Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC11.21 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: ABORDAGENS E FERRAMENTAS

43680 - O USO DA FERRAMENTA ESPIRAL CONSTRUTIVISTA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
ERIVELTON CUNHA TORRES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, RAIANNA PEIXOTO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, MAHIARA SANTOS KUNZ - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, REJANE DE OLIVEIRA LEITE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, JESSICA CAROLAYNE SILVA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, KAIQUE SANTOS REIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, DEJEANE DE OLIVEIRA SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, PATRICIA DICKIE DE ALMEIDA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ, BETHANIA MILLENA MARTINS SILVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ


Período de Realização
A experiência foi vivenciada no período de abril a maio do ano de 2022

Objeto da experiência
Processo de ensino-aprendizagem em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Objetivos
Relatar a experiência relacionada ao uso da ferramenta espiral construtivista no processo de ensino-aprendizagem vivenciada por residentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, no município de Ilhéus-BA.

Metodologia
Estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre a experiência de residentes na construção da espiral construtivista nos meses de abril a maio de 2022. A partir da solicitação de docentes do Programa de Residência, os residentes se reuniram, discutiram com a equipe, identificaram a situação problema, formularam explicações, elaboraram questões de aprendizagem, buscaram novas informações, construíram novos significados e avaliaram o produto.

Resultados
O grupo de residentes e equipe perceberam que havia influência do ambiente no aumento do consumo de álcool e que a família precisava de apoio e acompanhamento multiprofissional. A experiência demonstrou o quão são necessários o diálogo intersetorial e a participação da família nos processos terapêuticos. A espiral construtivista permite repensar e ressignificar as práticas cotidianas com trocas de saberes que qualificam o cuidado e colaboram com a formação profissional.

Análise Crítica
Diante da experiência foi possível identificar que o uso da ferramenta favorece a compreensão das temáticas abordadas na teoria do programa, permite que o residente atue como protagonista no processo educacional, construa a consciência crítica durante suas atividades práticas, correlacione a prática vivenciada com a teoria e compartilhe esse aprendizado com os demais interessados. Tais aspectos qualificam a formação e a produção do cuidado em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Portanto a metodologia problematizadora discutida é um importante instrumento educacional que pode ser utilizado nos diversos espaços de formação. Posto isso, sugere-se a difusão do conhecimento acerca da espiral construtivista por meio de apresentação em congressos, discussões acadêmicas, artigos científicos, entre outros a fim de ampliar a sua utilização na prática educacional como forma de fomentar a formação dialógica, crítica e reflexiva.