Outras Linguagens

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
OL2 - OUTRAS LINGUAGENS 2

44351 - AFROCONTO E OUTROS CONTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
LETÍCIA LUDOVICO CARVALHO - ESP, RAQUEL DA SILVA SILVEIRA - UFRGS, LILIAN CARINE MADUREIRA VIEIRA DA SILVA


Período de Realização
Novembro de 2020 até o momento.

Objeto da experiência
Projeto de extensão da Psicologia da UFRGS que atua na promoção da saúde de crianças negras através da contação virtual de histórias infantis.

Objetivos
O objetivo geral é possibilitar espaço para a construção de uma experiência antirracista no âmbito da educação infantil. A promoção da saúde se dá no fortalecimento da representatividade para as crianças negras, assim como no descentramento dos privilégios da branquitude para as crianças brancas.

Metodologia
O projeto Afroconto e outros contos em formato virtual surgiu da demanda de uma equipe de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, pois as crianças daquele bairro de periferia, estavam sem nenhuma socialização. As metodologias utilizadas são: a educação popular de Paulo Freire, a pedagogia engajada da bell hooks, a afroperspectiva de Renato Noguera e os princípios da saúde coletiva. A contação acontece quinzenalmente, sendo seguida de brincadeiras corporais na frente das telinhas.

Resultados
Os resultados têm sido muito ricos. As crianças participam ativamente, pedem para contar histórias, trazem seus livros, bonecos e animais de estimação. As mães e os pais das crianças avaliam positivamente o Afroconto, pois possibilitou espaço de socialização e leitura no momento em que as escolas públicas não estavam abertas.

Análise Crítica
Acreditamos que a mediação da leitura através da literatura infantil é um importante dispositivo para a constituição de um espaço lúdico onde práticas racistas possam ser desnaturalizadas.

Conclusões e/ou Recomendações
A representatividade de personagens negros/as em posições heróicas e perfil bem elaborado com configurações deslocadas de estereótipos é de extrema importância para a construção da autoestima da criança negra e da criança com deficiência. Além disso, a escuta de histórias estimula a imaginação, educa, instrui, desenvolve habilidades cognitivas e potencializa a linguagem.