Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.11 - POSSIBILIDADES TEÓRICO METODOLÓGICAS PARA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

43052 - O ENSINO DE SAÚDE COLETIVA NA AGRONOMIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE SANTA CATARINA
DANIEL DE SOUZA BARCELOS - IFSC


Período de Realização
De setembro de 2021 até o momento.

Objeto da experiência
A experiência em ensino de saúde e segurança do trabalho na graduação em Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus São Miguel do Oeste

Objetivos
Descrever a experiência do IFSC São Miguel do Oeste no ensino de temas da Saúde Coletiva, no curso de Agronomia; Levantar a inserção da temática da saúde e segurança do trabalho, nas grades curriculares de cursos de graduação em Agronomia, em instituições públicas de ensino superior de Santa Catarina.

Metodologia
Levantamento no portal e-mec de instituições públicas de ensino, localizadas no Estado de Santa Catarina, que ofertam o curso de graduação em Agronomia. Busca por unidades curriculares do campo da saúde coletiva, acessando sites dos cursos, consulta aos Projetos Pedagógicos e verificação das grades curriculares (disciplinas regulares e optativas). Comparação com as práticas pedagógicas de saúde e segurança do trabalho, realizadas no IFSC São Miguel do Oeste.

Resultados
Foram identificadas 5 instituições públicas de ensino em SC (4 federais e 1 estadual), com o curso de graduação em Agronomia (e/ou Eng. Agronômica), em 12 cidades: IFSC (Canoinhas e São Miguel do Oeste); UFFS (Chapecó); UFSC (Curitibanos e Florianópolis); IFC (Araquari, Camboriú, Concórdia, Rio do Sul, Santa Rosa do Sul e Videira); UDESC (estadual, Lages). Analisou-se as grades curriculares, e somente o Instituto Federal (IFSC) oferta regularmente a disciplina de Saúde e Segurança do Trabalho.

Análise Crítica
No curso de Agronomia do IFSC de São Miguel do Oeste, os conteúdos de saúde e segurança do trabalho são abordados em conjunto por um professor com formação e experiência no campo da Saúde Coletiva (autor do resumo), e por um professor com formação em Educação Física. Teoria e prática do uso de EPI, EPC, NRs, prevenção de acidentes e primeiros socorros estão entre os conteúdos estudados. Os alunos tem oportunidade de refletir sobre a importância da proteção da saúde do trabalhador rural.


Conclusões e/ou Recomendações
Além do IFSC, apenas o IFC câmpus Videira aborda conteúdos de Saúde Coletiva humana, no curso de Agronomia, porém como disciplina optativa (evidenciando a baixa inserção da temática). Considerando o crescimento atual e projetado das ciências agrárias no Brasil (nos campos acadêmico e econômico), e o consequente envolvimento de mais profissionais, é relevante abordar aspectos voltados à proteção e promoção da saúde do trabalhador agrícola. O autor pretende prosseguir, com pesquisa e atividades de extensão.