60+ atua como um mediador tecnológico, buscando reduzir a exclusão digital e informacional da pessoa idosa. Seu impacto potencial reside em qualificar o autocuidado, melhorar a adesão terapêutica e otimizar a preparação para consultas médicas. O caráter inovador está na combinação de um conjunto de ferramentas práticas e de fácil uso com uma interface de Inteligência Artificial que "conversa" com o usuário, tornando a tecnologia em saúde mais humanizada e acessível.
Considerações finais
O aplicativo se apresenta como uma ferramenta de saúde coletiva com potencial para fortalecer a atenção primária, apoiar políticas de envelhecimento saudável e promover a equidade no SUS. É um recurso estratégico para a promoção da saúde e prevenção de agravos na população idosa, alinhado às necessidades e aos desafios tecnológicos do século XXI, capacitando o cidadão para uma participação mais ativa na gestão de sua própria saúde.
O USO DA MINERAÇÃO DE TEXTO PARA INVESTIGAÇÃO DE CONDIÇÕES ASSOCIADAS À COVID-19 NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Comunicação Oral Curta
Machado, L. S1, Saraceni, V.2, Coeli, C. M.1, Pinheiro, R. S.1, -3, -3, -3, -3, -3
1 UFRJ
2 ENSP/ Fiocruz
3 -
Apresentação/Introdução
Óbitos por covid-19 estão associados a comorbidades. O preenchimento inadequado compromete a vigilância e interpretação de resultados dos estudos. Outras condições de saúde vêm ganhando interesse e o SIVEP-Gripe, sistema de notificação dos casos de síndrome respiratória aguda grave, possui campo descritivo para registro de outras comorbidades, que pode complementar esta informação.
Objetivos
Melhorar a qualidade dos campos de comorbidades e recuperar informação sobre condições de saúde adicionais registradas no SIVEP-Gripe usando mineração de texto do campo descritivo deste sistema.
Metodologia
A mineração de texto foi feita no software estatístico R, versão 4.3.1, no RStudio. Foram incluídos os registros do SIVEP-Gripe com primeiros sintomas da covid-19 entre 01/03/2020 ao final de 2021. Foi realizada padronização do campo descritivo com remoção de acentos, pontuações, espaçamento duplo e conversão para letras maiúsculas. Foram separadas diferentes condições quando mais de uma era anotada no campo. Foi criada uma tabela contendo a diversidade de escrita das condições, para construção de um conjunto mínimo de expressões de busca, a ser implementado por meio da função grep do pacote stringr. Quando a expressão era precedida do prefixo ‘ex’, a condição era desconsiderada.
Resultados
Houve recuperação adicional de 5% em média das condições de saúde originalmente incluídas no SIVEP-Gripe: asma, cardiopatia, gestante, diabetes, doença hematológica, hepatopatia, neuropatia, obesidade, pneumopatia, puérpera, doença renal e síndrome de down. Condições adicionais foram recuperadas pela mineração, totalizando mais 10992 condições encontradas, correspondendo a 20% do total registrado nos campos originais do SIVEP-Gripe (câncer, DPOC, etilista, hipertensão, HIV, população em situação de rua, tabagista, tuberculose, usuário de drogas ilícitas).
Conclusões/Considerações
O protocolo de mineração de texto adotado possibilitou recuperar condições associadas à covid-19 para além daquelas da ficha de notificação. A melhoria do preenchimento das condições previamente existentes no SIVEP-Gripe, embora menos expressiva, qualifica os produtos da vigilância do agravo e possibilita evidenciar falhas no processo de trabalho em situação de sobrecarga frente a uma emergência de saúde pública.