Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC2.2 - DESAFIOS NA FORMULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS

43194 - DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO PARA O FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL E DA PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SUS
JOSÉ JEOVÁ MOURÃO NETTO - FLF, MARIA SOCORRO DE ARAÚJO DIAS - UVA, MARIA JOSÉ GALDINO SARAIVA - ESP-VS, LIELMA CARLA CHAGAS DA SILVA - UVA, KARINA OLIVEIRA DE MESQUITA - ESP-VS, OSMAR ARRUDA DA PONTE NETO - PONTE NETO, O.A. INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA


Período de Realização
Desenvolvido no ano de 2021

Objeto da experiência
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO.

Objetivos
Democratizar o conhecimento sobre saúde para o fortalecimento do controle social e da participação popular no Sistema Único de Saúde.

Metodologia
Experiência foi vivenciada no Sistema Saúde Escola de Sobral-CE. A estratégia deu-se a partir construção de materiais para a tradução do conhecimento técnico-científico para uma linguagem mais acessível e popular. Participaram da construção dos materiais docentes, coordenadores e educadores populares vinculados à ESP-VS. Foram etapas: mapeamento das necessidades de conhecimento e informação dos usuários; elaboração e disponibilização de materiais em formatos de uma cartilha e de um cordel.

Resultados
A partir da experiência foram produzidos dois materiais: a cartilha “Controle social e conselhos de saúde: vamos saber um pouco mais?” e o cordel “Cordelizando o SUS”, que constituem-se em ferramentas para subsidiar a ampliação do conhecimento sobre o controle social e a participação popular. A cartilha trata sobre o controle social e o funcionamento dos Conselhos de Saúde; o cordel traz o SUS e seus princípios, com vistas a repercutir no maior empoderamento dos usuários.

Análise Crítica
O controle social e a participação popular são importantes ferramentas para a gestão do SUS. No entanto, há muitos desafios para sua efetiva operacionalização, como fragilidades no conhecimento da função dos conselhos e dos direitos e deveres dos usuários. Diante disso, o desenvolvimento estratégias com ênfase na educação permanente em saúde e a educação popular em saúde, favorecem a ampliação dos conhecimentos sobre o SUS pelos usuários.

Conclusões e/ou Recomendações
O desenvolvimento de estratégias que propiciem a ampliação de conhecimentos sobre o SUS constitui-se como uma forma de engajar os usuários nas diferentes instâncias de participação, bem como nos movimentos de luta e defesa de um sistema de saúde universal e gratuito. A produção e difusão de conhecimentos sobre saúde no SUS, configura-se como uma importante estratégia para garantia do direito de acesso ao conhecimento aos trabalhadores e usuários.