Sessão Assíncrona


SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)

43445 - ATUAÇÃO INTEGRADA DAS VIGILÂNCIAS EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL DO RN NA APURAÇÃO DE POSSÍVEIS IRREGULARIDADES EM UMA UNIDADE DE VIGILÂNCIA DE ZOONOSES MUNICIPAL
ARTHUR JORGE DE ARAÚJO - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), CINTIA DE SOUSA HIGASHI - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), FABÍOLA DE SOUZA MEDEIROS - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), DURVAL MORAIS DA SILVA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), GUSTAVO SOARES DE ARAÚJO - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), BEATRIZ CAVALCANTE DA SILVA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), ALINE ROCHA DE PAIVA COSTA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), LUANNA ROBERTA PAIVA DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), ANA CRISTINA DA COSTA ADVÍNCULA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN), ISLANY DYNARA DIÓGENES SILVA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE (SESAP-RN)


Período de Realização
Maio a Junho de 2022.

Objeto da experiência
Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de um município da Região Metropolitana de Natal (RMN).

Objetivos
a) Avaliar possíveis irregularidades ligadas ao escopo de atuação das vigilâncias de zoonoses e em saúde ambiental na UVZ a partir de quesitos definidos pelo ministério público estadual; b) Elaborar relatório técnico com diagnóstico dos problemas encontrados e recomendação de medidas de atenuação.

Metodologia
Realizou-se um levantamento de informações a partir de entrevista com o gestor da UVZ e equipe técnica, bem como avaliação da estrutura física in loco e com auxílio de ferramenta de geoprocessamento para subsidiar construção do relatório técnico.

Resultados
Houve um fortalecimento da integração no trabalho das vigilâncias. Verificou-se a necessidade de continuidade no processo de ampliação da estrutura da UVZ e a aquisição de recursos humanos para fortalecer sua atuação. Encontrou-se ainda inconformidades na Solução Alternativa Coletiva (SAC) da unidade quanto a autorização do seu funcionamento, tratamento e controle de qualidade da água distribuída. Observou-se também a existência de uma área possivelmente contaminada adjacente à UVZ.

Análise Crítica
O fortalecimento das ações da UVZ refletirá na prevenção e diminuição da transmissão de zoonoses no município. Os benefícios podem se estender à região metropolitana, pois a unidade tem o potencial de uma UVZ regional. Contudo, a constatação de inconformidades verificadas na SAC e a existência de uma área potencialmente contaminada de solo adjacente à unidade podem comprometer a segurança sanitária da água que é distribuída no prédio e a saúde da população circunvizinha e trabalhadores.

Conclusões e/ou Recomendações
Análises integradas trazem ganhos à saúde coletiva. É essencial a ampliação da estrutura da UVZ e do número de servidores na equipe técnica. É necessário articulação entre vigilância e órgão ambiental municipais na gestão dos riscos associados à área possivelmente contaminada. É premente a definição de um técnico que responda pelo tratamento e controle da qualidade da água distribuída na SAC ou integração da UVZ ao sistema de abastecimento local.