22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC13.13 - POPULAÇÃO LGBTQIA+, CUIDADO E DIREITOS HUMANOS NA SAÚDE – 3 |
39908 - A VISIBILIDADE TRANSMASCULINA NO MISTER BRASIL TRANS 2021: CORPOREIDADES, LEITURA SOCIAL E DISSIDÊNCIAS LEONARDO MORJAN BRITTO PEÇANHA - IFF/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Cada vez mais, concursos de beleza trans nacionais e internacionais revelam questões associadas à visibilidade de corpos trans, elencando pautas relacionadas à corporeidade, saúde, mercado e política, tendo as mulheres trans como protagonistas. Em 2021, pela primeira vez, foi realizado o concurso Mister Brasil Trans, dedicado a homens trans, na cidade de São Paulo de 6 a 9 de novembro.
Objetivos Essa pesquisa exploratória teve como objetivo analisar a participação das corporeidades transmasculinas no concurso; registrar atividades sobre saúde transmasculina; e descrever as manifestações corporais transmasculinas que participaram do evento.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa de exploratória, de caráter qualitativo e de inspiração etnográfica, com notas de campo para registro de reflexões durante os quatro dias do evento. Cabe situar que o autor dessa pesquisa é um homem trans, profissional de saúde e que se dedica a pesquisar temas relacionados à saúde transmasculina, associando o ativismo à produção de conhecimento. A partir da observação participante em diferentes momentos e com os registros no diário de campo, se pode analisar questões vinculadas aos objetivos propostos.
Resultados Menor participação de pessoas não-brancas, ilustrando o distanciamento com a realidade de diversos homens trans brasileiros. O alto valor da inscrição constitui uma barreira para a maior participação de homens trans. Reposição hormonal, dificuldades de acesso a serviços de endocrinologia e ginecologia, gestação paterna, além de cuidados com o corpo e a saúde foram temas presentes nas atividades com candidatos. A maioria havia realizado procedimentos cirúrgicos e homonioterapia, evidenciando classe como um marcador social importante. A obtenção de testosterona no mercado paralelo representa um grave problema de saúde. Existe uma possível leitura social cisgênera de corpos transmasculinos.
Conclusões/Considerações O concurso mostrou que a beleza transmasculina pode ocupar espaços também dedicados a pessoas cisgêneras. Contudo, a beleza visibilizada no concurso está enraizada por elementos hegemônicos ao não incluir corpos plurais. Critérios sobre diversidade deveriam ser considerados entre os avaliadores. Destaca-se que a organização desse tipo de concurso e o protagonismo transmasculino é importante para história transmasculina brasileira.
|