
Programa - Comunicação Oral - CO5.14 - INICIATIVAS EXITOSAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA APS
01 DE DEZEMBRO | SEGUNDA-FEIRA
15:00 - 16:30
15:00 - 16:30
GUIA PRÁTICO PARA NUTRICIONISTAS E FARMACÊUTICOS SOBRE VISITA DOMICILIAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Comunicação Oral
1 Instituto Leônidas e Maria Deane (Fundação Oswaldo Cruz)
2 Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Apresentação/Introdução
A Atenção Primária à Saúde é um campo profícuo para os profissionais nutricionistas e farmacêuticos ao atuarem na equipe multiprofissional. No entanto, nem todos os profissionais são preparados para realizar a visita domiciliar e as Tecnologias Educacionais são recursos essenciais para padronizar o cuidado no que concerne à prevenção de agravos e promoção da saúde nutricional e farmacêutica.
Objetivos
Desenvolver um guia prático para nutricionistas e farmacêuticos sobre visita domiciliar na atenção primária à saúde, a partir de evidências científicas e experiências profissionais.
Metodologia
Estudo de desenvolvimento tecnológico realizado em Manaus, Amazonas, conduzido em duas etapas: revisão integrativa da literatura e elaboração de guia prático. A revisão seguiu a metodologia de Whittemore e Knafl, com busca na Biblioteca Virtual em Saúde, nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de Dados de Enfermagem e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online. Utilizou-se estratégia estruturada com descritores controlados. A seleção foi realizada por duas pesquisadoras, em modelo duplo-cego, com inclusão de artigos e documentos oficiais entre 2010 e 2024. O guia foi elaborado em janeiro de 2025, na plataforma Canva, com recursos visuais.
Resultados
O guia prático construído totalizou 28 páginas em formato e-book, desenvolvido com base na análise de 11 estudos científicos e na experiência das autoras. Estruturado em capítulos temáticos, contempla os fundamentos da visita domiciliar, as atribuições específicas de nutricionistas e farmacêuticos, estratégias de organização e avaliação, além de materiais de apoio. A linguagem acessível, combinada ao uso de recursos visuais, imagens, QR codes e links, amplia a aplicabilidade prática. Os resultados da revisão foram sistematizados em fluxograma e quadro síntese. A tecnologia educacional visa padronizar condutas, qualificar práticas e fortalecer a atuação multiprofissional na atenção primária.
Conclusões/Considerações
Conclui-se que o guia prático desenvolvido seja uma tecnologia educacional com grande potencial de facilitar o processo de trabalho de profissionais nutricionistas e farmacêuticos para mediação do cuidado das famílias na visita domiciliar, contendo as principais abordagens necessárias para a promoção à saúde no contexto local.
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: UM CAMINHO PARA O CUIDADO INTEGRAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Comunicação Oral
1 FioCruz Brasília
Período de Realização
A atividade foi realizada entre o período de novembro de 2024 a maio de 2025.
Objeto da experiência
Barreiras da comunicação biomédica em saúde.
Objetivos
Relatar a experiência de um projeto de intervenção que teve como tema gerador a linguagem biomédica como interferência na comunicação entre profissionais de saúde e usuários de uma UBS da região de saúde Sudoeste no Distrito Federal.
Metodologia
A partir da vivência no contexto da Residência Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília, identificou-se a dificuldade dos usuários em compreender a linguagem utilizadas pelos profissionais durante atendimento. A partir da problemática identificada, foi realizado um processo que envolveu levantamento teórico, discussões em grupo, escuta das equipes e consulta a usuários sobre suas vivências comunicacionais, para investigar as barreiras de comunicação da linguagem biomédica.
Resultados
Esse processo ressignificou a comunicação em saúde como eixo do cuidado, a escolha do tema alinhada aos desafios da prática, provocou reflexões durante reuniões de equipes, sobre o impacto da linguagem biomédica, problematizada enquanto uma barreira à integralidade do cuidado e contribuiu para ampliar o olhar sobre o papel dos profissionais na mediação das informações. O processo coletivo fortaleceu vínculos, estimulou o pensamento crítico e aproximou os residentes das demandas do território.
Análise Crítica
O uso da linguagem no cuidado à saúde é um fator importante e com impactos à integralidade do cuidado. Essa experiência aponta a necessidade de um enfrentamento das barreiras comunicacionais, como a mudança na postura dos profissionais, a valorização do saber popular e adoção de práticas dialógicas. Ademais, a vivência também aponta para a importância de projetos baseados na realidade do território e a adoção de um processo de trabalho das equipes que seja permeado pela educação permanente.
Conclusões e/ou Recomendações
A experiência reafirma a potência de intervenções construídas a partir da realidade local, que dialogam com os desafios concretos do território e com os processos de trabalho. Projetos que emergem da prática e nela intervêm promovem transformações significativas, reforçando a residência como espaço formativo crítico. Produzir conhecimento ancorado no SUS é essencial para práticas comunicacionais mais acessíveis, dialógicas e integradas ao cuidado.
OFICINA CUIDADO SEGURO: QUALIFICANDO A ASSISTÊNCIA DE TÉCNICOS DE FARMÁCIA NA APS - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Comunicação Oral
1 SPDM-PAIS
2 SMS-RJ
Período de Realização
25/04/2025
Objeto da experiência
Promover a qualificação dos Técnicos de Farmácia na Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na segurança do paciente.
Objetivos
Fortalecer a atuação dos Técnicos de Farmácia na APS por meio da adoção de protocolos de segurança, redução de erros na dispensação, incentivo à escuta ativa, acolhimento e integração com a equipe multiprofissional.
Metodologia
Oficina realizada em 25/04/2025 reuniu 17 Técnicos de Farmácia de 18 unidades de saúde de uma Área de Planejamento do Rio de Janeiro. A capacitação, com dinâmicas interativas, abordou ferramentas de segurança como dupla checagem, teach back, read back e reuniões rápidas. Foram trabalhados os 13 certos da dispensação, os 5 momentos da OMS, higienização das mãos, acolhimento, direito à recusa, comunicação humanizada e notificação de erros sem punição.
Resultados
O processo revelou lacunas de conhecimento relacionadas à cultura de segurança do paciente e à prática de notificação. Também evidenciou através das duvidas e diversos questionamentos incertezas quanto ao controle logístico de medicamentos, à dispensação segura e ao manejo de informações sobre medicamentos de alto risco
Análise Crítica
Observou-se que a qualificação contínua dos técnicos, junto a protocolos bem definidos, é essencial para a segurança do paciente. Apontou-se a necessidade de maior apoio das gestões, com tempo e estrutura para as práticas de segurança. Destacou-se ainda o desafio de consolidar a cultura de notificação em ambientes onde persistem o medo e o desconhecimento.
Conclusões e/ou Recomendações
Valorizar e empoderar os Técnicos de Farmácia é essencial para um cuidado seguro na APS. Recomenda-se investir em formação permanente, comunicação segura e integração efetiva nas equipes. A escuta ativa, o uso de ferramentas de segurança e a notificação de eventos adversos devem fazer parte da rotina das unidades, fortalecendo a cultura de segurança do paciente.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NA APS: USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS PARA O FORTALECIMENTO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Comunicação Oral
1 ENSP/FIOCRUZ
Período de Realização
De março a junho de 2025, em uma Clínica da Família situada no bairro do Caju, Rio de Janeiro, RJ.
Objeto da experiência
A utilização de objetos recicláveis na confecção de materiais para práticas de educação em saúde.
Objetivos
O presente resumo tem como objetivo incentivar a utilização de materiais recicláveis dentro da Atenção Primária à Saúde (APS) como ferramenta criativa e sustentável para a produção de atividades de educação em saúde.
Descrição da experiência
Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/Fiocruz, alocados em uma unidade de saúde situada no território do caju, no município do Rio de Janeiro, têm como uma das suas atribuições a produção de práticas educativas no território. Dessa maneira, a partir dos materiais que são descartados diariamente na clínica, como papelão, folhas de ofício usadas e garrafas pet, os residentes criaram materiais para três diferentes práticas educativas em escolas no território.
Resultados
Os materiais criados foram bonecos de papelão, roleta de papelão com perguntas e respostas e uma maquete de boca feita com papelão e garrafas pet. Os materiais construídos se mostraram ferramentas de fortalecimento dessas atividades, pois puderam auxiliar em práticas educativas mais lúdicas, criativas e participativas que aproximaram os participantes do seu cuidado em saúde.
Aprendizado e análise crítica
O alto índice de produção de resíduos e o descarte incorreto desses materiais, relaciona-se diretamente com a geração de impactos ambientais. Dessa maneira, tendo a APS como um espaço potente, se faz importante a ressignificação desses materiais recicláveis de maneira criativa e socialmente sustentável para a produção de ferramentas que auxiliem no processo de educação em saúde dentro dos territórios, tendo em vista que o cuidado ambiental também deve ser pensado no cuidado em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações
A experiência se mostra potente dentro da APS como um recurso de incentivo aos profissionais a diversificar o seu cuidado em saúde, atrelando-o ao cuidado ao meio ambiente.
EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA OS TRABALHADORES DO SUS: FORTALECIMENTO DO PROTAGONISMO DOS TRABALHADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
Comunicação Oral
1 Mnistério da Saúde
2 Fiocruz
Período de Realização
Janeiro a dezembro de 2024, com encontros presenciais na UBS do Guará/DF.
Objeto da experiência
Implementação e sistematização de ações participativas de educação nutricional para trabalhadores da APS na UBS do Guará/DF.
Objetivos
Fortalecer o protagonismo, o autocuidado e a integração dos trabalhadores do SUS por meio de práticas participativas de educação nutricional, valorizando os profissionais e promovendo melhoria na qualidade do cuidado prestado na Unidade Básica de Saúde.
Descrição da experiência
Foram realizadas oficinas, rodas de conversa e dinâmicas participativas com 60 trabalhadores da APS na UBS do Guará/DF, abordando alimentação saudável, desafios nutricionais cotidianos, estratégias de autocuidado e cuidados coletivos. As ações valorizaram os saberes dos participantes, estimulando o diálogo e a troca de experiências para fortalecer a equipe.
Resultados
A experiência contribuiu para o aumento do engajamento dos trabalhadores, melhoria significativa na comunicação interna e maior integração das equipes multiprofissionais. Houve também mudanças positivas nas práticas alimentares dos participantes, refletindo em um cuidado nutricional mais humanizado e centrado nas necessidades da população atendida.
Aprendizado e análise crítica
Apesar dos desafios para conciliar agendas e rotinas intensas, as metodologias participativas mostraram-se eficazes para fortalecer o autocuidado e a articulação da equipe em ações nutricionais. O diálogo aberto e a escuta ativa potencializaram aprendizagens e superaram barreiras organizacionais. A cartilha, elaborada após os encontros, traduziu demandas reais dos trabalhadores e se consolidou como apoio prático no cuidado contínuo.
Conclusões e/ou Recomendações
Apesar dos desafios para conciliar agendas e rotinas intensas, as metodologias participativas mostraram-se eficazes para fortalecer o autocuidado e a articulação da equipe em ações nutricionais. O diálogo aberto e a escuta ativa potencializaram aprendizagens e superaram barreiras organizacionais. A cartilha, elaborada após os encontros, traduziu demandas reais dos trabalhadores e se consolidou como apoio prático no cuidado contínuo.
PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL – UMA FORMA DE PROPORCIONAR A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E MANTER A SAÚDE FISICA E MENTAL ADEQUADA PARA AS ROTINAS DE TRABALHO E PESSOAL.
Comunicação Oral
1 CASSI - CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL
Período de Realização
Atividade planejada e organizada no 1º semestre de 2022 e em execução de nov/22 até os dias atuais.
Objeto da experiência
Promoção do bem-estar no ambiente de trabalho para funcionários de uma operadora de saúde onde o modelo de cuidado é a Atenção Primária à Saúde.
Objetivos
Melhorar a saúde física dos trabalhadores a partir da prevenção e redução das queixas ocupacionais; diminuir o número de afastamentos, com exercícios que se baseiam em técnicas de alongamento, fortalecimento e relaxamento; aumentar a qualidade de vida e evitar lesões e doenças psicossomáticas.
Descrição da experiência
O programa se deu com base em relatos de desconfortos osteoarticulares apresentados durante exames periódicos e atendimentos fisioterapêuticos na Unidade. Foi necessário um estudo das condições de trabalho e uma análise ergonômica do trabalho e dos tipos de atividades desenvolvidas. Para todos os funcionários, independente dos relatos, foi disponibilizada uma ferramenta de avaliação do desconforto postural, que auxilia na identificação de problemas posturais e na busca por soluções de melhoria.
Resultados
Se tratando de uma prática conduzida numa operadora de saúde, onde os trabalhadores têm facilidade a serviços de saúde, identificou-se redução dos desconfortos osteomusculares, nos últimos dois anos, com base nos periódicos atuais, além dos atendimentos de fisioterapia terem diminuído significantemente. Reflexo não só pelo êxito do programa, mas como nas ações educativas, nos trabalhos de conscientização postural, nas sessões técnicas e nas divulgações de materiais informativos, constantemente.
Aprendizado e análise crítica
Uma prática específica para atender ao quadro de funcionários que prestam assistência em saúde para associados, que busca trazer e motivar a equipe ao autocuidado, levando em consideração que para ajudar é necessário estar bem. Os encontros ocorrem semanalmente, com realização de 15 minutos e a unidade foi dividida em 3 turmas, sendo desenvolvida por um fisioterapeuta. O programa não pode parar, devendo-se manter periodicamente buscando o ideal de acrescentar mais um dia na semana.
Conclusões e/ou Recomendações
Vista redução de queixas e atenção aos cuidados com a saúde, a ginástica laboral baseada em evidências científicas, visa prevenir e restabelecer possíveis desequilíbrios corporais, englobando exercícios específicos às necessidades das atividades. O programa mostra a importância de investir em uma prática que traz benefícios aos trabalhadores, sem impactar na produtividade e no desenvolvimento das atividades, pois é realizado no posto de trabalho.

Realização: