Sessão Assíncrona


SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)

40166 - ELABORAÇÃO DE UM MODELO LÓGICO DE AVALIAÇÃO DA VIGILÂNCIA DO ÓBITO COM MENÇÃO DE TB NAS CAUSAS DE MORTE
DINAH CARVALHO CORDEIRO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS, DANIEL SOUZA SACRAMENTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS, ALEXANDRA DE FREITAS COSTA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS; FUNDAÇÃO ALFREDO DA MATA, JAIR DOS SANTOS PINHEIRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS ; FUNDAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO AMAZONAS “DRA ROSEMARY COSTA PINTO; PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, MARCELO CORDEIRO DOS SANTOS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, JULIANA BARROS DA CUNHA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANAUS; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, MARIA JACIREMA FERREIRA GONÇALVES - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS


Apresentação/Introdução
O óbito por tuberculose (TB) é considerado um evento evitável. O sub-registro de óbitos e a inconsistência entre os sistemas de informação impactam na vigilância da TB. Como estratégia para fortalecer essa vigilância foi implantado no Brasil o Protocolo de vigilância do óbito por TB. Assim, quando uma intervenção nova é adotada é pertinente avaliar sua implantação, partindo de um modelo lógico.

Objetivos
Elaborar um modelo lógico de avaliação da vigilância do óbito com menção de TB nas causas de morte.

Metodologia
Estudo metodológico de elaboração de um modelo lógico para avaliação da vigilância do óbito com menção de TB. A elaboração do modelo lógico ocorreu em quatro etapas: (1) levantamento dos estudos científicos acerca da mortalidade e vigilância do óbito por TB; (2) revisão das recomendações nacionais de implantação da vigilância do óbito com menção de TB; (3) identificação de um modelo lógico para essa proposta; e, (4) construção do modelo lógico de avaliação por componente da vigilância do óbito por TB: estrutura, processo e resultado, baseada em Donabedian. Optou-se por essa base teórica por julgar-se mais adequado à esta proposta e dispor de atributos que traduzem a qualidade nos serviços.

Resultados
O modelo lógico contém quatro colunas: na primeira coluna estão os componentes que norteiam a vigilância do óbito com menção de TB - identificação do óbito, investigação epidemiológica, discussão dos óbitos, encaminhamento de propostas e qualificação dos sistemas de informação; na segunda coluna constam os insumos essenciais para a operacionalização das ações que direciona para avaliação dos indicadores de “estrutura”; na terceira estão às atividades para execução dos componentes que estão relacionados à avaliação dos indicadores de “processo” e na quarta, os resultados, metas e efeitos esperados que estão relacionados à avaliação dos indicadores de “resultado”.

Conclusões/Considerações
O modelo lógico proposto nesse estudo constitui uma inovação na vigilância da TB, e contribui para realização de estudos avaliativos de implantação do protocolo de vigilância do óbito por TB, identificando potencialidades e fragilidades na estratégia, para que as metas de eliminação da TB como problema de saúde pública sejam alcançadas.