Sessão Assíncrona


SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)

43585 - INTEGRAÇÃO ENTRE ATENÇÃO BÁSICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE COM A DESCENTRALIZAÇÃO DOS AGENTES DE COMBATE À ENDEMIAS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
PRISCILLA ARAÚJO DOS SANTOS - SMS IBICARAÍ, THAISA RODRIGUES COSTA RAMOS - SMS IBICARAÍ, CARLOS CÉZAR SOUSA SILVA JUNIOR - SMS IBICARAÍ, FERNANDA LUÍSA NASCIMENTO MACÊDO SANTOS - SMS IBICARAÍ


Período de Realização
Esta experiência aconteceu em março de 2021, no município de Ibicaraí- Bahia.

Objeto da experiência
Inserção dos Agentes de Combate à Endemias nas Equipes de Saúde da Família, fortalecendo as ações de controle de doenças e agravos no território.

Objetivos
Fortalecer as ações de promoção a saúde e prevenção de agravos no território, articulando Atenção Básica e Vigilância em Saúde.

Metodologia
A inserção dos Agentes de Combate a Endemias nas Equipes de Saúde da Família, é uma estratégia que fortalece o processo de trabalho, melhora a efetividade e a qualidade das ações no território. A equipe de endemias foi descentralizada, passando a ter vínculo permanente com as Equipes de Saúde da Família, permitindo dessa forma, que estes participem de forma articulada na identificação de problemas de saúde prioritários, desenvolvendo também ações de prevenção de doenças e agravos.

Resultados
A realização de ações articuladas em Atenção Básica e Vigilância em Saúde, permitiu a ampliação das ações no território, valorizando o saber técnico, o diálogo, potencializando as ações intersetoriais e promovendo assim uma assistência mais resolutiva e integral, com a identificação de fatores condicionantes e determinantes de saúde de uma comunidade.

Análise Crítica
Em se tratando de algo relativamente novo, a dificuldade em aceitar uma nova proposta de cuidado e a cultura de trabalho segregado e individualizado por parte de muitos profissionais da saúde, foi um grande desafio na implementação das ações de descentralização. A falta de articulação e planejamento entre segmentos da saúde, fragiliza as ações de produção do cuidado, e prejudica a implementação de ações intersetoriais para a eliminação ou risco de danos e agravos a saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
A integração entre as equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Básica favorece a ampliação do cuidado no território, minimizando os impactos e fortalecendo as ações para controle de agravos e doenças na população, conforme suas necessidades. Desta forma, é fundamental o planejamento e implementação de ações de forma articulada e conjunta.