Programa - Comunicação Oral Curta - COC13.8 - Saúde Coletiva na Pós-Graduação: Equidade e Políticas Públicas
02 DE DEZEMBRO | TERÇA-FEIRA
08:30 - 10:00
35 ANOS DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE SAÚDE DA CRIANÇA E DA MULHER: ARTICULANDO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA DA FIOCRUZ
Comunicação Oral Curta
Marano, D1, Maksud, I.M.J1, Nascimento, M.A.F1, Gomes Junior, S.C.S1, Mendes, C.H.F1, Weiss, G.C1
1 IFF/Fiocruz
Apresentação/Introdução
A produção de conhecimento no campo da saúde coletiva tem uma agenda pautada nas políticas públicas e demandas sociais. O programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PPGSCM) vem, a mais de 35 anos, formando mestres e doutores cujos trabalhos evidenciam o forte compromisso com temas relacionados à saúde da mulher, criança e outras populações que ao longo dos anos foram sendo incorporadas.
Objetivos
Analisar a produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e da Mulher defendidas nos últimos 35 anos e sua interface com as principais políticas públicas de saúde.
Metodologia
Foram analisadas teses e dissertações defendidas no PPGSM/IFF entre 1988 e 2023, agrupadas por períodos (1988-1997; 1998-2007; 2008-2017; 2018-2023) e examinadas quanto ao tipo de pesquisa, ano, tema, população, local, dados, resultados e conclusões. Esse material foi comparado às principais políticas públicas voltadas à saúde da mulher e da criança. O levantamento dessas políticas foi realizado por meio de revisão da literatura. A leitura minuciosa dos textos, a identificação das políticas citadas, a organização cronológica, o público-alvo, os objetivos e impactos foram conduzidos com o auxílio do COPILOT. Os dados foram armazenados no REDCAP.
Resultados
Do total de 810 trabalhos avaliados, 72% foram dissertações e 28% teses. Predominaram métodos qualitativos (57,3%) e uso de dados primários (71,3%). A maioria dos estudos não foi realizada no IFF (72%), sendo 21,2% no município do Rio de Janeiro e 9,6% em nível nacional. Os principais grupos investigados foram crianças (25,5%), mulheres (25,2%) e recém-nascidos (20,3%). Entre os temas, destacaram-se gestação (12%) e parto/nascimento/puerpério (11%). Essas produções dialogam com políticas públicas voltadas à saúde da mulher e da criança, revelando aderência às agendas prioritárias e aos marcos normativos do período analisado.
Conclusões/Considerações
Os temas dos trabalhos mostram articulação com inúmeras políticas de saúde, sobretudo as que versam sobre a saúde da criança e da mulher constituindo um repositório para profissionais e gestores da área da saúde. O Programa incorporou temáticas e grupos importantes para o campo da Saúde Coletiva (população LGBTQIAPN+ e o estudo das masculinidades). Como lacunas, observamos menor número de publicações sobre populações em vulnerabilidade social
A ÁRVORE DE PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO PROFSAÚDE UNIFESSPA: EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (APS), NO PARÁ
Comunicação Oral Curta
Nascimento, Ana Claudeise S.1, COUTO, F. F. S.1, DORNAS, S. G. B.1, MIRANDA, M. V.1, OLIVEIRA, T. C. D.1, PAIXÃO, P. A. R.1, ARAÚJO, L. C.1, PINTO, Jax N. A.1, PARO, C. A.1, JEDLICKA, L.D.L1
1 UNIFESSPA/PROFSAÚDE
Período de Realização
Atividade desenvolvida entre março e abril de 2025 no Mestrado Profissional em Saúde da Família.
Objeto da experiência
Construção coletiva de uma árvore de problemas com alunos do Mestrado Profissional em Saúde da Família vinculado a UNIFESSPA, atuantes na APS no Pará
Objetivos
Estimular a reflexão crítica sobre as práticas de educação permanente na Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, promovendo o diálogo entre profissionais do SUS e docentes, e subsidiando propostas de reorganização do processo de trabalho a partir da realidade dos territórios.
Descrição da experiência
A atividade reuniu profissionais da APS para a construção coletiva de uma árvore de problemas. A metodologia possibilitou identificar e analisar desafios dos territórios de atuação, suas causas estruturais e institucionais. Essa estratégia pedagógica buscou estimular o pensamento crítico e analítico, e também fortalecer a capacidade dos sujeitos de situar-se politicamente diante dos desafios enfrentados, rompendo com abordagens técnico fragmentadas e descontextualizadas da formação em saúde
Resultados
Foram identificadas raízes complexas que dificultam a efetivação da educação permanente, como sobrecarga de trabalho, ausência de planejamento institucional, desvalorização da formação continuada e falta de protocolos claros. As falas apontam também para resistências culturais e institucionais, revelando a distância entre as diretrizes oficiais e a realidade dos serviços. A árvore construída serviu como ferramenta pedagógica e crítica sobre o cotidiano do trabalho na APS.
Aprendizado e análise crítica
A construção da árvore de problemas permitiu aproximar o campo da formação do campo da prática, promovendo um processo formativo ancorado nos territórios e nas experiências concretas dos trabalhadores. As discussões evidenciaram como o acúmulo de responsabilidades, a rotatividade de profissionais e a falta de estímulo institucional impactam diretamente na formação contínua. Revelou que a educação permanente ainda é vista como algo externo ao processo de trabalho, e não como parte integrante da rotina.
Conclusões e/ou Recomendações
Utilizar a árvore de problemas como estratégia pedagógica não é apenas uma escolha metodológica, mas uma posição epistemológica e política, ao reconhecer os trabalhadores da saúde como sujeitos de saber. Recomenda-se a utilização dessa metodologia em espaços de educação em saúde e gestão, fortalecendo a escuta ativa e a corresponsabilidade. Políticas de educação permanente devem ser territorializadas e articuladas com a rotina dos trabalhadores da APS.
AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA FORMATIVA DA ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EM GESTÃO EM SAÚDE: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DAS REGIÕES CENTRO-OESTE, NORTE E NORDESTE, 2020 A 2025.
Comunicação Oral Curta
Torres Jr, M.1, de Oliveira, G. P.2, Lopes, C. M. B.1, Silva, V. C.1, Paiva, T. C. R. P.1
1 ENSP/Fiocruz
2 ENSP Fiocruz
Período de Realização
O curso foi realizado entre março de 2020 e maio de 2025, com três turmas sucessivas e avaliações contínuas.
Objeto da experiência
Análise das percepções discentes sobre a estrutura, conteúdo e aplicabilidade do curso de Gestão em Saúde (ENSP/Fiocruz) ofertado nas regiões CO, NO e NE.
Objetivos
Avaliar a experiência formativa dos alunos do curso, parceria Ministério da Educação, com foco na clareza dos conteúdos, coerência entre carga horária e atividades desenvolvidas, contribuição para a prática profissional, visando gerar subsídios para o aprimoramento pedagógico do curso.
Metodologia
A formação de gestores no SUS é fundamental para qualificar os processos de trabalho. Foram analisadas as avaliações parciais e finais das turmas 2020/23/24 do curso de especialização Gestão em Saúde, ofertado na modalidade a distância. A coleta abrangeu aspectos como interesse pelas unidades temáticas, coerência pedagógica, aplicabilidade prática e sugestões de melhoria. A maioria demonstrou satisfação com os conteúdos e reconheceu sua contribuição para a prática profissional em cargos de gestão no SUS.
Resultados
Mais de 90% dos estudantes consideraram os temas relevantes e aplicáveis à prática. Unidades como Planejamento em Saúde e Gestão da Qualidade se destacaram pela clareza e aplicabilidade. A elaboração de projetos de intervenção e uso de ferramentas de gestão foram elogiadas. Sugestões incluíram mais exemplos práticos, aprofundamento em gestão de pessoas e uso de tecnologias. As avaliações destacaram o impacto da formação no desempenho profissional e criticidade dos participantes.
Análise Crítica
A experiência reforça o valor da escuta ativa aos alunos como parte do processo educativo. A heterogeneidade dos perfis dos alunos revela a necessidade de estratégias pedagógicas mais flexíveis e interativas. Embora o curso seja avaliado positivamente, a demanda por maior aprofundamento e por metodologias diversificadas indica um ponto de atenção para revisões curriculares futuras.
Conclusões e/ou Recomendações
O curso Gestão em Saúde demonstra efetividade na formação de gestores em saúde, com reconhecimento expressivo de aplicabilidade prática. Recomenda-se o fortalecimento de recursos multimídia, aprofundamento de temas críticos e ampliação de espaços de troca entre pares e tutores. A manutenção da escuta discente, por meio de avaliações contínuas, é essencial para o aprimoramento constante da proposta pedagógica.
CIÊNCIA AO ALCANCE DE TODOS: POPULARIZANDO AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG
Comunicação Oral Curta
Fonseca, A. A.1, Santos, M. B.1, Ribeiro, S. R.1, Pereira, S. P.1, Siqueira, C. H. I. A.1, Maia, P. G.1, Marques, R. J. R.1, Pilecco, F. B.1, Camelo, L. V.1
1 UFMG
Período de Realização
Março de 2023 a julho de 2025 (em andamento).
Objeto da experiência
Projeto de extensão focado na divulgação científica e institucional do PPGSP-UFMG por meio do Instagram e YouTube.
Objetivos
Ampliar o acesso às produções científicas do PPGSP-UFMG; popularizar a ciência; expandir as matrículas na pós-graduação e fortalecer ações afirmativas por meio da divulgação dos editais; formar estudantes em comunicação científica e integrar extensão, ensino e pesquisa.
Descrição da experiência
Em 2023, o PPGSP-UFMG criou um projeto de extensão voltado à divulgação científica nas redes sociais, com perfis no Instagram e YouTube. Utilizando linguagem acessível e recursos visuais, são divulgadas pesquisas, eventos e editais. A equipe reúne docentes, estudantes de graduação e pós (bolsistas e voluntárias), com planejamento coletivo e análise de métricas. Desde 2024, a inclusão de duas bolsistas ampliou a regularidade e a qualidade das ações.
Resultados
Foram publicados mais de 453 posts no Instagram, com 3.280 seguidores e mais de 50 mil visualizações nos últimos 30 dias. Um dos principais impactos foi o aumento no número de candidatos: em relação a 2023, o mestrado registrou aumento de 167% em 2024 e 122% em 2025; no doutorado, 180% e 133%. O número de autodeclarados negros no mestrado subiu mais de 200%, com preenchimento total das vagas. O projeto foi premiado como Destaque em Extensão na Pós-graduação, entre os 20 melhores da UFMG.
Aprendizado e análise crítica
A experiência demonstrou que a extensão universitária pode ser um vetor estratégico para aproximar a pós-graduação da sociedade. O uso das redes sociais permitiu romper barreiras comunicacionais da linguagem científica e ampliar o acesso à informação. Destaca-se como desafio a dificuldade de engajamento de discentes da pós-graduação e a necessidade de ampliar a conscientização sobre o papel formativo e social da extensão no meio acadêmico.
Conclusões e/ou Recomendações
A experiência reafirma o potencial transformador da extensão na popularização da ciência e no acesso à pós-graduação. Recomenda-se que os programas incorporem ações permanentes de divulgação científica e que iniciativas como esta tenham apoio institucional contínuo. A integração entre ensino, pesquisa e extensão fortalece a formação crítica e aproxima a universidade da sociedade.
DESAFIOS DE OFERTA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA MÉDICOS EM DSEI NA REGIÃO NORTE: UMA EXPERIÊNCIA DA UNASUS-UFAM
Comunicação Oral Curta
Autran, R1, R, R1, Souza, C. S1, Rodrigues, J. V. F. C1
1 UFAM
Período de Realização
A oferta do Curso de Especialização em Medicina da Família e Comunidade (MFC) iniciou em 2024.
Objeto da experiência
Oferta da Especialização em MFC na modalidade EaD para médicos atuantes em (DSEIs) localizados em áreas remotas e/ou de baixa conectividade.
Objetivos
Relatar a experiência de estruturação pedagógica da Especialização em MFC na modalidade EaD, no âmbito do PMMB, para médicos atuantes em DSEIs, enfrentando desafios de isolamento geográfico, baixa conectividade e limitações de infraestrutura, nos mais diversos modelos de escala de trabalho.
Metodologia
A UFAM, oferta a Especialização em MFC a médicos de DSEIs, no âmbito da UNASUS e do PMMB, que exige um planejamento didático especial e desafiador. Estruturou-se a execução didática com encontros síncronos obrigatórios para um currículo flexível e turmas com calendários adaptados às realidades locais. Mapearam-se localizações, infraestrutura tecnológica e escala de trabalho dos profissionais. Foram organizadas turmas com encontros em semanas alternadas, outras mensais conforme escala de trabalho.
Resultados
A flexibilização curricular, aliada à estrutura EaD da UFAM, permitiu a participação ativa dos médicos, mesmo em áreas remotas. O mapeamento prévio das condições locais e a adaptação do cronograma contribuíram para a permanência e sucesso dos cursistas. Ofertas em EaD que permitam a flexibilização curricular é a única alternativa viável para formação de médicos em áreas remotas na Região Norte.
Análise Crítica
Evidenciou a importância de respeitar o contexto amazônico e indígena na formação médica. A personalização dos calendários e a escuta ativa das necessidades dos estudantes foram fundamentais. Superar a lógica padrão de EaD e investir em soluções territoriais são caminhos promissores para garantir formação em saúde com equidade. O sucesso na participação em encontros síncronos é fundamental para a permanência do Médico no PMMB e, a APS nas comunidades indígenas e nos vazios assistenciais.
Conclusões e/ou Recomendações
Cursos voltados para profissionais de saúde na Região norte devem considerar o território e as condições reais destes profissionais. Recomenda-se que políticas públicas de formação médica contemplem modelos flexíveis e contextuais, com suporte tecnológico adequado, promovendo justiça social e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas remotas.
EDUCACIÓN SUPERIOR EN CLAVE REGIONAL: DESAFÍOS Y APORTES DEL POSGRADO EN POLÍTICAS PÚBLICAS EN LA TRIPLE FRONTERA
Comunicação Oral Curta
Lopez, A. S.1
1 UNILa
Período de Realização
02/2025-06/2025
Objeto da experiência
Análise da contribuição do mestrado da UNILA na formação de profissionais voltados à integração regional na tríplice fronteira.
Objetivos
Investigar de que forma o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da UNILA contribui para a formação de estudantes latino-americanos com foco em desenvolvimento regional, integração e atuação crítica em contextos de fronteira
Descrição da experiência
Esta produção acadêmica está em fase inicial e propõe refletir sobre o papel do mestrado da UNILA como espaço de formação crítica e intercultural no territorio. A partir de leituras teóricas e discussões em sala de aula, o trabalho busca articular o conceito de políticas públicas com a experiência de integração regional promovida pela UNILA, analisando a proposta curricular, o perfil dos discentes e os desafios do desenvolvimento na tríplice fronteira.
Resultados
Como resultado parcial, identificou-se que o programa promove a diversidade de olhares latino-americanos e favorece a construção de uma base teórica comum voltada à realidade regional. A troca entre estudantes de diferentes países fortalece a reflexão sobre os desafios do desenvolvimento e amplia o horizonte de atuação profissional crítica em territórios de fronteira. A produção ainda está em desenvolvimento e será aprofundada ao longo do curso.
Aprendizado e análise crítica
A análise crítica inicial mostra que a UNILA representa um modelo alternativo de universidade pública comprometida com a integração dos povos latino-americanos. No entanto, também se observam tensões e desafios institucionais que impactam a efetividade dessa proposta, como limitações estruturais e políticas. A reflexão sobre o papel dos programas de pós-graduação deve considerar não apenas o currículo, mas também as condições concretas de inserção social e regional dos(as) estudantes
Conclusões e/ou Recomendações
A presente produção, ainda em fase inicial, aponta para a relevância de se estudar o papel da educação superior na construção de políticas públicas integradas na América Latina. A UNILA, por sua localização estratégica e vocação institucional, oferece um campo fértil para essas reflexões. Pretende-se aprofundar a pesquisa ao longo do mestrado, incorporando dados empíricos e entrevistas com estudantes e egressos do programa.
FORMAÇÃO CRÍTICA E (RE)EXISTÊNCIA NA APS: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DISCENTE NO PROCESSO FORMATIVO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA (PROFSAÚDE FIOCRUZ/RJ)
Comunicação Oral Curta
Santos, J.C.1, Oliveira, E.B.1, Caetano, C.A.1, Esteves, D.T.1, Araujo, G.F,1, Izidio, A.S.F.1, Manso, A.M.S1, Santos, A.C.1, Siller, M.S.1, Lourenço, L.V.1
1 PROFSAUDE/FIOCRUZ RJ
Período de Realização
agosto de 2024 até o presente momento.
Objeto da experiência
Vivência coletiva dos mestrandos do PROFSAÚDE FIOCRUZ RJ na perspectiva de uma formação crítica, decolonial e interprofissional em saúde da família.
Objetivos
Refletir criticamente sobre o processo formativo experimentado pelos mestrandos da 5ª Turma do PROFSAÚDE/FIOCRUZ RJ, destacando os deslocamentos subjetivos e profissionais com foco na quebra de paradigmas tradicionalmente construídos nas realidades dos territórios de atuação na APS.
Metodologia
Provenientes de diferentes cenários da APS do Estado do Rio de Janeiro, o corpo discente do PROFSAUDE/FIOCRUZ RJ vivencia a integração ensino-serviço-comunidade fomentada pela análise crítica e reflexiva das realidades dos territórios. Essa experiência ensina que os territórios vivos são nossos verdadeiros caminhos de aprendizado. Em cada aula, cada atividade acadêmica, cada troca, vamos ressignificando a prática, valorizando os saberes comunitários e dando potência ao cuidado compartilhado.
Resultados
O processo formativo promoveu deslocamentos potentes no modo de ver e viver o trabalho na APS. Os territórios passaram a ser reconhecidos como espaço onde o cuidado multidimensional é encontro e resistência. A decolonização dos saberes se expressa na valorização do conhecimento popular e no reconhecimento da subjetividade como parte do cuidado. A escuta ganhou centralidade e a interprofissionalidade foi vivida como estratégia de enfrentamento das desigualdades e do modelo biomédico centrado.
Análise Crítica
O mestrado veio desestabilizar certezas e nos convidar a olhar o cotidiano com olhos que reconhecem o cansaço e a sobrecarga, mas também que veem as redes vivas como potências para uma APS construída por quem acredita no SUS como direito. Ao acessar as camadas profundas dos territórios e dos sujeitos, os mestrandos rompem com a fragmentação do cuidado e utilizam a troca da experiência acadêmica para tornar o percurso formativo um ato de (re)existência e luta por justiça epistêmica e social.
Conclusões e/ou Recomendações
Mais do que uma formação acadêmica, o mestrado do PROFSAUDE se configura catalisador de transformação pessoal e institucional. A experiência ressignifica a prática profissional, ampliando nossa capacidade crítica e colaborativa, enraizada nos territórios. Por fim, ampliar políticas públicas que valorizem a formação no serviço é essencial como estratégia para o fortalecimento do SUS e da APS enquanto campo de cuidado e aprendizado vivo e pulsante.
IMPACTOS DA APLICAÇÃO DA MATRIZ SWOT DURANTE MESTRADO PROFISISONAL NO CUIDADO EM PACIENTE HIPERUTILIZADORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Comunicação Oral Curta
MILHORIM, D.M.1, JUNQUEIRA, M.A.B.1, GIULIANI, C.D.1, GUIMARAES, M.P.O.1
1 UFU
Período de Realização
08 de maio de 2025 a 13 de junho de 2025.
Objeto da experiência
Aplicação da matriz SWOT na estratégia de cuidado de uma paciente na Atenção Primária em Saúde
Objetivos
O objetivo desse estudo de caso é proporcionar entendimento sobre a importância da matriz no dia a dia da APS e poder orientar estratégias para o cuidado da paciente e dos seus familiares.
Metodologia
Em uma aula do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a turma foi dividida em dois grupos, e cada discente compartilhou um caso da sua prática na APS. Cada grupo elaborou a matriz SWOT para um dos casos apresentados. Após, houve o compartilhamento dos resultados e discussão entre os grupos.
Resultados
Foram sugeridos cuidados individualizados para a paciente escolhida, como intensificação do acompanhamento por ACS, psicóloga e enfermeiro, plano de cuidado compartilhado, escuta qualificada, auriculoterapia, vigilância ao uso de substâncias e articulação com CRAS/CREAS. Nas semanas seguintes, foram aplicadas duas das sugestões durante os atendimentos subsequentes à paciente, com oferecimento de auriculoterapia, com boa aceitação da paciente, e discussão do caso com a assistente social.
Análise Crítica
A discussão da ferramenta durante o PROFSAUDE contribuiu para o aprimoramento da prática dos discentes na APS, com impacto positivo na saúde da paciente envolvida. A matriz SWOT mostrou-se útil para confeccionar o plano de cuidado a partir da identificação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças presentes no caso de forma singular e humanizada, permitindo maior qualidade e resolubilidade na APS.
Conclusões e/ou Recomendações
A construção da matriz SWOT durante uma aula do PROFSAUDE evidenciou o potencial do mestrado para empoderar os profissionais da APS e desenvolver novas habilidades para sua prática profissional. É fundamental fomentar os programas de pós-graduação profissionais a fim de aproximar o meio acadêmico das universidades e o trabalho na APS.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA CURRICULAR DA ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ: CAMINHANDO DE MÃOS DADAS
Comunicação Oral Curta
Costa, T. E. S.1, Medina, L. L. G.1, Rolim, L. A.1, Barbosa, R. S.2, Fernandes, M. D. D.3, Machado, M. V. F.3, Fraga, A. C. A.3, Lima, T. R. A. F. T.3, Corrêa, M. F. T. A.3, Cunha, J. C. L.3
1 ESP/CE
2 SMS Itaiçaba/CE
3 SESA/CE
Período de Realização
Reuniões de planejamento pedagógico realizadas nos dias 3 de outubro de 2023 e 2 de julho de 2024.
Objeto da experiência
Experiência exitosa na organização e estrutura curricular da Especialização em Vigilância Sanitária, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
Objetivos
A prática apresentada visa descrever o planejamento pedagógico na organização e estrutura curricular para realização da décima primeira turma, iniciada em outubro de 2024 e duração de 12 meses, contribuindo para que os serviços de vigilância sanitária sejam mais efetivos, no âmbito do SUS/Ceará.
Descrição da experiência
Com reuniões de planejamento previamente agendadas com a equipe técnica da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA/CE), as matrizes curricular e de competências foram elaboradas considerando o perfil dos profissionais, o histórico de temas abordados nas turmas anteriores e as necessidades atuais. Os módulos e as unidades didáticas foram revisitados para definição das competências necessárias, como meio prático de constatação da aprendizagem problematizadora.
Resultados
A matriz curricular proposta em reunião foi redefinida em oito módulos, considerando os temas: SUS e Políticas de Saúde no Brasil, Vigilância em Saúde e Atenção Primária em Saúde, Risco Sanitário, Vigipós e Eventos Adversos, Direito Sanitário, Gestão da Qualidade, Educação e Comunicação e o último, transversal, referente à metodologia da pesquisa científica. A partir da definição da matriz curricular, foi ressignificada a matriz de competências e seus respectivos objetivos de aprendizagem.
Aprendizado e análise crítica
As metodologias ativas de ensino-aprendizagem foram mantidas nos encontros híbridos, valorizando a apreensão de novos conhecimentos, a tomada de decisões conjuntas, a conscientização da realidade vivenciada, o conhecimento das possibilidades reais e concretas de encontrar caminhos de solução para problemas comuns, a definição de prioridades e a motivação para a ação. Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelos alunos em cada módulo foram melhor avaliadas pelos docentes e Coordenação.
Conclusões e/ou Recomendações
Conclui-se que o planejamento compartilhado entre a Coordenação colegiada e a equipe técnica especializada é essencial para a organização curricular por competência, fortalecendo a capacidade para mobilizar, articular e colocar em prática os conhecimentos, as habilidades e as atitudes a partir do reconhecimento de problemas e reflexões críticas sobre os processos de trabalho em vigilância sanitária.
PROFSAÚDE EM SERGIPE: FORMAÇÃO INTERPROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DO TRABALHO EM EQUIPE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Comunicação Oral Curta
SANTOS, N. M.1, SANTOS, A. D.1
1 Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Período de Realização
De agosto de 2024 até o presente.
Objeto da experiência
Vivência da primeira turma do ProfSaúde em Sergipe como estratégia de estímulo ao trabalho interprofissional na APS.
Objetivos
Relatar a experiência da primeira turma do ProfSaúde em Sergipe, destacando como o curso estimula o trabalho interprofissional e contribui para superar a formação fragmentada dos cursos de graduação, fortalecendo a atuação em equipe e a integralidade do cuidado na APS.
Descrição da experiência
Composta por 15 discentes — seis médicos, quatro enfermeiras, quatro dentistas e uma nutricionista — atuantes em oito municípios sergipanos, a primeira turma do ProfSaúde vivencia práticas formativas que estimulam a colaboração entre diferentes categorias. A metodologia adotada envolve a construção essencialmente em equipe das atividades propostas, bem como a socialização de experiências e produções. O corpo docente, também multiprofissional, enriquece o processo de ensino-aprendizagem.
Resultados
A convivência entre diferentes categorias favoreceu o reconhecimento dos papéis de cada uma e fortaleceu o planejamento conjunto nas unidades de APS. A prática colaborativa passou a ser mais incorporada no cotidiano dos discentes. A diversidade profissional entre alunos e professores ampliou a reflexão crítica e a troca de saberes, qualificando o cuidado ofertado.
Aprendizado e análise crítica
A experiência evidencia que a formação interprofissional pode corrigir lacunas deixadas pela graduação fragmentado. Sabe-se que a atuação conjunta qualifica o cuidado, mas há pouco ou nenhum diálogo previsto pelas ementas curriculares. O ProfSaúde estimula a escuta entre pares, o planejamento coletivo e o cuidado centrado no usuário. Em Sergipe, a vivência conjunta entre profissionais e docentes de diferentes áreas tem potencial transformador no SUS local.
Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se a ampliação de programas como o ProfSaúde, que promovem a formação interprofissional e fortalecem a APS. A experiência em Sergipe mostra que práticas colaborativas podem ser desenvolvidas na formação em serviço, gerando impacto direto na organização do trabalho e na qualidade da atenção prestada.