Sessão Assíncrona


SA3.38 - VIGILÂNCIA EM SAÚDE? INTEGRAÇÃO E APRENDIZADOS (TODOS OS DIAS)

38724 - ALTERNATIVAS A UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO DA DIVISA/BA
ISLEIDE CARMEN SILVA COSTA - DIVISA/BA, GÊNOVA DA SILVA CARVALHO - DIVISA/BA


Apresentação/Introdução
No Brasil, a VISA é um subsistema do SUS, onde estados e municípios possui responsabilidades pactuadas em planos e metas, portanto, dados e informações são fundamentais para identificar prioridades e verificar impacto de ações. É claro que os dados, quando organizados com ajuda de softwares, permitem de forma rápida, a construção de indicadores que prestem à essa finalidade.

Objetivos
Apresentar os sistemas de informações utilizados na DIVISA/BA entre 2002 e 2020
Discutir as alternativas utilizadas pela DIVISA/BA para conhecer, analisar e gerenciar o risco sanitário no território identificando as lacunas e estratégias de superação


Metodologia
Foi realizado um estudo de caso, a partir de análise dos Relatórios anuais de Gestão entre os anos 2002 a 2020, além de outros documentos encontrados na intranet e nas pastas da rede da instituição. Procurou-se identificar fatos ou situações relacionadas à elaboração de um sistema de informação para a instituição, ou ainda dificuldade relacionada à ausência deste, bem como alternativas pensadas para superar essas dificuldades. Esses fatos foram organizados em uma linha do tempo. Por fim, foi realizada uma discussão, à luz da literatura existente, para trazer fundamentação teórica às observações e análise dos documentos disponíveis.

Resultados
Foram analisados 19 Relatórios Anuais de Gestão (RAG), referentes aos anos entre 2002 e 2020, onde ficou demonstrado a elaboração e implantação de alguns SIS, porém que não alcançaram o objetivo de contribuir ao gerenciamento de risco e tomada de decisões. Esses sistemas atenderam a coleta de dados pontuais, sem fazer comunicação com outras áreas para desencadear os processos de informação/comunicação necessários para gerenciar o risco sanitário. No período pesquisado foi detectado a utilização do CadVigSan, SAD, SINAVISA, SVR, SINEIA, NOTIVISA, SISMC, SCNES, SIASUS e SNGPC. E como alternativas para coletas de dados e informações: Planilhas Excel, REDESIM, FormSUS, Sistema SEI.

Conclusões/Considerações
Houveram investimentos em TI, porém esforços isolados. Era necessária definição de objetivos claros e integração entre os SIS de modo a proporcionar informações para o controle de risco. Conclui-se que o desenvolvimento de SIS deve ser executado com objetivos claros, além do financiamento, capacitação, execução e avaliação de modo que o serviço e seus usuários alcancem os resultados que foram propostos.