Sessão Assíncrona


SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)

40572 - CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ENQUANTO ESTRATÉGIA DE HEMOVIGILÂNCIA
MARTA SUZIN CERCATO - ALBA, MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA - UFBA


Apresentação/Introdução
O sistema de hemovigilância brasileiro está organizado no sentido de cumprir processos buscando reduzir e/ou eliminar os riscos e ameaças à segurança e à qualidade das atividades relacionadas ao ciclo do sangue. No conjunto de procedimentos e atividades de hemovigilância podem ser citados variados métodos e estratégias para o desenvolvimento de ações preventivas e corretivas adequadas.

Objetivos
Discutir sobre capacitação e qualificação profissional enquanto um dos métodos e/ou estratégias de hemovigilância para prevenção, tratamento e minimização de danos na ocorrência das reações transfusionais (RT).

Metodologia
Estudo de caso realizado em Unidade de Hemoterapia (UH) localizada em Hospital Universitário, que integra o SUS, na região Nordeste do Brasil. A coleta foi realizada em 2019. Foram realizadas entrevistas com dez informantes-chaves (E1, E2... E10) e levantados documentos institucionais (Doc1, Doc2,.... Doc14). As respostas obtidas a partir da aplicação do roteiro da entrevista foram dispostas em uma matriz para organização e processamento. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo temática. O estudo foi submetido e aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e também pelo CEP do hospital em que foi desenvolvido.

Resultados
Os profissionais são capacitados regularmente em instituições reconhecidas nacional e internacionalmente, sendo replicadores desse conhecimento entre os outros agentes dessa UH (Doc8, Doc9, E2, E3, E4, E10). São realizados treinamentos sistemáticos com a equipe de enfermagem do hospital, seguindo cronograma da Comissão de Educação Permanente e conforme um plano de educação da unidade (Doc8, Doc9, E2, E3, E4, E8, E9, E10). Existe também um plano de capacitação da UH para profissionais de nível superior e médio do hospital. Logo, esta estratégia demonstrou ser uma prioridade da gestão da unidade/AT, além de cumprir a Resolução Anvisa - RDC 34/2014 - sobre as boas práticas do ciclo do sangue.

Conclusões/Considerações
Este estudo evidenciou sobre a importância da capacitação e qualificação dos trabalhadores como uma das estratégias e métodos que impactam na minimização de danos das ocorrências das RT. Nota-se a ênfase da unidade sobre a promoção do desenvolvimento profissional, através de capacitações, cursos de atualização e reciclagens em hemocentros e instituições reconhecidas, com incentivo às práticas seguras e em atendimento à resolução.