Outras Linguagens

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
OL1 - OUTRAS LINGUAGENS 1

43107 - TERRITÓRIO VIVO: EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO EM PRÁTICA DE TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
RAPHAELA DELMONDES DO NASCIMENTO - UPE, ANNA BEATRIZ MARIZ DIAS - UPE, LAIS JOANA DE OLIVEIRA BEZERRA - UPE, DANDARA MARYANNA COUTINHO SOUSA - UPE, ANA ISABELLI LIMA DOS SANTOS - UPE, SEGIANE MARIA DE ARAÚJO - UPE, LARA GONÇALVES XAVIER - UPE, MARIA CLARA DIAS DA SILVA BAPTISTA - UPE, FÁTIMA MARIA CAMPOS MAIA - UPE, LUCILENE RAFAEL AGUIAR - UPE


Período de Realização
A ação foi realizada entre março a junho de 2022.

Objeto da experiência
Documentário sobre territorialização de áreas de abrangências de equipes de saúde da família

Objetivos
Relatar a experiência de estudantes de enfermagem na produção de documentário sobre o processo de territorialização de áreas de abrangência de equipe de saúde da família de Recife/ PE; apresentar documentário produzido em evento científico.

Metodologia
Relato de experiência da produção de documentário sobre o processo de territorialização de áreas de abrangência de Equipe de Saúde da Família vinculada à Unidade de Saúde da Família, localizada na zona Norte da cidade de Recife, PE. O documentário foi produzido por sete estudantes de enfermagem do primeiro período do curso durante as atividades práticas do Módulo: “Saúde, Sociedade e Processo de Trabalho”, da Universidade de Pernambuco, entre os meses de março a junho de 2022

Resultados
O documentário intitulado “Apipucos através das lentes” foi produzido a partir de registros de vídeos, fotografias e entrevistas com a população local, estudantes, profissionais de saúde e professores. O documentário relata a relação entre as condições socioeconômicas, epidemiológicas, históricas e culturais na determinação do processo saúde doença da localidade. O território apresentado tem características urbanas, infraestrutura inadequada, e riscos ambientais.

Análise Crítica
A compreensão do território vivo é fulcral para a prática do enfermeiro de saúde da família. Sua compreensão, na formação profissional, deve ser pautada na imersão do estudante nos territórios, através de sua interação com os usuários nos espaços onde os problemas de saúde surgem: os territórios moradia. A possibilidade de utilização de diversos recursos pedagógicos e educacionais, como a produção de um documentário, promove no estudante a possibilidade de explorar sua criatividade e criticidade.

Conclusões e/ou Recomendações
O documentário contribuiu na construção do entendimento voltado para as questões presentes no território, e as suas consequências nas populações. A abordagem metodológica utilizada para o estudo, realização de documentário, proporcionou envolvimento dos estudantes idealizadores, e de toda a turma, quanto aos conteúdos propostos pelo módulo. A presença de uma estudante na equipe com formação em jornalismo contribuiu para o êxito do trabalho.