Sessão Assíncrona


SA7.4 - SAÚDE DO TRABALHADOR II (TODOS OS DIAS)

44727 - COVID-19 E SAÚDE DO TRABALHADOR: O CUIDADO INTEGRAL EM UM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
JANAINA OLIVEIRA DA SILVA - FIOCRUZ CEARÁ, LUCIANA PEREIRA LINDENMEYER - UFC, LUCIANA SILVERIO ALLELUIA HIGINO DA SILVA - UFF


Período de Realização
13 meses (janeiro de 2021 a janeiro de 2022).

Objeto da experiência
O trabalho tem como objeto a área de Saúde do Trabalhador da Fiocruz Ceará em um contexto pandêmico e suas possibilidades de atuação frente ao cenário.

Objetivos
Objetivo: Relatar as estratégias da área de Saúde do trabalhador da Fiocruz Ceará para o enfrentamento da COVID-19 no grupo de trabalhadores e trabalhadoras que executam suas atividades laborais na instituição.

Metodologia
Trata-se de um relato descritivo das ações realizadas no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022 pela equipe de Saúde do Trabalhador da Fiocruz Ceará. Os dados foram elaborados a partir de diários de campo, avaliações de equipe e estratégias direcionadas para a atenção à saúde integral dos trabalhadores e trabalhadoras da instituição. Para isso, utilizou a observação participante, abordagem de diários de campo da equipe e categorização das estratégias considerando as dimensões biopsicossociais.

Resultados
A ST consolidou ações de prevenção e combate a Covid-19 para os(as) trabalhadores(as) por meio da divisão de eixos de atuação: no campo biológico, foram realizadas testagens rápidas do antígeno e testagens sorológicas nos casos suspeitos e contactantes, bem como campanhas de imunização; no campo psicológico, foi estabelecido um fluxo para acolhimento imediato com ações individuais e coletivas; no campo social, houve o cuidado em considerar as especifidades de cada vínculo e acolhimento social.

Análise Crítica
A Equipe de Saúde do Trabalhador teve por objetivo principal em sua intervenção profissional a construção de estratégias que viabilizassem o cuidado universal dos(as) trabalhadores(as) da Fiocruz Ceará. Foi possível construir relações interpessoais saudáveis e corresponsáveis com vistas a uma atenção coletiva, horizontalizada e sensível às questões psicossociais dos(as) trabalhadores(as) para além da infecção pela doença.

Conclusões e/ou Recomendações
Concluímos que a pandemia da Covid-19 gerou intensas transformações do mundo do trabalho e com elas, a necessidade emergencial de pensar estratégias de cuidado integral aos(às) trabalhadores(as) que assegurem a saúde do trabalhador como um exercício contínuo, colaborativo e interprofissional.