Comunicação Coordenada

24/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC3.30 - TENDENCIAS E VULNERABILIDADES RELACIONADAS ÀS ENDEMIAS DE TUBERCULOSE E HANSENÍASE

39744 - DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS CASOS CONFIRMADOS DE TUBERCULOSE EM CARUARU, PERNAMBUCO NO PERÍODO DE 2016 A 2020
CLAUDIA DE LIMA RODRIGUES SOUZA - FIOCRUZ - PE, JOSÉ ULYSSES RODRIGUES DE SOUZA - UPE, MARIA VITÓRIA ALVES VILA NOVA - UPE, BRENDA FERNANDA GUEDES - ASCES-UNITA, YGOR BRUNO SILVA SANTOS - ASCES-UNITA, JOÃO EMMANUEL SOARES DE LIMA - UFPE, EFRAIM NAFTALI LOPES - UFRPE, RONALD PEREIRA CAVALCANTI - UFPE


Apresentação/Introdução
A tuberculose (TB) é um grande problema de saúde pública no Brasil. associada ao baixo nível socioeconômico, principalmente nos indivíduos economicamente ativos de 15 a 54 anos, do sexo masculino. Uma forma de vigilância da TB é o geoprocessamento, mediante técnicas de coleta, tratamento e exibição de informações referenciadas em um determinado espaço geográfico.

Objetivos
Analisar a distribuição espacial de casos confirmados de tuberculose em Caruaru-Pernambuco.

Metodologia
Estudo descritivo, transversal e quantitativo da distribuição espacial dos casos confirmados de TB em Caruaru, nos anos de 2016 a 2020. Foram calculadas as frequências absolutas e relativas, médias anuais e taxas de incidência. A marcação dos pontos deu-se através do software Google Earth Pro. Os mapas foram gerados por meio do programa Qgis 3.10.13, empregado para a distribuição e o cálculo pelo método de densidade de Kernel. Foram excluídos os indivíduos em situação de rua, registros que não constaram o endereço completo, os residentes na zona rural e a população privada de liberdade. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o CAAE n° 56333721.1.0000.5203.

Resultados
Em Caruaru, no período de 2016 a 2020, houve registro de 1.103 casos novos de TB, com média de 220 por ano, apresentando oscilação entre percentual de aumento e queda. Foram georreferenciados 780 ocorrências por bairro da malha digital da zona urbana (71%). A distribuição espacial da TB permitiu a visualização dos núcleos de densidades em alguns bairros que compõem os territórios de número 7, 5 e 8 (organizados em ordem decrescente e vizinhos entre si). São estes respectivamente: Salgado e São João da Escócia, São Francisco e Centenário, Santa Rosa e Vassoural.

Conclusões/Considerações
Apesar da limitação do estudo devido à imprecisão de informações de endereço, foi possível identificar três zonas de maior densidade de casos confirmados de TB em Caruaru, com destaque para o bairro do Salgado, obtendo maior condensação em todos os anos. As descobertas deste estudo podem melhor direcionar no território do município as ações de prevenção e cura desta doença.