
Programa - Comunicação Oral - CO13.8 - Experiências e Saberes na Formação Profissional em Saúde para o SUS
01 DE DEZEMBRO | SEGUNDA-FEIRA
15:00 - 16:30
15:00 - 16:30
QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA OS EGRESSOS? - PROPOSTA DE MATRIZ DE COMPETÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE PARA O GRADUANDO EM MEDICINA
Comunicação Oral
1 UNICAMP
2 UNESP
Apresentação/Introdução
A educação baseada em competências une teoria e prática, adequando o currículo às demandas do Sistema de Saúde. Com rápidas mudanças sociais e tecnológicas, o ensino deve integrar dimensões técnica, ética e interdisciplinar. Como a medicina de família e comunidade é a especialidade orientada para a Atenção Primária, é vital mapear as competências necessárias ao o médico egresso.
Objetivos
Validar uma matriz de competências da área de MFC necessárias para o egresso do curso de medicina com da identificação das áreas de interdisciplinaridade, cenários de ensino e marcos educacionais.
Metodologia
O estudo ocorreu em duas fases. Na primeira, especialistas em educação médica revisaram currículos e diretrizes nacionais e internacionais, considerando o contexto brasileiro, propuseram 38 competências habilitadoras distribuídas em 7 eixos. Na segunda fase, a lista foi avaliada por painel de médicos de família atuantes na graduação usando método e-Delphi em três rodadas on-line. Calcularam-se consenso (≥80 %) e estabilidade das respostas, além de mapear cenários de ensino, marcos educacionais e responsáveis pelo ensino. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética.
Resultados
A maioria das competências obteve alto consenso na 1ª rodada, sobretudo as ligadas à abordagem integral, promoção de estilos de vida saudáveis e manejo de transtornos mentais prevalentes. Houve ajustes redacionais e inclusão de duas competências, ressaltando o reconhecimento das necessidades territoriais, a organização social e a defesa do direito à saúde, pilares do SUS. A validação evidenciou a interdisciplinaridade, mostrando intersecção com Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Tocoginecologia e Cirurgia. UPAs, RAPS e serviços de urgência hospitalar foram apontados como cenários complementares à APS.
Conclusões/Considerações
A matriz validada é ferramenta estratégica para implantar a MFC na graduação. O estudo preenche lacuna curricular ao evidenciar a relevância da MFC e a interdisciplinaridade na formação do médico generalista.
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O CUIDADO EM TRAJETÓRIAS DE FARMACÊUTICOS COM FORMAÇÃO TRADICIONAL
Comunicação Oral
1 UFMG
Apresentação/Introdução
A profissão farmacêutica tem passado por reformulações para adequar-se às necessidades da população frente às demandas farmacoterapêuticas, visando prevenir e reduzir problemas relacionados ao uso de medicamentos e sua morbimortalidade. Novas diretrizes valorizam o Cuidado Farmacêutico e Educação Permanente (EPS) para a promoção do desenvolvimento contínuo de competências clínicas.
Objetivos
Compreender como farmacêuticos, formados sem foco clínico na graduação, desenvolveram competências para o Cuidado Farmacêutico (Pharmaceutical Care), visando subsidiar o desenvolvimento de um modelo teórico que apoie a educação clínica de farmacêuticos.
Metodologia
Pesquisa qualitativa orientada pela Teoria Fundamentada nos Dados construtivista (Charmaz). Foram realizadas nove entrevistas em profundidade com farmacêuticos egressos do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEAF), grupo com mais de 20 anos de experiência no ensino, na pesquisa e na oferta do Cuidado Farmacêutico (Pharmaceutical Care). A amostragem teórica foi complementada por entrevistas informais e diário de campo até a saturação teórica. Coleta e análise ocorreram simultaneamente. A análise incluiu codificação no software NVivo 12, memorandos analíticos e análise colaborativa, com aporte teórico da Problematização, EPS e aprendizagem ao longo da vida e o Pharmaceutical Care.
Resultados
O desenvolvimento iniciou-se com a percepção da lacuna profissional durante a inserção em serviços de saúde. A filosofia de prática, incorporada por disciplinas e leituras, fortaleceu a identidade profissional e orientou a tomada de decisão. O aprendizado ocorreu em serviços em diferentes níveis de atenção à saúde no SUS, na saúde suplementar e em serviços escola. Ocorreu por meio da imersão nas humanidades em saúde e pesquisa qualitativa. Também pela vivência da prática, com a observação de farmacêuticos e outros profissionais, o contato direto com pacientes e experiências ao longo do tempo. Além disso, destacou-se a aprendizagem colaborativa entre pares e o processo de aprender ao ensinar.
Conclusões/Considerações
A formação clínica de farmacêuticos demanda abordagens que integrem teoria e prática, valorizem a experiência e estimulem a reflexão crítica. A Educação Permanente em Saúde e a Teoria da Problematização favoreceram a aprendizagem ao longo da vida, em um processo não linear e contínuo de construção das competências para o Cuidado Farmacêutico (Pharmaceutical Care).
AVANÇOS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS PARA O SUS: UMA ANÁLISE DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN)
Comunicação Oral
1 UFRJ
Apresentação/Introdução
Com mais de 35 anos de consolidação do SUS, ainda são grandes os desafios na formação de profissionais de saúde alinhados aos seus princípios e demandas contemporâneas, sobretudo em um cenário de precarização das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Na nutrição, em especial, vivemos a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais, que indicam os rumos necessários para a formação.
Objetivos
Analisar as contribuições das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de nutrição, (DCN/2024 - em fase de homologação) em especial no que se refere à centralidade do SUS como eixo estruturante da formação.
Metodologia
O trabalho faz parte de uma pesquisa sobre a formação em nutrição em uma IES federal. Foi realizada análise documental comparativa entre as DCNs de 2001 e 2024, a partir de dois eixos temáticos: (1) investigar como o SUS é incorporado em cada documento; e (2) analisar categorias centrais para a compreensão dessa incorporação na formação. Categorias Analisadas: perfil do egresso, competências profissionais esperadas e áreas de atuação do nutricionista. A análise se inspirou em Peter Spink, que compreende documentos de domínio público como aqueles tornados públicos, mas produtos de subjetividades, componentes do cotidiano que complementam, completam e competem com a narrativa e a memória.
Resultados
As DCN 2024 enfatizam mais a centralidade do SUS na formação, como fundamento estruturante da identidade profissional e das competências do egresso, ampliando o reconhecimento da intersetorialidade, da diversidade sociocultural e da promoção da saúde. Observa-se um avanço na incorporação de dimensões ético-políticas e da atuação em rede, alinhando a formação às demandas atuais das políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição. As competências deixam de ser segmentadas e passam a ser integradas e as áreas de atuação se expandem para contextos intersetoriais. Persistem lacunas importantes como a ausência de referências explícitas às desigualdades étnico-raciais, de gênero e territoriais.
Conclusões/Considerações
Embora as universidades brasileiras tenham autonomia (LDB, 1996), as DCNs constituem importante indicação para o direcionamento da formação de nível superior no país. A DCN de 2024 representa um avanço ao reconhecer o SUS como eixo da formação, ampliando a compreensão do papel do nutricionista na saúde coletiva. Porém, sua efetivação depende da apropriação crítica pelas IES e de políticas institucionais que enfrentem as lacunas ainda presentes.
CARAVANA FORMASUS: A EXPERIÊNCIA DOS GRUPOS DE TRABALHO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE
Comunicação Oral
1 SGTES/MS
2 SAES/MS
Período de Realização
Outubro de 2024 a abril de 2025.
Objeto da experiência
Debates dos Grupos de Trabalho das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da saúde, realizados durante a Caravana FormaSUS.
Objetivos
Relatar a experiência de construção, acompanhamento e condução dos Grupos de Trabalho (GT) que teve o objetivo de promover o debate acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação da saúde, durante a realização da Caravana FormaSUS.
Descrição da experiência
Os GTs das DCNs dos cursos de graduação da Saúde aconteceram durante a realização da Caravana FormaSUS, atividade desenvolvida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). Foram realizadas 7 edições das Caravanas regionais tendo como cidades sede: Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Brasília, São Paulo e Florianópolis. A atividade contou com a presença de 60 participantes por UF, além de representações nacionais, contabilizando aproximadamente 1.800 pessoas.
Resultados
Resultado da análise das questões sobre pressupostos comuns e estratégias para o reordenamento das DCNs da saúde, destacam-se a valorização da formação crítica e territorializada, com integração teoria-prática, educação popular e abordagem interprofissional, interdisciplinar e intercultural aliada à necessidade de financiamento, infraestrutura, governança, formação docente contínua, corresponsabilidade institucional, governança interinstitucional e articulação política.
Aprendizado e análise crítica
A implementação de estratégias que garantam financiamento, infraestrutura, fiscalização, qualificação docente e governança interinstitucional é essencial para o sucesso e a continuidade desse processo de aprimoramento da educação na saúde, respeitando as especificidades regionais e locais. Essas ações fortalecem a formação, a qualidade dos cursos e ampliam o compromisso da educação superior com a equidade.
Conclusões e/ou Recomendações
É fundamental promover uma formação crítica, humanizada e territorializada, que responda às demandas sociais, tecnológicas e culturais, reforçando a articulação entre instituições e sociedade para garantir qualidade, equidade e sustentabilidade na educação superior em saúde. Para isso, é necessária uma articulação entre ensino, serviços e sociedade, promovendo justiça social e fortalecendo o SUS.
FORMAÇÃO EM MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO SUS: DA TUTORIA DIALÓGICA AO CURSO AUTOINSTRUCIONAL.
Comunicação Oral
1 CEPEDOC/Faculdade de Medicina da USP
2 CEPEDOC
3 Escola Politécnica da USP
4 Instituto de Física da USP
5 CEPEDOC/UNIFESP
Período de Realização
Janeiro de 2022 a Janeiro de 2024
Objeto da produção
Formação digital com base freireana, tutoria e versão autoinstrucional sobre Monitoramento e Avaliação da Promoção da Saúde, com material pedagógico.
Objetivos
Qualificar profissionais para desenvolver ações de monitoramento e avaliação em promoção da saúde com base na Política Nacional de Promoção da Saúde(PNPS), por meio de uma proposta formativa estruturada em ambiente virtual de aprendizagem e da produção de material didático, com abrangência nacional.
Descrição da produção
Proposta ancorada na pedagogia freireana, com foco no diálogo e valorização dos saberes. A formação com tutoria foi construída com gestores da PNPS e trabalhadores do SUS; estruturada em ambiente Moodle com 4 unidades, fóruns e práticas. A versão autoinstrucional foi desenvolvida com base nessa matriz pedagógica. O e-book foi elaborado de forma participativa e validado, sendo incorporado à versão autoinstrucional. O produto técnico inclui curso, estrutura pedagógica, materiais e plataforma.
Resultados
O curso com tutoria formou 77 profissionais de todas as regiões. Serviu de base para o curso autoinstrucional, lançado na Plataforma Arouca/UNASUS, com 23.759 matrículas e 10.756 concluintes até junho de 2025, em mais de 3.000 municípios. Predominaram mulheres (71,7%), entre 26 e 50 anos, das regiões Sudeste e Nordeste. Profissionais da enfermagem, medicina e assistência social foram maioria. A avaliação da satisfação superou 90% de avaliações “bom” ou “excelente” nas duas versões.
Análise crítica e impactos da produção
A produção técnica respondeu a uma lacuna formativa em Promoção da Saúde, aliando escala, territorialização e compromisso ético-político. A tutoria potencializou práticas reflexivas ancoradas nos territórios, promovendo a apropriação crítica do monitoramento e da avaliação como práticas transformadoras. A versão autoinstrucional ampliou o alcance com base na mesma matriz. O curso contribuiu para a educação permanente e fortaleceu práticas orientadas pela equidade, gestão participativa e PNPS.
Considerações finais
O curso digital em Monitoramento e Avaliação da Promoção da Saúde tem aplicabilidade nacional, articulando tecnologia, participação e compromisso social na PNPS. A formação com tutoria, desenvolvida pelo Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC), fundamentou a versão autoinstrucional, ampliando o acesso ao curso. O produto fortalece o SUS e qualifica profissionais para contextualizadas nos territórios.
COMPETÊNCIAS DOCENTES NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UM RELATO DE CASO SOBRE HABILIDADES EDUCACIONAIS.
Comunicação Oral
1 Universidade Cesumar - UniCesumar
Apresentação/Introdução
A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado, exigindo a reconfiguração da atuação docente. O professor, figura de importância no processo de ensino e aprendizagem, necessita desenvolver novas competências que transcendem o mero conhecimento tecnológico, incluindo a abertura para explorar e adotar novas metodologias e tecnologias educacionais.
Objetivos
Analisar as características do perfil do professor que atua na Educação a Distância, identificando as competências comportamentais consideradas essenciais para prática docente.
Metodologia
Pesquisa de natureza qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Participaram 16 docentes com experiência em gestão na modalidade EaD de uma instituição de ensino superior, selecionados por amostragem intencional. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com foco em uma questão específica sobre as características essenciais para o professor de EaD. Utilizou-se a análise de conteúdo temática para a categorização dos dados.
Resultados
Analisando os resultados apresentados, compreendemos que o docente que trabalho na educação a distância é envolto de diferentes características e competências que são vivenciadas em sua prática profissional. No destaque, compreendemos que a competência "abertura para o novo" é fundamental para que os docentes explorem e adotem diferentes modalidades de ensino e tecnologias educacionais inovadoras. Aspectos socioemocionais, como empatia e ética, também se mostraram essenciais. É necessário que o docente consiga se desenvolver e através de metodologias ativas gerem aproximação ao estudante e faça com que as práticas realmente consigam gerar processos educacionais na trajetória acadêmica.
Conclusões/Considerações
A docência na EaD exige uma combinação de saberes técnicos, pedagógicos e humanos. O docente por sua vez, não consegue se portar de forma neutra, sendo necessário uma humanização no processo de ensino, de modo que o ambiente seja promotor de acolhimento e incentivo. Cabe às instituições de ensino superior fomentar esse desenvolvimento por meio de formação continuada e apoio a práticas inovadoras, adaptadas às exigências contemporâneas da EaD.

Realização: