Sessão Assíncrona


SA7.4 - SAÚDE DO TRABALHADOR II (TODOS OS DIAS)

41001 - CINCO MINUTOS DE LEVEZA E ACESSIBILIDADE EM COMUNICAÇÕES COMPLEXAS: A UTILIZAÇÃO DE MÉTODO GAMIFICADO EM UM ESTUDO DE AVALIABILIDADE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
MARIA APARECIDA DOS SANTOS - FIOCRUZ, DAIANNA PIMENTA OLIVA - UNIRIO, ANAÍS LOPES DA COSTA - FIOCRUZ, SANTUZZA ARREGUY SILVA VITORINO - FIOCRUZ, MARIA LUIZA SILVA CUNHA - FIOCRUZ, MARLY MARQUES CRUZ - FIOCRUZ, JULIANA FERNANDES KABAD - FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O Estudo de Avaliabilidade da Rede de Escritórios de Projetos (EPs) da Fiocruz, precisou ser adequado em seu processo de trabalho e usos de recursos tecnológicos diante ao contexto sócio-sanitário e de trabalho remoto impostos pela pandemia de Covid-19.

Objetivos
Relatar a experiência com um método gamificado para comunicação científica, visando preservar a atenção, interesse e saúde mental do trabalhador mediante a infodemia e precarização da vida no trabalho remoto durante a pandemia de Covid-19.

Metodologia
O estudo foi conduzido por pesquisadoras do Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais da Escola Nacional de Saúde Pública (LASERENSP), por meio de uma metodologia participativa. Todo o processo de trabalho que seria realizado presencialmente foi adaptado ao trabalho virtual.Os estudos em gamificação, sugerem o limite de duas horas corridas na atenção às telas , assim, para trabalhar os conteúdos da Rede Sociotécnica junto aos participantes dos EPs, foram produzidos vídeos de artigos narrados com duração de 5 minutos baseados nesta orientação. Ressalta-se a iniciativa de uma das pesquisadoras que possui baixa visão e tem construído alternativas para translação do conhecimento.

Resultados
Os vídeos narrados mostraram os principais argumentos da Rede Sociotécnica, e convidaram o espectador a interagir com perguntas disparadoras de reflexões e discussões para o mapeamento das Redes Sociotécnicas. O formato dinâmico e leve favoreceu o bem estar dos participantes, trouxe reflexividade e integração e assimilação da teoria entre os actantes: pesquisadoras, gestores e trabalhadores de escritórios de projetos. Os participantes foram capazes de sintetizar os conteúdos da Rede Sociotécnica e suas interações, seja individualmente ou como equipe do EP. Também foi possível discutir os interesses, controvérsias e mediações dos agenciamentos no gerenciamento de projetos em saúde.

Conclusões/Considerações
No contexto capitalista, pandêmico e infodêmico em que o extrativismo do tempo e precarização do trabalho acentuam-se à medida em que modelos de negócios digitais desenvolvem as tecnologias destinadas a estas finalidades, as comunicações científicas realizadas de maneira leve propiciam a translação do conhecimento e abrem espaço à discussão e desenvolvimento de temas relevantes, preservando o tempo e a saúde mental do trabalhador em saúde.