22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC7.7 - DIÁLOGOS ENTRE OS DESAFIOS DO TRABALHO CONTEMPORÂNEO E A SAÚDE DO TRABALHADOR |
42328 - EXPERIÊNCIA DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO ATENDIMENTO COMPARTILHADO EM UMA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA KAIQUE SANTOS REIS - UESC, DEJEANE DE OLIVEIRA SILVA - UESC, JESSICA CAROLAYNE SILVA DE OLIVEIRA - UESC, ERIVELTON CUNHA TORRES - UESC, MAHIARA SANTOS KUNZ - UESC, RITA DE CÁSSIA DE ALMEIDA SOUZA - UESC, ADRIANE CARDOSO COBUCCI - UESC, REJANE DE OLIVEIRA LEITE - UESC, RAIANNA DE OLIVEIRA SANTOS PEIXOTO - UESC
Período de Realização Trata-se de uma experiência que foi vivenciada nos meses de março à junho do ano de 2022.
Objeto da experiência Experiência nos atendimentos compartilhados por uma equipe multiprofissional de residentes em Saúde da Família.
Objetivos Relatar a experiência de uma equipe multiprofissional de residentes em saúde da família, nos atendimentos compartilhados por enfermeiro, nutricionista, odontóloga, psicóloga e fisioterapeuta em uma Estratégia de Saúde da família no município de Ilhéus-BA.
Metodologia Estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre a experiência de residentes nos atendimentos compartilhados. Os atendimentos aconteceram nos programas da unidade e nas visitas domiciliares, de março a junho de 2022. Os profissionais que compuseram os atendimentos foram definidos a partir das necessidades identificadas nos prontuários dos usuários; nas visitas domiciliares e consultas anteriores, considerando o histórico trazido pelos Agentes Comunitários de Saúde.
Resultados O atendimento compartilhado foi percebido pelos residentes como um momento de importantes trocas e aprendizados, com a possibilidade de difusão de informações no âmbito da multiprofissionalidade. Foi possível instituir planos terapêuticos multiprofissionais com a participação efetiva dos usuários. Os usuários demonstraram satisfação e a vivência evidenciou a importância da manutenção das consultas compartilhadas, de modo a qualificar a formação e a produção do cuidado em saúde.
Análise Crítica O atendimento compartilhado pela equipe multiprofissional pode ser uma ferramenta usada pelos profissionais nos serviços de saúde, para sanar/diminuir os problemas individuais ou coletivos da população. Nota-se a relevância desses atendimentos na Atenção Primária à Saúde, pois proporcionam a troca de conhecimentos, permite um olhar integral, criação de um plano terapêutico multiprofissional, desburocratiza o itinerário terapêutico, favorecendo aprendizados mútuos e autonomia do usuário.
Conclusões e/ou Recomendações Sugerimos a expansão dessa experiência qualitativa na Atenção Primária à Saúde, de modo que toda a equipe possa visualizar a importância do atendimento compartilhado para o cuidado integral dos usuários, bem como para a Educação Permanente dos profissionais. Importante a criação de protocolos que orientem as ações compartilhadas, qualificação dos recursos humanos das Estratégias de Saúde da Família e investimentos em infraestrutura.
|