22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC7.7 - DIÁLOGOS ENTRE OS DESAFIOS DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO E A SAÚDE DO TRABALHADOR |
42357 - ALGORITMO COVID-19 PARA SEGURANÇA E REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO CONTEXTO PANDÊMICO: UMA REVISÃO DOCUMENTAL DO BRASIL E PAÍSES SUL-AMERICANOS QUÉZIA ESTÉFANI SILVA GUIMARÃES - UFBA - IMS/CAT, HEBERT LUAN PEREIRA CAMPOS DOS SANTOS - UFBA - IMS/CAT, FERNANDA BEATRIZ MELO MACIEL - UFBA - IMS/CAT, LUIZ HENRIQUE PITANGA EVANGELISTA DOS SANTOS - UFBA - IMS/CAT, ERICA LIMA COSTA DE MENEZES - NÚCLEO DE TELESSAÚDE DA BAHIA, MAGDA SCHERER - UNB, NILIA MARIA DE BRITO LIMA PRADO - UFBA - IMS/CAT
Apresentação/Introdução Ao curso da pandemia da COVID-19, ante à exposição ocupacional do profissional de saúde, optou-se por elaborar algoritmos que descrevem medidas preventivas e de segurança, para a padronização de técnicas e gerenciamento da qualidade das ações em saúde. Portanto, a decisão algorítmica (ADM) guia a tomada de decisão quanto à organização de serviços e processos de trabalho em saúde.
Objetivos Analisar e discutir os documentos oficiais relacionados ao algoritmo COVID-19 que prevê medidas para a reorganização das condições e dos processos de trabalho nos serviços de saúde brasileiros e dos demais países sul-americanos durante a pandemia.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo de revisão documental, com levantamento e análise de 32 publicações disponíveis nos sites governamentais do Ministério da Saúde e Trabalho do Brasil e Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela, publicados entre janeiro de 2020 e abril de 2022. Foram selecionados 32 documentos que descreviam fluxos, condutas, processo de reorientação e/ou reorganização das ações pelos serviços de saúde frente à pandemia por SARS-CoV-2.
Resultados Os 32 documentos propuseram redefinição de fluxos e protocolos assistenciais para: Reorganização dos serviços de saúde: higienização, uso seguro de Equipamentos de Proteção Individual, e gestão do cuidado, manejo clínico e notificação dos casos; Organização do processo de trabalho em saúde: realocação de atribuições profissionais com medidas de prevenção da contaminação e segurança ocupacional. Quanto às diferenças, a inclusão de medidas direcionadas à prevenção da saúde mental dos profissionais essenciais destacam-se nas publicações da Argentina, Uruguai e Paraguai. No Brasil, as medidas voltaram-se essencialmente a medidas preventivas.
Conclusões/Considerações A análise comparativa entre os países incluídos no estudo permitiu apontar que, embora imprescindíveis no curso da pandemia por Sars-CoV-2, o uso de tomada de decisão algorítmico apresentou distintos conteúdos e abrangência quanto à segurança ocupacional, que mostra-se dependente de políticas de gestão do trabalho previamente definidas nos diferentes contextos.
|