Outras Linguagens

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
OL2 - OUTRAS LINGUAGENS 2

44197 - CORONACRISE: POPULAÇÃO DE RUA EM MEIO Á PANDEMIA
JOILDA SILVA NERY - ISC/UFBA, CLEBER CREMONESE - ISC/UFBA, SIMONE SANTANA DA SILVA - ISC/UFBA, PAULO JORGE VIANNA - ISC/UFBA, EGBERTO LIMA SIQUEIRA - ISC/UFBA, GILSON RABELO - ISC/UFBA, LACITA SKALINSK - ISC/UFBA, CLEIDE ARAÚJO - ISC/UFBA, ROBÉRIO - ISC/UFBA


Período de Realização
Maio a Novembro de 2020

Objeto da experiência
Atuação do Coletivo Nós Nas Ruas, durante a pandemia, entre período de Maio a Novembro de 2020.

Objetivos
Narrar através do documentário "Coronacrise: população de rua em meio à pandemia" as estratégias intersetoriais mobilizadas por movimentos sociais, universidade e pessoas em situação de rua (PSR) para o enfrentamento à pandemia da COVID-19 em Salvador – Bahia.

Metodologia
Entre março e abril de 2020, durante ações desenvolvidas pelo projeto “Nós nas Ruas”, foram coletadas imagens e depoimentos de PSR, representantes do movimento social, profissionais que atuam neste segmento, docentes e estudantes da UFBA. Foram coletados depoimentos de quinze pessoas em situação de rua, três representantes do movimento social, dois profissionais da unidades de acolhimento, seis estudantes da área da saúde e dois docentes coordenadores do projeto, somando mais de 180 minutos de filmagem.

Resultados
A narrativa apresenta um trailer de dois minutos e um documentário final 15 minutos. O vídeo busca representar as ações e percepções dos atores envolvidos, em especial, as dificuldades das PSR durante a pandemia do novo coronavírus.

Análise Crítica
O documentário pode ser uma ferramenta para sensibilizar sociedade e poder público para a população em situação de rua. As ações do projeto Nós nas Ruas contribuíram para a tomada de decisão de gestores da assistência social e saúde. Além disto, reforçou o reconhecimento das ruas enquanto territórios de convivência, espaços singulares de cuidado e promoção da saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
O vídeo é um exemplo de como ações conjuntas pode ter contribuído para diminuir o risco de adoecimento e transmissão da COVID-19 na PSR de Salvador – BA.