Sessão Assíncrona


SA3.8 - ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: CONSTRUINDO VINCULO E INTEGRALIDADE DO CUIDADO (TODOS OS DIAS)

42710 - DIFERENTES ABORDAGENS PARA MEDIR QUALIDADE DA APS NO BRASIL: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE ANÁLISES DE CLASSES LATENTES E ANÁLISE FATORIAL CONFIRMATÓRIA
ELZO PEREIRA PINTO JUNIOR - CIDACS/FIOCRUZ-BA, MARIA DEL PILAR FLORES-QUISPE - CIDACS/FIOCRUZ-BA, VALENTINA MARTUFI  - CIDACS/FIOCRUZ-BA; ISC/UFBA, EDUARDA FERREIRA DOS ANJOS - CIDACS/FIOCRUZ-BA; ENSP/FIOCRUZ-RJ, YTHALO HUGO DA SILVA SANTOS - CIDACS/FIOCRUZ-BA, MICHELLE PASSOS - CIDACS/FIOCRUZ-BA; IME/UFBA, JOSEMIR R. ALMEIDA - CIDACS/FIOCRUZ-BA, ANYA PIMENTEL GOMES FERNANDES VIEIRA-MEYER - FIOCRUZ-CE, ROSANA AQUINO - ISC/UFBA, LEILA AMORIM - IME/UFBA


Apresentação/Introdução
A Atenção Primária à Saúde (APS) é um nível estruturante do Sistema Único de Saúde e a sua qualidade é determinante para a oferta de ações e serviços oportunos e resolutivos. No entanto, são inúmeros os desafios teóricos e metodológicos para medir a qualidade da APS, considerando a complexidade de seus componentes e a disponibilidade de dados de abrangência nacional.

Objetivos
Comparar diferentes abordagens estatísticas para medir componentes da APS no Brasil, a partir do uso de dados da avaliação externa do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

Metodologia
Estudo transversal com 16.566 equipes da Estratégia Saúde da Família avaliadas no Ciclo I da avaliação externa do PMAQ-AB. A partir de uma revisão normativa e de síntese de evidências científicas foram definidos e criados indicadores relacionados aos aspectos estruturais e de oferta de serviços focados na atenção à saúde materno-infantil. Análise de Classes Latentes (LCA) e Análise Fatorial Confirmatória (CFA) foram utilizadas para combinar os indicadores e construir os componentes da APS. Realizou-se comparação das médias dos escores, estimados pelo CFA, entre as classes estimadas pelo LCA, apontando ainda as vantagens e limitações de cada método.

Resultados
A utilização de LCA e CFA permitiu a criação de dez componentes da APS: infraestrutura, suprimentos, força de trabalho, referência e regulação, planejamento, serviços assistenciais gerais, planejamento familiar, atenção pré-natal, imunização e saúde da criança. Os resultados apontaram que as classes com maior adequação aos padrões de qualidade (definida via LCA) apresentavam a maior média dos escores estimados pela CFA. LCA possibilita identificar qualitativamente subgrupos dentro de uma população com base nos padrões de resposta das variáveis observadas, enquanto a CFA admite o uso de diferentes tipos de indicadores, podendo mais facilmente ser utilizada em análises estatísticas complexas.

Conclusões/Considerações
As abordagens de LCA e CFA possibilitaram a mensuração de uma série de componentes da APS, utilizando os dados do PMAQ. Esses achados reforçam a importância da aplicação de metodologias robustas para a avaliação da qualidade da APS. Além disso, ampliam as possibilidades da realização de estudos epidemiológicos capazes de estimar os efeitos da atenção primária e seus componentes em desfechos de saúde materno-infantil.