22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC7.7 - DIÁLOGOS ENTRE OS DESAFIOS DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO E A SAÚDE DO TRABALHADOR |
44232 - FEIRAS DE SAÚDE COMO FERRAMENTA DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ISABELLA RAMOS DOS SANTOS - MESTRANDA EM ENFERMAGEM E SAÚDE PELA UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA- UESB, LAÍS SOUZA DOS SANTOS FARIAS - DOUTORANDA EM ENFERMAGEM E SAÚDE PELA UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA, GEOVANA DOS SANTOS VIANNA - MESTRANDA EM ENFERMAGEM E SAÚDE PELA UNIVERSIDADE DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB, ARIEL HENRIQUE SANTOS HOFFMANN - RESIDENTE EM SAÚDE MENTAL - UNEB, KAIQUE SANTOS REIS - RESIDENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA - UESC, UALISON OLIVEIRA SENA - GRADUADO EM ENFERMAGEM PELA UESC, MATEUS OLIVEIRA ALVES - GRADUADO EM ENFERMAGEM PELA UESC, ROSEANNE MONTARGIL ROCHA - ROCHA, R.M – DOCENTE PLENA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, EMANUELA CARDOSO DA SILVA - DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Período de Realização Este trabalho foi realizado no período de 2018 a 2019.
Objeto da experiência Tem como objeto de estudo usuários quem frequentam as Estratégias de Saúde da Família do município de Itabuna-Bahia.
Objetivos Tem como objetivo relatar a importância da atuação de discentes de enfermagem na promoção da saúde em Unidades de Saúde da Família através de projeto extensionista.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência acerca do desenvolvimento de feiras de saúde como forma de promoção e prevenção da saúde em Estratégias de saúde da Família. As feiras de saúde ocorreram, em Unidades de Saúde da família do município de Itabuna-Ba, realizadas pelos discentes e docentes de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz sob a supervisão de docente coordenadora do Projeto de Extensão Rede de Cuidados em Diabetes Mellitus.
Resultados Nas feiras de saúde eram realizadas aferição de pressão arterial, glicemia capilar, exame dos pés em pacientes com diabetes, aplicação de questionários para rastrear o risco de desenvolver diabetes em dez anos e atividades de educação em saúde, especialmente acerca dos cuidados com os pés para evitar o pé diabético e alimentação para controle dos níveis glicêmicos e da pressão arterial.
Análise Crítica . Através das feiras foi possível identificar pacientes com alterações de pressão arterial e glicemia, possibilitando rastreio de risco e encaminhamentos para atendimento especializado em outros níveis de atenção. Foi possível também estimular a prática de exercícios físicos regularmente além de um estilo de vida mais saudável como forma de combater o desenvolvimento do risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Conclusões e/ou Recomendações As ações extensionista permitem a atuação profissional dos discentes na comunidade, contribuindo com a promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, as atividades extramuros acadêmicas possuem um potencial de transformação da realidade social de muitas comunidades carentes de atenção à saúde.
|