Sessão Assíncrona


SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)

43687 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DA ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE DE UM DISTRITO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA.
LIZ FERNANDES RODRIGUES - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA, SÍLVIA RODRIGUES FERNANDES - FACULDADE DE MEDICINA - UFBA, LEIDNA DA SILVA SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA, MANUELA BRITO DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR - SMS, CRISTIANE ABDON NUNES - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA


Período de Realização
A experiência foi vivenciada no período de março a novembro de 2021.

Objeto da experiência
A elaboração da Análise de Situação de Saúde (ASIS) do território do Distrito Sanitário do Centro Histórico no município de Salvador-Ba.



Objetivos
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência da construção da análise de situação de saúde do distrito sanitário Centro Histórico de Salvador (DSCH), Bahia para elaboração do Plano Municipal de Saúde para o quadriênio 2022-2025.

Metodologia
A produção do documento iniciou-se a partir da disponibilização de um roteiro orientado da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Foi elaborado a ASIS através da análise das informações socioeconômicas, de morbidade e mortalidade, e dos serviços de saúde do DSCH. As fontes de dados utilizadas foram retiradas do TABNET Salvador - DATASUS, além de informações qualitativas e da produção dos serviços fornecidos por gestores chave de referência.

Resultados
Observa-se que o território do DSCH possui um perfil que abarca um número expressivo de pessoas em situação de vulnerabilidade social, este impacta os indicadores de saúde relacionados a doenças e agravos evitáveis (infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose, entre outras), evidenciando as iniquidades em questão e a necessidade de elaborar ações de prevenção e promoção de saúde no território.

Análise Crítica
A ASIS é uma importante etapa para o desenvolvimento das ações de planejamento e programação das ações dos serviços de saúde. Pois, possibilita ao gestor caracterizar, identificar, mensurar e explicar os indicadores de saúde que refletem a real situação de saúde da população em determinado território, e então, propor soluções para os problemas identificados. Para tanto, é fundamental que as informações sobre os indicadores sejam inseridas nos Sistemas de Informações em Saúde e de gestão.

Conclusões e/ou Recomendações
A ASIS é uma ferramenta de gestão essencial aos profissionais de saúde, aos gestores, movimentos sociais para o planejamento, a avaliação e a estruturação de ações de prevenção e promoção da saúde no território. Para melhor utilização desta é necessário compartilhar saberes triangulando métodos de escuta dos atores envolvidos no território e as informações essenciais produzidas cotidianamente nos Sistemas de Informação em Saúde.