Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC7.6 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NO TRABALHO

40617 - PROGRAMA FEIRA VIVA: ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA FEIRANTES NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE
MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - FIOCRUZ/PE, EWERTON THIAGO PEREIRA DE LIMA - FIOCRUZ/DF, ANA CHRISTINA CARNEIRO LEÃO - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, BRUNA RAFAELA DORNELAS DE ANDRADE LIMA MONTEIRO - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, CAMILA KARINA DA COSTA PEREIRA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, EMANUELA DE OLIVEIRA SILVA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, SHIRLEY EMANUELY PONTES DE SOUZA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, THOMAZ ALEXANDRE FRANÇA SILVA - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, VANESSA PIMENTEL DOS SANTOS - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE, MARCOS JONATHAN LINO DOS SANTOS - SMS/VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE


Período de Realização
O Programa Feira Viva foi implantado em 2021, sendo realizadas ações até a presente data.

Objeto da experiência
A experiência do Programa Feira Viva, implantado no município de Vitória de Santo Antão - PE.

Objetivos
Relatar a experiência do desenvolvimento de ações de promoção da saúde para feirantes por meio do Programa Feira Viva, no município de Vitória de Santo Antão - PE.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência, desenvolvida no município de Vitória de Santo Antão - PE. O programa desenvolve periodicamente ações nas feiras livres do município, sendo conduzidas por uma equipe multiprofissional, composta por: enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de educação física, sanitaristas, entre outros profissionais. Nos encontros são realizadas atividades de promoção da saúde, como: vacinação; testagem para Covid-19; distribuição de hipoclorito e atividades laborais.

Resultados
O Programa Feira Viva foi implantado com o objetivo de levar os cuidados em saúde para o próprio ambiente de trabalho. Dessa forma, através do programa, o município consegue proporcionar uma melhor qualidade de vida e trabalho, garantindo o acesso à saúde para os feirantes empreendedores. Além disso, o programa é fundamental para identificar as necessidades deste grupo, direcionando a articulação com outros setores e o desenvolvimento de futuras ações.

Análise Crítica
Diante da nova organização do mundo trabalho, a estruturação da Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora se configura como importante desafio para o Sistema Único de Saúde. Os feirantes são marcados como um grupo de trabalhadores informais e apresenta condições de trabalho específicas, necessitando de um olhar integral. Além disso, o acesso à saúde é marcado por barreiras, dessa forma, levar o cuidado para o ambiente de trabalho é uma estratégia fundamental para saúde dos trabalhadores.

Conclusões e/ou Recomendações
O desenvolvimento de um programa com o enfoque nos feirantes se caracteriza como estratégia fundamental para a promoção da saúde e para estruturação da Política de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. Para além disso, espera-se que o município utilize a experiência da Programa Feira Viva como modelo para o desenvolvimento de atividades semelhantes com outros grupos de trabalhadores.