22/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC11.21 - FORMAÇÃO EM SAÚDE: ABORDAGENS E FERRAMENTAS |
39522 - PARA ALÉM DAS QUATRO PAREDES DA UNIVERSIDADE: SEMANA DE VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR NO SUS, FORMANDO PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM UMA SAÚDE EMANCIPATÓRIA. SARA DE SANTANA VIEIRA - UFBA, VLADIMIR ANDREI RODRIGUES ARCE - UFBA
Período de Realização XI Semana de Vivência no SUS, no período de 19 a 27 de Janeiro de 2019.
Objeto da experiência SEVI-SUS: Semana de Vivência Interdisciplinar no Sistema Único de Saúde, no município de Vitória da Conquista.
Objetivos Discutir a contribuição da SEVI-SUS para a formação acadêmica dos estudantes de fonoaudiologia da UFBA de modo a despertar o comprometimento com a defesa do SUS.
Metodologia Relato de experiência de uma graduanda de fonoaudiologia como participante na SEVI-SUS, auto-organizada por discentes do Fórum Acadêmico de Saúde da UFBA .Durante cinco dias foram visitados oito serviços de saúde, de diferentes níveis de atenção . Discussões coletivas foram promovidas para debater as práticas de saúde no SUS, resultando em uma análise crítica sobre a contribuição desse espaço para estudantes de fonoaudiologia.
Resultados A SEVI-SUS oportunizou aos estudantes a compreensão da realidade dos serviços de saúde, correlacionando conhecimentos teóricos e práticos. Temas relevantes para o cuidado em saúde foram discutidos de forma a levantar indagações e críticas ao modelo biomédico hegemônico e de organização da sociedade, interseccionando-os, de maneira a suscitar novos fazeres e saberes, extrapolando o âmbito da saúde, mas também fortalecendo o engajamento político e ressaltando a importância da luta popular.
Análise Crítica Promover um espaço onde saberes são compartilhados horizontalmente, organizado de estudantes para estudantes, é uma experiência enriquecedora e infelizmente incomum dentro da graduação. Tal prática reforça a necessidade de ações formativas que busquem engajar os discentes como agentes sociais de transformação, dando continuidade a um projeto sanitário que dialogue com as necessidades de saúde da população, movimentos populares e interdisciplinaridade.
Conclusões e/ou Recomendações A SEVI-SUS foi extinta em 2019 por falta de verba, comprometendo de forma significativa o ensino público de qualidade que forma profissionais comprometidos com a luta popular para garantir a permanência da saúde enquanto direito do povo e dever do Estado. A SEVI-SUS mobiliza os estudantes com discussões coletivas ao confrontá-los com a realidade. Por isso, reforçamos a importância da retomada dessa vivência na formação acadêmica da UFBA.
|