Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.22 - MULTIPLICIDADE DOS ESPAÇOS FORMATIVOS NA SAÚDE

40737 - A SAÚDE MENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGROS: RELATOS DE UMA OFICINA AFIRMATIVA
LUCIANA SILVÉRIO ALLELUIA HIGINO DA SILVA - FIOCRUZ/UFF, MATHEUS MARQUES FERREIRA - UFF, CLÁUDIA MARA DE MELO TAVARES - UFF, THIAGO NOGUEIRA SILVA - UFF, LAÍS MARIANO PAIVA - UFF


Período de Realização
Realizada no pré-congresso de saúde mental em junho 2022.

Objeto da experiência
Ações afirmativas para a saúde mental de crianças e adolescentes negros.

Objetivos
Sensibilizar profissionais da educação e da saúde mental nas ações afirmativas antirracistas.

Metodologia
Participaram da atividade 29 pessoas através da plataforma zoom. A atividade foi gravada após a autorização dos participantes. A atividade teve a duração de 3 horas e foi divida em três tempos. O primeiro de explanação e contextualização do objeto. O segundo foi interativo com as falas e relatos das experiências vividas o terceiro se deu pela apresentação de uma situação problema e os participantes foram construindo desfechos antirracista e decoloniais para as situações apresentadas.

Resultados
Os participantes refletiram sobre suas práticas reforçaram a inclusão dessa pauta. Reconhecem que a necessidade de ações integradas e intersetoriais. Foram abordados três eixos de ações para superar o racismo sofrido por crianças e adolescentes: 1. Família deve oferecer suporte e ajudar a lidar com o racismo sofrido, 2. escola como facilitadora das práticas inclusivas e antirracistas e, 3. cultura através do respeito as culturas de resistência (religião, música, dança etc.).

Análise Crítica
A oficina se mostrou uma ferramenta muito potente para trazer reflexões e o compartilhamento das experiências ampliaram as possibilidades de maiores mobilizações e interação entre o campo da saúde mental e a educação. Os participantes avaliaram que a atividade teve muito potencial que estimulou a participação gerando um ambiente colaborativo para se pensar o desfecho das situações-problema propostas na atividade.

Conclusões e/ou Recomendações
Ações dessa natureza conferem bons instrumentos para se pensar e construir boas práticas, pois é nessa fase que a crianças e jovens negros está exposta a violação dos direitos e ficam mais expostos a desenvolver algum tipo de sofrimento psíquico. Nesse sentido a escola e os serviços de saúde mental que acompanham esses grupos devem realizar ações permanentes para lidar, enfrentar e superar práticas racistas e decoloniais.