23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC3.34 - DESAFIOS DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO E GESTAO DO SUS |
40324 - ASSOCIAÇÃO ENTRE SOBREPESO E OBESIDADE COM O CONSUMO ALIMENTAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES MAYVA MAYANA FERREIRA SCHRANN - UEFS, GILMAR MERCÊS DE JESUS - UEFS, LIZZIANE ANDRADE DIAS - UEFS, ANNA KAROLINA CERQUEIRA BARROS - UEFS, LARA DANIELE MATOS DOS SANTOS ARAUJO - UEFS, GRACIETE OLIVEIRA VIEIRA - UEFS, CAMILLA DA CRUZ MARTINS - UEFS, LÍVIA DO NASCIMENTO XAVIER - UEFS, EDUARDO SILVA DE MACEDO - UEFS, ÉMYLLE ALVES DE SOUZA LIMA - UEFS
Apresentação/Introdução A prevalência de sobrepeso e obesidade vêm crescendo entre as crianças e adolescentes mundialmente. Entre as causas, incluem-se o aumento no consumo de alimentos ricos em açúcar, sal e gordura, inatividade física, mudança no meio de deslocamento e a urbanização. No Brasil, nota-se redução no consumo de alimentos saudáveis e aumento no consumo de alimentos não saudáveis entre os adolescentes.
Objetivos Analisar a associação entre sobrepeso e obesidade e o consumo alimentar de crianças e adolescentes de escolas públicas de Feira de Santana/BA.
Metodologia Estudo transversal com amostra de estudantes do segundo ao quinto ano (n = 2435; 7-12 anos; 53,2% de meninas; IMC: 17,5±3,5Kg/m²). Consumo alimentar (frutas/vegetais e bebidas açucaradas: suco de fruta, suco industrializado, refrigerante e achocolatado) foi avaliado com questionário online para a recordação do dia anterior (Web-CAAFE). Peso corporal e estatura foram aferidos para calcular o IMC e pontos de corte da IOTF classificaram o sobrepeso e obesidade. Razões de Prevalência (RP) e Intervalos de Confiança de 95% (IC95%) foram estimados, estratificados por sexo, por meio de Regressão de Poisson, (co-variável: idade).
Resultados Sobrepeso e obesidade ocorreram em 14,9% e 7% das meninas, e em 11,8% e 6% dos meninos. Frutas e vegetais foram consumidos por 57,1% e 50% de meninas e meninos, respectivamente. Bebidas açucaradas foram consumidas por 71,5% das meninas e por 65,5% dos meninos. A prevalência de obesidade foi maior apenas entre as meninas que consumiam bebidas açucaradas (RP=1,12; IC95%=1,01-1,25). Não houve associação entre sobrepeso ou obesidade com o consumo de frutas e vegetais entre os meninos. Idade não modificou o efeito do consumo de alimentos sobre sobrepeso ou obesidade.
Conclusões/Considerações Houve associação positiva entre obesidade e consumo de bebidas açucaradas apenas entre as meninas. Estudos subsequentes devem investigar a relação causal entre obesidade e consumo de bebidas açucaradas e elucidar se existe relação bidirecional. Ações de reforço à alimentação saudável nas escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), podem auxiliar na adoção de bons hábitos alimentares e no controle do peso.
|