Sessão Assíncrona


SA10.3 - INTERSETORIALIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS DE SAÚDE: INTEGRAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA (TODOS OS DIAS)

40776 - O USO DO FORMULÁRIO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE DIAGNÓSTICO PARA O PMS 2022-2025
MANUELA DO NASCIMENTO LOURENÇO - FAMED/ UFAL


Período de Realização
A experiência ocorreu de abril a setembro de 2021 como parte da construção do PMS 2022-2025

Objeto da experiência
O uso de formulário digital como instrumento de coleta de dados, para construção de um diagnostico em saúde.

Objetivos
 Subsidiar a Gestão Municipal e equipe técnica da Secretaria com dados locais das Unidades;
 Discutir e referendar propostas sugerias pelas áreas técnicas da SMS;
 Sugerir novas propostas para constarem no PMS 2022 – 2025.


Metodologia
O município enfrentou o desafio de construir coletivamente o PMS 2022-2025 com a mobilização dos diversos atores sociais, diante do momento pandêmico vivenciado. Foi disponibilizado um Formulário Digital para facilitar a discussão nos territórios das Unidades de Saúde, durante a realização das Oficinas de Planejamento. Ele foi dividido em três partes : Identificação da Unidade, Diagnóstico Situacional das Unidades e na 3ª parte foi contemplada a sistematização das prioridades do plano.

Resultados
Foram respondidos 46 formulários, correspondendo a 40 unidades básicas de saúde e 6 das unidades especializadas. As equipes de saúde fizeram um diagnóstico situacional, fundamental na definição das prioridades das políticas públicas de saúde, analisando as condições de saúde da população de acordo com o perfil demográfico, socioeconômico, epidemiológico, levando em consideração os fatores determinantes e condicionantes de saúde

Análise Crítica
A SMS partiu do entendimento de que a participação e o envolvimento dos atores sociais deveriam ser preservados na construção do PMS 2022 - 2025, algumas estratégias foram pensadas, dentre elas, a disponibilização de um Formulário Digital para facilitar a discussão nos territórios das Unidades de Saúde, durante a realização das Oficinas Locais de Planejamento. O formulário foi uma ferramenta fundamental para que o plano de saúde refletisse a realidade do município.

Conclusões e/ou Recomendações
O planejamento no SUS visa assegurar a unicidade e os próprios princípios constitucionais : a universalidade, integralidade, equidade e participação popular. Dessa maneira, o PMS deve expressar as responsabilidades, compromissos e prioridades dos gestores para o período de quatro anos. Em Arapiraca, o PMS 2022-2025 foi construído coletivamente, num processo participativo que conduzirá a gestão para as necessidades de saúde da população.