Sessão Assíncrona


SA3.17 - DESIGUALDADES EM SAÚDE E POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS (TODOS OS DIAS)

39194 - DO RIBEIRINHO AO URBANO NA CONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE: UMA EXPERIENCIA PARTICIPATIVA NO MUNICÍPIO DE MANICORÉ, AMAZONAS
MANOEL CETAURO DA FONSECA JÚNIOR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANICORÉ/AMAZONAS, MARIA ADRIANA MOREIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANICORÉ/AMAZONAS, KEDISON DA SILVA MONTEIRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANICORÉ/AMAZONAS, JÚLIO CESAR SCHEICKARDT - LAHPSA/FIOCRUZ AMAZÔNIA, THALITA RENATA OLIVEIRA DAS NEVES GUEDES - LAHPSA/FIOCRUZ AMAZÔNIA, LILIANE DA SILVA SOARES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANICORÉ/AMAZONAS, MARILES BENTES DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANICORÉ/AMAZONAS


Período de Realização
Este relato apresenta um trabalho realizado em 8 meses de junho de 2021 até fevereiro de 2022.

Objeto da experiência
Planejamento Participativo em Saúde, culminando com a Conferência Municipal de Saúde e Aprovação do Plano Municipal de Saúde do município de Manicoré.

Objetivos
Fazer escuta das demandas da população e dos trabalhadores sobre as necessidades de saúde e dar respostas efetivas para os problemas reais que acontecem nos territórios a partir de um planejamento participativo com a realização de encontros na zona urbana e comunidades da zona rural do município.

Metodologia
A metodologia de trabalho utilizada foi o ZOPP, uma sigla em alemão que significa Zielorientierte Projektplanung (Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos). Através dessa metodologia foi possível identificar e priorizar os problemas, construir os objetivos, e sugerir as estratégias e ações para responder aos objetivos. O método ZOPP utiliza a técnica de visualização através de fichas coloridas que são expostas em uma parede de fácil visão de todos os participantes.

Resultados
O resultado das Conferências Locais apresentou uma relação de potencialidades a partir dos problemas identificados no território pelos moradores, trabalhadores de saúde e demais segmentos da sociedade. A avaliação das oficinas sempre foi destacada a oportunidade de participação da construção do Plano Municipal de Saúde. Nas oficinas os participantes elegeram as suas prioridades para serem trabalhadas na forma de ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde no município.

Análise Crítica
O principal aprendizado é que o processo de um planejamento e de gestão possa continuar como um processo de planejamento participativo, utilizando a mesma metodologia para a avaliação e revisão do Plano Municipal de Saúde e sua execução. Ao final, a gestão e controle social teve uma experiência, perfeitamente replicável em outros contextos, a garantia da participação popular e democrática dos processos de gestão e de decisão sobre a política de saúde de um município no coração da Amazônia.

Conclusões e/ou Recomendações
Ao final, foi possível realizar, início de dezembro de 2021, a Conferência Municipal de Saúde de Manicoré, que teve como tema “Plano Municipal de Saúde: Uma construção participativa”. Ao final foram aprovadas 93 propostas. O Plano Municipal de Saúde de Manicoré (2022-2025) construído de forma participativa foi apresentado ao Conselho Municipal de Saúde em 23 de fevereiro de 2022 quando teve aprovação por unanimidade.