Sessão Assíncrona


SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)

39861 - IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTA ESTRATÉGICA DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES: FORTALECIMENTO DA NOTIFICAÇÃO EM SAÚDE
DEUMA MARIA ALVES SANTOS DE OLIVEIRA - SESAP/RN, KELLY KATTIUCCI BRITO DE LIMA MAIA - SESAP/RN, ANATÁLIA GOMES DUARTE COSTA - SESAP/RN, MÁRCIA ANDRÉIA PEREIRA DA SILVA - UFRN, MARIA LETICE BEZERRA DE LIMA - UFRN


Período de Realização
2021 A 2022

Objeto da experiência
Implantação da ferramenta Notifica RN

Objetivos
Relatar a experiência do processo de implantação da ferramenta Notifica RN no estado do Rio Grande do Norte.

Metodologia
Para construir esta ferramenta utilizamos como base os formulários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil e do Formsus. Para isso, foi construído um grupo por representantes de cada área da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, no intuito de realizarem ajustes necessários nas variáveis importantes para capturar as informações sobre as notificações e auxiliar na construção de formulários com linguagem acessível à população.

Resultados
Na perspectiva de fortalecer o processo de notificação em saúde, a Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte construiu uma ferramenta intitulada como “Notifica RN” destinada ao compartilhamento de informações da população sobre doenças, agravos ou eventos de saúde pública. O Notifica RN foi lançado em fevereiro de 2022, com a finalidade de possibilitar à população no processo de informar possíveis casos de notificações.


Análise Crítica
Essa ferramenta tem como principal objetivo fornecer aos Órgãos competentes informações sobre o cenário da saúde pública no território, que orientem as ações de vigilância em tempo real e oportuno.

Conclusões e/ou Recomendações
No decorrer do processo de implantação do Notifica RN foi possível identificar a importância das informações fornecidas pela população que está inserida no território devido à maior facilidade de perceber as mudanças e riscos em tempo oportuno para propor ações mais efetivas destinadas a controlar os danos à saúde pública. Nesse sentido, essa ferramenta potencializa e fortalece o processo de notificação em saúde.