Comunicação Coordenada

21/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC2.1 - DESAFIOS PARA O CUIDADO DAS CRIANÇAS

43574 - PROJETO COALA: UMA ESTRATÉGIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DO RECÉM-NASCIDO PREMATURO
CARLOS ROMUALDO DE CARVALHO E ARAÚJO - SMS/UFC, LARISSE ARAÚJO DE SOUSA - SMS, ROGERIANY LOPES FARIAS - SMS, REGINA CELIA CARVALHO - SMS, JULIANA RODRIGUES PINTO - SMS, KARLA DANIELLA ALMEIDA OLIVEIRA DE BRITO - SMS, ROSALICE ARAÚJO DE SOUSA ALBUQUERQUE - UNINTA/UECE, ANA CARLA DE SOUSA OLIVEIRA - SMS, ANGELISA ARAUJO DE SOUSA - SMS, DIEGO RAMOS AGUIAR - FIOCRUZ


Período de Realização
A experiência iniciou em 2013

Objeto da experiência
Cuidado ao recém-nascido prematuro exige conhecimentos específicos e direcionamento da assistência às suas necessidades.

Objetivos
Descrever a experiência do Projeto Coala e sua importância no âmbito da saúde coletiva na atenção à saúde do recém-nascido prematuro e como tem contribuído para melhoria na assistência à saúde obstétrica e neonatal e taxa de mortalidade infantil no município de Sobral, Ceará.

Metodologia
O projeto garante o acompanhamento dos RN por meio de visitas domiciliares (VD) semanais realizadas por uma médica e uma enfermeira especialistas em neonatologia. O Agente Comunitário de Saúde realiza VD diária (incluindo final de semana e feriados), a enfermeira faz a VD e monitora as informações do RN: sinais vitais, peso, orientação sobre os cuidados com o bebê, aleitamento materno. Os equipamentos disponibilizados pelo Projeto são: balança, termômetro e glicosímetro.

Resultados
Redução do número de óbitos infantis de 55 (2013) para 29 em 2021. Redução da Taxa de Mortalidade Infantil de 16,82 (2013) para 6,44 em 2019 e 9,8 em 2021 (período pandêmico). O acompanhamento domiciliar dos prematuros e recém-nascidos de baixo peso tem mostrado ser uma excelente alternativa para evitar a permanência desses bebês em unidades hospitalares e para fortalecer o vínculo mãe/filho, aumentar a prevalência do aleitamento materno e reduzir a mortalidade neonatal precoce.

Análise Crítica
Sobral tem traçado políticas de atenção a este segmento com definição de recursos e implantação de ações intersetoriais voltadas ao bem-estar das crianças, bem como de suas famílias e da comunidade. O Projeto é uma alternativa com uma excelente relação custo/benefício. Junto com a Estratégia Saúde da Família representam uma rede de apoio aos familiares no cuidado domiciliar da criança prematura. Efetividade do cuidado multiprofissional assegurando o cuidado integral aos prematuros e as famílias.

Conclusões e/ou Recomendações
A mortalidade infantil no Brasil é uma questão social pois é na população mais pobre que as taxas são mais elevadas. Novas tecnologias leves devem ser desenvolvidas para atender essa população. O Coala é uma tecnologia simples barata que pode ser reproduzida em muitos locais liberando leitos de UTI e de Canguru para outros RN com grande impacto na mortalidade infantil.