SA7.4 - SAÚDE DO TRABALHADOR II (TODOS OS DIAS)
|
43367 - AÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR (VISAT) NO MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS-RJ: ATUAÇÃO DO CEREST TAMBÉM COMO CAMPO DE FORMAÇÃO. FELIPE RAPOSO AVELINO DA SILVA - FIOCRUZ, THAIS FERNANDES MARIANO - FIOCRUZ, PRISCILLA GALINDO VILLAS BOAS - FIOCRUZ
Período de Realização A ação de VISAT ocorreu em 09/03/2022 e ainda encontra-se em curso.
Objeto da experiência Este trabalho tem como objeto a ação de VISAT, realizada a partir de uma denuncia da base sindical, sendo esta uma das atuações do CEREST, no SUS.
Objetivos Investigar acidente de trabalho grave; Propor e fiscalizar melhorias no ambiente e processo de trabalho; Promover a saúde e reduzir o adoecimento em ocorrência de acidentes de trabalho e fomentar o CEREST como campo de formação qualificada.
Metodologia A VISAT foi desencadeada por denúncia sindical, em uma empresa localizada no Pólo Industrial Petroquímico, do Município de Duque de Caxias-RJ. A equipe envolvida na ação foi composta por técnicos do CEREST, dois Residentes da Fiocruz e o Controle Social. A metodologia seguida foi a de intervenção ética de impacto através de: Detalhamento da Demanda; Reunião Preparatória da Ação; Inspeção Sanitária; Reunião Técnica Pós Ação; Análise Documental; Nova Inspeção Sanitária e Finalização da VISAT.
Resultados A ação de VISAT contribuiu na formação dos residentes multiprofissionais em Saúde do Trabalhador, possibilitou o protagonismo dos trabalhadores envolvidos, propôs melhorias e mudanças no ambiente e processo de trabalho, renovou as esperanças dos trabalhadores local na proteção de sua saúde, bem como fortaleceu as ações de Saúde do Trabalhador pelo SUS.
Análise Crítica A experiência relatada aponta para o fomento à articulação com o controle social, dos diversos setores envolvidos com a vigilância em saúde , a necessidade da incorporação dos outros níveis de gestão da saúde do trabalhador e dos residentes multiprofissionais, permitindo sua formação qualificada e comprometida com o SUS e a Saúde do Trabalhador.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que, as ações de VISAT devem ser articuladas com as demandas dos trabalhadores, possibilitando o seu protagonismo, bem como ter a incorporação dos residentes multiprofissionais experiência, nas ações supracitadas, como prática cotidiana.
|