Programa - Comunicação Oral Curta - COC13.7 - Formação e saberes: Metodologias Ativas e Promoção da Saúde
01 DE DEZEMBRO | SEGUNDA-FEIRA
08:30 - 10:00
PENSANDO REFEIÇÕES E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA TODOS (PRATO): UM JOGO SÉRIO DE TABULEIRO BASEADO NO GUIA ALIMENTAR PARA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Comunicação Oral Curta
ALVES, L. R. S.1, MACHADO, V. C.1, SILVA, E. T. S.1, SILVA, G. V. S.1, FONSECA, J. G.1, SALES, D. C.1
1 UFBA
Apresentação/Introdução
A infância é fase crucial na formação de hábitos alimentares, e o consumo de ultraprocessados é alarmante. Nesse sentido, a EAN é estratégica na promoção de hábitos saudáveis nesse público. Com base no Guia Alimentar Para a População Brasileira(2014), foi criado um jogo sério que une o lúdico à metodologia de gamificação, tornando o conteúdo mais atrativo e interativo para crianças e adolescentes.
Objetivos
Apresentar o produto educacional com descrição de seus elementos, estrutura e dinâmica, evidenciando seu potencial de contribuição para a Educação Alimentar e Nutricional nas suas práticas.
Metodologia
O jogo foi desenvolvido por equipe multidisciplinar da UFBA, composta por docente e discentes dos cursos de Nutrição, Gastronomia e Design. Sua concepção teve como ponto de partida a identificação de desafios nas práticas de EAN no Projeto de Extensão em Educação Alimentar e Nutricional em Comunidades de Salvador, bem como a constatação de limitações em jogos educativos voltados a essa temática. Com base em revisão de literatura sobre serious games, o processo de criação incorporou estratégias de gamificação centradas em recursos motivacionais, como recompensas, narrativas envolventes e desafios. Após a definição da faixa etária e do conteúdo a ser abordado, foi elaborado o jogo PRATO.
Resultados
PRATO consiste em um tabuleiro temático, um dado de seis faces, seis pinos de cores diversas, um conjunto de cartas-desafio, um conjunto de cartas-surpresa e fichas representando grupos alimentares. Cada rodada pode ter de dois a seis jogadores. O jogo inicia com a escolha de uma carta-desafio, onde é abordada uma narrativa contendo protagonistas vivenciando situações cotidianas que envolvem a alimentação, o ato de cozinhar, técnicas culinárias, comensalidade ou o processo de aquisição de alimentos, além de uma refeição. A cada rodada os jogadores precisam reunir os cinco grupos alimentares necessários para completar a refeição descrita na história. O primeiro a completar essa tarefa vence a partida.
Conclusões/Considerações
A criação do PRATO busca superar limitações observadas em jogos de EAN, unindo ludicidade, cultura e educação. Testes iniciais apontaram boa aceitação, e futuras análises sistematizadas poderão indicar possibilidades de aperfeiçoar a ferramenta. Alinhado ao Guia Alimentar e à recursos da gamificação, PRATO se mostra uma estratégia no estímulo a hábitos saudáveis na infância e podendo ser usado na atenção básica.
ATIVIDADES FORMATIVAS SOBRE A INTERFERÊNCIA COMERCIAL: A EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DE CONFLITOS DE INTERESSE EM ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Comunicação Oral Curta
Moura, B. G.1, Sá, C. C. R.2, Quintanilha, M.B.3, Portugal, L. F.4, Cavalcanti, M. B.1, Borges, H. C. F.3, Carvalho, C. M. P.4, Castro I. R. R.1
1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro
2 Universidade Federal de Sergipe
3 Observatório Brasileiro de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição
4 Universidade Federal Fluminense
Período de Realização
As atividades relatadas ocorreram nos anos de 2023 e 2024.
Objeto da experiência
Atividades formativas realizados pelo Observatório Brasileiro de Conflitos de Interesse em Alimentação e Nutrição (ObservaCoI).
Objetivos
Contribuir para a formação de diferentes atores atuantes na alimentação e nutrição sobre os Determinantes Comerciais da Saúde, Atividade Política Corporativa, Conflitos de Interesse e a interação entre esses conceitos.
Descrição da experiência
O ObservaCoI, núcleo coordenado por professoras da Universidade Federal Fluminense e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem a formação como um dos seus eixos de atuação. Desde a sua estruturação, há uma demanda de atividades formativas sobre os temas trabalhados no âmbito do Observatório para compreender e ampliar o debate sobre a interferência comercial na alimentação e nutrição (A&N). Assim, o ObservaCoI estruturou um roteiro para realizar formações ao público interessado.
Resultados
Foi elaborado um roteiro adaptável para minicursos, oficinas e encontros — remotas ou presenciais — abordando as temáticas trabalhadas pelo ObservaCoI com exposição do conteúdo e debate, entre os participantes, baseado em estudos de caso. Quando em grupos maiores, houve divisão em subgrupos para garantir tempo de fala a todos. Entre 2023 e 2024 foram realizadas quatro oficinas, quatro reuniões formativas e um minicurso com organizações, pesquisadores, estudantes e outros atores da A&N.
Aprendizado e análise crítica
Atividades formativas que considerem um momento para o diálogo com estudos de caso entre os participantes contribuem na aprendizagem, reflexão e materialização de conceitos teóricos. Em temas complexos, como os trabalhados, é percebida a importância de espaços como esses, assim como de garantir uma explicação teórica prévia dos temas trabalhados. A adaptação do roteiro permite a construção de atividades que considerem a realidade dos participantes, facilitando a compreensão sobre os temas.
Conclusões e/ou Recomendações
A abordagem e a formação sobre Determinantes Comerciais da Saúde, Atividade Política Corporativa e Conflitos de Interesse é crescente no campo da A&N e tem sido demandada por diferentes atores. A construção, adaptação e realização de atividades formativas sobre esses temas é fundamental para avançar nas discussões e incidência política sobre esta temática.
FORMAÇÃO EM COMUNICADOS EPIDEMIOLÓGICOS PARA A REDE DE VIGILÂNCIA HOSPITALAR DO DF: DA ANÁLISE DE DADOS À DIVULGAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
Comunicação Oral Curta
Sasaki, A. P. C. P.1, Reis, P. O.1, Ribeiro, R. M. M.1, Martins, D. E. C. S.1, Possolli, G. T.1, Batista, M. H. R. S.1, Segatto, T. C. V.1
1 SESDF
Período de Realização
Agosto a novembro de 2024, com encontros presenciais e seminário final de socialização dos produtos.
Objeto da produção
Curso prático sobre análise de dados e comunicação epidemiológica para profissionais da vigilância hospitalar pública e conveniada do DF.
Objetivos
Qualificar profissionais da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Distrito Federal (REVEH/DF) na produção de boletins, comunicados e relatórios, fortalecendo a vigilância epidemiológica e contribuindo para uma comunicação mais assertiva com gestores, equipes de saúde e população.
Descrição da produção
A capacitação, presencial e com 48 horas de duração, foi organizada em quatro módulos, abordando desde o uso de ferramentas como Tabwin e Excel até a redação técnica e apresentação de boletins. As atividades usaram metodologia ativa com dados reais e foram conduzidas por técnicos da SES/DF, com apoio da Escola de Governo. A proposta articulou teoria e prática, estimulando o protagonismo dos participantes na produção da informação epidemiológica.
Resultados
O curso capacitou 18 profissionais, resultando na produção de 11 boletins epidemiológicos hospitalares, apresentados em seminário com participação de gestores e lideranças do SUS e publicados posteriormente no portal da SES. Os participantes demonstraram domínio das ferramentas, aplicaram conhecimentos à sua realidade institucional e impulsionaram a rotina local de comunicação epidemiológica. A atividade gerou integração da rede e valorização da informação para a tomada de decisão.
Análise crítica e impactos da produção
O curso respondeu a uma demanda concreta da rede por formação voltada à comunicação epidemiológica. A utilização de dados reais aproximou a prática do cotidiano dos profissionais e incentivou o olhar crítico sobre os indicadores. A iniciativa reforçou o papel da REVEH/DF como espaço ativo de produção técnica e mostrou potencial de replicação em outros territórios e contextos do SUS.
Considerações finais
A utilização de dados reais de cada vigilância hospitalar favoreceu a aplicação prática nos cotidianos dos serviços. A experiência reforçou a conexão entre análise epidemiológica e ação em saúde pública, estimulando autonomia técnica e qualificação da gestão. A iniciativa mostrou-se consistente e replicável, recomendando-se sua institucionalização como política permanente de formação em vigilância epidemiológica.
INTERVISÃO - UMA METODOLOGIA DE FORMAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Comunicação Oral Curta
Machado, M.P.M.1, Ferreira, J.M.V.2, Baratela, M.S.2, Buffon, P.B.S.2, Vieira, M.S.2, Frreira, T.A.A.2
1 Fiocruz Brasília
2 ICEPi/SESA
Período de Realização
Abril de 2023 a junho de 2025
Objeto da experiência
O processo de trabalho na APS, com ênfase nos Consultórios na Rua do programa Qualifica-APS, do ICEPI/SESA/ES
Objetivos
A qualificação do processo de trabalho dos Consultórios na Rua que estão ligados ao programa Qualifica-APS, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), da Escola de Saúde Pública do Espírito Santo, por meio do processo de Intervisão
Descrição da experiência
O termo Intervisão tem inspiração em diferentes fontes teóricas e metodológicas, combinando propostas do Grupo Balint, da Terapia Comunitária Integrativa, das experiências portuguesas, Análise Institucional, entre outras. Na experiência do ICEPi/ES, a proposta de discussão coletiva de casos/Intervisão se insere no bojo das modalidades de apresentação, discussão e qualificação das ações clínicas dos Consultórios na Rua. A frequência das Intervisões é bimestral
Resultados
Em 2021, foram publicados editais para a adesão municipal às equipes de Consultório na Rua e para a seleção de profissionais para essas equipes. Considerando que, até então, apenas dois municípios possuíam equipes no estado, foram imediatamente implantadas três novas equipes em Vila Velha, Aracruz e Cariacica. Entre os anos de 2022 e 2024, foram publicados novos editais que possibilitaram a adesão dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Serra, São Mateus e Linhares
Aprendizado e análise crítica
Verificamos que na nossa experiência a Intervisão vem assumindo diversas funções, entre elas: proporcionar um espaço de desenvolvimento profissional continuo; permite um espaço segura de discussão sobre os desafios e dilemas do trabalho em saúde; possibilita aos participantes suporte/apoio no enfrentamento e resolução de situações/casos complexos; aumenta a auto percepção e a solidariedade, promovendo ao mesmo tempo confiança e responsabilidade sanitária, proporcionando também autocuidado
Conclusões e/ou Recomendações
Na experiência de Intervisão do ICEPi, assim como nas diversas experiências mapeadas na literatura tornou-se evidente a necessidade de compreender e reposicionar as expectativas e as relações de poder que por vezes se estabelece entre os participantes e com o entre o apoiador clínico-institucional, que em determinadas situações pressupõe ou mesmo coloca o saber sobre o caso na figura do apoiador ou dos médicos participantes
OFICINA - ENCONTRO CLÍNICO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO COM PROFISSIONAIS DO HOSPITAL SOFIA FELDMAN, BELO HORIZONTE - MG.
Comunicação Oral Curta
Vilela, M.E.1, Dittz, E.2, Barra, M.C.3, Rességuier, J.P:3
1 Instituto Fernandes Figueira - Fiocruz
2 Hospital Sofia Feldman
3 Instituto Apé
Período de Realização
Abril e maio de 2025: oficina + tempo de experiência + aplicação do questionário + discussão
Objeto da experiência
Analisar a experiência da oficina do Encontro Clínico com profissionais que atuam na atenção à gestante de uma maternidade, Belo Horizonte - MG.
Objetivos
Possibilitar reflexões e aquisição de habilidades práticas que contribuam para a interação entre a experiência sensível e as evidências científicas em saúde; promover a efetividade das práticas de atenção obstétrica a partir da produção de encontros de qualidade.
Descrição da experiência
A oficina do Encontro Clínico foi realizada no Hospital Sofia Feldman durante quatro dias (32 horas). Participaram 20 integrantes da equipe multiprofissional, convidados a partir de posições estratégicas de formação e atuação clínica. Na oficina foram propostas reflexões e experiências sensíveis que promovessem transformações nas práticas de cuidado. Após um tempo de experiência, os participantes preencheram um questionário para análise das repercussões da oficina na atuação profissional.
Resultados
A análise dos dados permitiu identificar elementos como escuta ativa, presença, acolhimento e relação de proximidade que, na prática, têm potencial de transformar as condições de distanciamento dos profissionais da vivência sensível. Considera-se ainda a contribuição da integração da experiência sensível às práticas baseadas em evidências científicas na transformação da condição de distanciamento, produzindo encontros clínicos de qualidade e aumentando a eficácia das ações de cuidado.
Aprendizado e análise crítica
As condições específicas de atuação no contexto hospitalar dificultam a capacidade do sentir, do se colocar em presença e de produzir contextos de proximidade com as pessoas e com as experiências vividas. Mecanicismo do pensamento científico, alta demanda de serviço, questões de logística e burocráticas, dificuldades relacionais, racismo estrutural, adoecimento mental dos trabalhadores são alguns dos desafios encontrados para a implementação desta proposta no ambiente hospitalar.
Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se estudos prospectivos que abordem a temática da experiência sensível nas práticas de cuidado para conhecer as condições que produzem distanciamento e insatisfação dos profissionais com suas ações de cuidado. Desenvolver práticas no campo do sensível pode abrir espaços de reflexão e produção de sentido nas ações de saúde. Considera-se ainda a possibilidade de uma escuta atenta da mulher no cuidado orientado pela vivência do sensível.
OFICINA SOBRE CLASSIFICAÇÃO DE GESTANTES DE ALTO RISCO NO ÂMBITO DO CONSÓRCIO DE SAÚDE DA MICRORREGIÃO DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Comunicação Oral Curta
FEITOSA, Andréa Couto1, PINHEIRO, Sara Rachel Correia2, ARAÚJO, Maria Nerilane Lopes dos Santos1, CRUZ, Jorgyana Coimbra Macedo1, FERNANDES, Radaski Mirella Santos1, MORAIS, Leidianne Silva de1, MONTEZUMA, Anaile Cabral Monteiro - Policlínica João Pereira dos Santos/ Barbalha-CE1
1 Policlínica João Pereira dos Santos/ Barbalha-CE
2 Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Juazeiro do Norte - CPSMJN
Período de Realização
No dia 27 de maio de 2025
Objeto da experiência
Consolidação da classificação de gestantes de alto risco nos municípios consorciados.
Objetivos
Capacitar os profissionais para o correto reconhecimento e compartilhamento do cuidado das gestantes de alto risco, contribuindo para o fortalecimento da rede de atenção à saúde materna na região do Cariri
Metodologia
Participaram da ação 106 profissionais médicos da atenção básica dos seis municípios do consórcio: Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Missão Velha e Juazeiro do Norte. A iniciativa proporcionou atualização técnica e integração entre os níveis de atenção e gestão municipal, promovendo alinhamento nas condutas e padronização dos critérios clínicos.
Resultados
Observou-se o fortalecimento das estratégias de regionalização do cuidado e melhoria na comunicação entre os serviços de saúde da atenção primária e especializada. A atividade evidencia a importância dos consórcios intermunicipais enquanto espaços de governança regional, capazes de promover educação permanente e qualificar o cuidado em saúde de forma equânime e integrada.
Análise Crítica
A experiência contribuiu para a padronização das práticas clínicas entre os municípios e para a articulação entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde. A iniciativa reforça o papel estratégico dos consórcios intermunicipais na promoção da educação permanente, na qualificação da assistência e na construção de uma governança regional em saúde mais integrada e resolutiva.
Conclusões e/ou Recomendações
Trata-se de uma ação recente e alinhada às diretrizes do sistema único de saúde para a regionalização e integralidade do cuidado, com potencial de replicabilidade em outros contextos municipais e consorciados.
PRÁTICAS DE ENSINO DOS PRECEPTORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE PRECEPTORIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE
Comunicação Oral Curta
Miranda, D.M.1, Baldissera, L.S.1, Fernandes, A.T.F.1, Wander, B.1, Scussel, I.P.1, Vieira, J.S.1, Leite, D.F.2, Santos, M.S.3, Simas, P.R.P.3, Daudt, C.V.G.1
1 Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) - Hospital Moinhos de Vento
2 Secretaria de Educação do Trabalho e da Educação na Saúde -SGTES - Ministério da Saúde -MS
3 Secretaria de Educação do Trabalho e da Educação na Saúde -SGTES /- Ministério da Saúde -MS
Apresentação/Introdução
A pesquisa sobre o perfil dos alunos do Curso de Especialização de Preceptoria em Área Profissional da Saúde é parte de um projeto de educação conduzido em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) do Hospital Moinhos de Vento (HMV) no triênio 2024-2026
Objetivos
Identificar práticas de ensino dos preceptores que atuam nos programas de residência em área profissional da saúde, contribuindo na ampliação de ações de qualificação da formação de preceptores e, consequentemente, dos futuros profissionais da saúde
Metodologia
O instrumento de pesquisa foi disponibilizado aos preceptores no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, no início do Curso de Especialização em Preceptoria em Área Profissional da Saúde, em outubro de 2024, por meio da plataforma REDCap (Research Electronic Data Capture). O questionário incluiu itens de múltipla escolha referentes a dados sociodemográficos, formação acadêmica, perfil de atuação profissional, recebimento de incentivo financeiro para o exercício da preceptoria e, entre eles, a seguinte questão: “Considerando os diferentes métodos de ensino, assinale os que têm sido utilizados por você”. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva
Resultados
Dos 750 preceptores que iniciaram o curso em 2025, 591 (78,80%) responderam o instrumento de pesquisa. Dentre as respostas obtidas o método de ensino mais utilizado foi a discussão de casos não estruturada, sendo aplicada por 423 (71,57%) alunos em suas abordagens com os residentes de sua responsabilidade. Outros métodos muito utilizados pelos preceptores são os trabalhos em grupo, aulas práticas, observação direta-”sombra” e estudo imediato de caso em atendimento. Por outro lado, os métodos de ensino menos explorados pelos preceptores foram dramatização ou “role play” e videogravação de consultas (PBI - problem based interview), chegando a apenas 48 (8,12%) adeptos dessas metodologias
Conclusões/Considerações
A diferença na adesão aos métodos de ensino refletem as experiências e formações pedagógicas prévias dos preceptores. O curso busca identificar e ampliar o repertório metodológico desses profissionais, enriquecendo a formação dos residentes, diversificando abordagens e qualificando a prática formativa utilizada nos programas de residência
QUALIFICAÇÃO DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO SUS EM ESTRATÉGIAS PARA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA – PROJETO JUNTOS PELA VIDA.
Comunicação Oral Curta
TEIXEIRA, P. H. M.1, NAVES, R. S. F.1, SILVA, R. S. G.1
1 Secretaria de Estado da Saúde-SES-TO
Período de Realização
O projeto foi realizado no período de setembro a dezembro de 2024.
Objeto da experiência
Qualificar trabalhadores do SUS para atuarem na linha de cuidado Materno Infantil, vigilância do óbito materno e participação em Comitê de Mortalidade
Objetivos
Contribuir para o alcance da Meta 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (3 saúde e bem estar e 5 igualdade de gênero) por meio de planos de intervenção no território considerando os indicadores de mortalidade materna e implementação práticas de Educação Permanente e Popular em Saúde.
Descrição da experiência
Foi desenvolvido um curso ancorado nas premissas teóricas: paradigma construtivista, aprendizagem significativa, educação permanente em saúde e nos métodos ativos de ensino-aprendizagem, com carga horária de 80 horas, organizado em 4 módulos, abordando indicadores, componentes da Rede Alyne, análise e investigação de óbitos e sistemas informação em saúde, com encontros síncronos por meio de ferramenta digital, e assíncronos em Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Tocantinense do SUS.
Resultados
Foram ofertadas 180 vagas, inscritos 102 trabalhadores, destes, 53 foram certificados, contemplando municípios de duas Regiões de Saúde. Os planos de intervenção apresentados no final do curso, composto de ações práticas voltadas para o enfrentamento da mortalidade materna, considerando os contextos dos serviços onde atuam, possibilitou aos discentes a capacidade de interpretar e aplicar políticas públicas focadas na redução da mortalidade materna, promovendo a saúde reprodutiva nos territórios.
Aprendizado e análise crítica
Esse processo formativo desempenhou papel fundamental na qualificação dos trabalhadores ao estimular o pensamento crítico, a tomada de decisões baseadas em evidências e o planejamento de ações concretas nos territórios. A implementação dos planos permitiu que fosse aplicado o conhecimento adquirido, promovendo melhorias no atendimento às mulheres e ampliando o cuidado e a vigilância em saúde materna nas diferentes esferas do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações
A partir dos resultados do projeto, decidiu-se pela realização de novas turmas em 2025 e 2026, ampliando a oferta educacional para as demais Regiões de Saúde do Tocantins. Neste projeto a Escola Tocantinense do SUS promoveu a qualificação dos trabalhadores, visando o desenvolvimento de ações que impactem na redução da mortalidade materna, contribuindo para a melhoria da atenção à saúde e da qualidade de vida das mulheres.
QUALIFICAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA PRECEPTORES ESTRANGEIROS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO PROMOVIDO PELO INCA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE ANGOLANOS
Comunicação Oral Curta
SANTORO, L.1, MAGALHÃES, C. R.2, PEREZ, M. C. da S.1, QUIXABEIRO, E. L.1, SILVEIRA, V. B. da.1, FIGUEIREDO, M. N. da C.1, TEIXEIRA, E. A. P.1
1 Instituto Nacional de Câncer. Brasil.
2 Instituto Nacional de Câncer. Instituto de Medicina Social da UERJ. Brasil.
Período de Realização
Experiência desenvolvida no 1º semestre/2025 com discentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Objeto da experiência
Curso de Qualificação Didático-pedagógica para Preceptores Estrangeiros, oferecido pelo INCA, com foco em profissionais da saúde oriundos de Angola.
Objetivos
Relatar a experiência vivenciada pelo Núcleo Pedagógico em Saúde (Nupes), da Coordenação de Ensino (Coens) do INCA, quanto ao planejamento, à execução e à avaliação do curso de Qualificação Didático-pedagógica para Preceptores Estrangeiros, oferecido a profissionais da saúde angolanos.
Descrição da experiência
Foram qualificados 12 profissionais de Angola (6 da área médica e 6 da enfermagem), oriundos de cooperação internacional com o INCA, para atuarem como preceptores. O Nupes abordou, de forma progressista, sobre fundamentos pedagógicos, metodologias ativas e estratégias de ensino na prática clínica. Para alinhamento à realidade assistencial deste país, uma médica angolana contribuiu com a análise crítica do sistema de saúde local e dos seus principais desafios.
Resultados
O curso promoveu intercâmbio de saberes e experiências entre os envolvidos e permitiu apropriação de práticas pedagógicas contextualizadas. Ao final, os participantes elaboraram planos de preceptoria viáveis à realidade local. Em países com desafios na área da saúde, como Angola, a qualificação de futuros profissionais preceptores é ferramenta essencial para fortalecer os sistemas de saúde e de educação. Os discentes demonstraram alto grau de satisfação e bom desempenho nas atividades propostas.
Aprendizado e análise crítica
A qualificação pedagógica de preceptores é uma estratégia para fortalecer os processos de formação em serviço, sobretudo em contextos de escassez de recursos e desafios estruturais, como o angolano. A experiência evidenciou que investir na qualificação de profissionais da saúde amplia sua capacidade de atuar de forma crítica, reflexiva e transformadora. Também reforçou a importância do respeito às realidades locais no desenvolvimento de metodologias educativas internacionalmente colaborativas.
Conclusões e/ou Recomendações
A experiência mostrou o potencial de iniciativas de cooperação internacional, para o enriquecimento da qualificação em saúde, desde que contextualizadas à realidade dos países envolvidos. Recomenda-se a continuidade de ações similares, com foco na sustentabilidade pedagógica e no fortalecimento dos serviços de saúde parceiros. Reafirmamos o compromisso do INCA com a formação crítica e transformadora de profissionais da saúde em âmbito global.
EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO NO FORMATO EAD DE CURSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA/PSA PARA SISTEMAS DE ABASTECIMENTO VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA
Comunicação Oral Curta
Feltmann, Clementina dos Santos1, Araújo, Marcelo Guimarães1, May, Andréia2
1 Fiocruz
2 ABES/Santa Catarina
Período de Realização
Todo o processo de construção do curso aconteceu de janeiro de 2024 a abril de 2025
Objeto da experiência
Descrever a elaboração, no formato Ensino a Distância/EaD, do curso de Plano de Segurança da Água e sua importância para a promoção da saúde pública
Objetivos
Compartilhar a experiência da organização do curso de PSA em EaD; ressaltar a importância da formação dos profissionais de saúde do SUS em vigilância da qualidade da água para consumo humano; e disponibilizar, em PDF, para divulgação, parte do material do curso elaborado pelos autores.
Descrição da experiência
Construiu-se o termo de referência do curso, elencando os tópicos a serem abordados com o objetivo de qualificar os servidores do setor saúde responsáveis pela vigilância da qualidade da água. Desenvolveu-se o material didático em oficinas com os profissionais da Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância/CDEAD/ENSP/Fiocruz, que trabalharam na roteirização e finalização do curso, estruturado com 80 horas/aula, tendo um módulo presencial que será uma visita de campo.
Resultados
O curso contempla o Plano de Segurança da Água/PSA e reforça a importância do cumprimento do disposto na Portaria do Ministério da Saúde GM N° 888, de 04/5/2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, definindo como competências da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, promover a formação em vigilância da qualidade da água para consumo humano para os profissionais de saúde do SUS.
Aprendizado e análise crítica
A parceria com os profissionais do CDEAD foi importante para o resultado positivo do processo. Foi um desafio e um aprendizado para os autores, professores de cursos presenciais, principalmente na abordagem da avaliação de riscos, cuja percepção é bem subjetiva, mas foi exitosa a experiência, considerando a aplicação de técnicas pedagógicas e estratégias de ensino. Ressalte-se que o curso prevê, dentre outras, plataforma de aprendizagem, tutoria e visita de campo, requisitos de cursos EaD/ENSP.
Conclusões e/ou Recomendações
A modalidade EaD alcança profissionais de todo o país e evita a ausência ao trabalho, que muitas vezes impede sua capacitação. O PSA é uma metodologia de gestão de riscos que precisa ser implementada, criada pela Organização Mundial da Saúde/OMS objetivando a proteção da saúde da população. Material complementar do curso disponível em: https://25anos.ead.fiocruz.br/materiaisead/outros-materiais/vigilancia-da-qualidade-da-agua-para-consumo-humano/