23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC3.34 - DESAFIOS DOS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO E GESTAO DO SUS |
38682 - PROCESSOS DE TRABALHO E SUAS REPERCUSSÕES NA SITUAÇÃO DE SAÚDE DE PROFISSIONAIS DAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA LEIDE DIONNE PEREIRA DE JESUS SANTOS - UFBA, ROMÁRIO CORREIA SANTOS - UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA
Apresentação/Introdução A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi adotada no Brasil para reorganizar a Atenção Primária à Saúde e redefinir o modelo de assistência vigente. Possui um processo de trabalho interdisciplinar, em âmbito generalista, perpassado por desafios. Estudos revelam que os profissionais das equipes de SF estão expostos a vivências de prazer e sofrimento que repercutem na situação de saúde deles.
Objetivos Identificar na literatura científica as relações estabelecidas entre o processo de trabalho e a saúde de profissionais de equipes de Saúde da Família (EqSF).
Metodologia Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, método que proporciona informações amplas sobre um determinado fenômeno, permitindo a síntese de conhecimento a partir da análise de estudos significativos. Nesta revisão as buscas ocorreram na: Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, com a combinação dos unitermos: Saúde do trabalhador, Estratégia de Saúde da Família, Estratégia Saúde da Família, Programa de Saúde da Família, Programa Saúde da Família, Saúde do profissional, Trabalho, Occupatinal Health e Family Health Strategy.
Resultados Ao examinar as 66 publicações selecionadas à luz dos componentes do processo de trabalho em saúde, percebeu-se que ainda existe pouca clareza sobre o objeto e finalidade do trabalho da EqSF, além de algumas fragilidades acerca dos recursos e agentes. Neste cenário, a análise dos processos de trabalho identificou diversas fontes de sofrimento ou prazer no cotidiano dos profissionais, sendo os aspectos psicossociais o principal deles. Quanto às repercussões dos processos de trabalho na saúde dos profissionais, elas se relacionaram com as dimensões física, mental e moral. Negativamente, foram mencionadas as doenças e agravos e positivamente as sensações de prazer e bem estar.
Conclusões/Considerações Foi observado a necessidade de estratégias de acolhimento aos trabalhadores, tanto na dimensão técnica, quanto afetiva do trabalho. Pois, os processos de trabalho se relacionam com a saúde dos profissionais das EqSF e os fatores que geram adoecimento, podem promover bem-estar em outros contextos, sugerindo que as especificidades das equipes e dos seus territórios de atuação se relacionam com o tipo de repercussão sobre a saúde.
|