SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44870 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCAR FALCIFORME WIARA VIANA FERREIRA - UFSJ, LUIZA GABRIELA NORONHA SANTIAGO - UFSJ, CHARLENE REGINA DA CRUZ - UFSJ, LARISSA MIRELLY MENDES CARVALHO - UFSJ, NELY FERNANDES XAVIER CORREIA - UFSJ, ANA LUIZA INEZ SILVA - UFSJ, LORENZA CARVALHO CASER - UFSJ, PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ, WALQUÍRIA JESUS DOS SANTOS - UFSJ, ELAINE CRISTINA RODRIGUES GESTEIRA - UFSJ
Período de Realização O período de execução foi de março a dezembro de 2019.
Objeto da experiência Famílias de crianças e adolescentes portadores de doença falciforme e profissionais de saúde que atuam na atenção básica de Divinópolis-MG.
Objetivos Este trabalho visa apresentar a experiência bem-sucedida do Programa Extensionista “Educar Falciforme”, que promove ações educativas a famílias e profissionais de saúde visando o cuidado integral de crianças e adolescentes com doença falciforme.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência do projeto de extensão “Educar Falciforme” por acadêmicos e docentes do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei-UFSJ, com 13 famílias de crianças e adolescentes com doença falciforme por meio de intervenções educativas para cada família acerca da doença, através de visitas domiciliares. O projeto desenvolveu, paralelamente, encontros de educação permanente com profissionais de saúde que atuam na atenção primária de Divinópolis-MG.
Resultados O trabalho demostrou que existe um comprometimento no atendimento prestado pela atenção básica em saúde a essa população, caracterizado pela carência de capacitação das equipes de saúde. As ações de educação permanente com os profissionais de saúde contribuiram não somente a esse público-alvo, como também aos discentes do projeto, subsidiando atualização teórico-prática sobre a doença e seus cuidados.
Análise Crítica As intervenções com as famílias possibilita criar ações educativas particularizadas de acordo com suas necessidades, fortalecendo um dos objetivos da linha guia de cuidados ao portador de doença falciforme preconizada pelo Ministério da Saúde. O projeto, proporciona aos profissionais de saúde e discentes, o conhecimento das questões biopsicossociais que permeiam o universo dos pacientes e seus familiares com este agravo, possibilitando uma assistência de qualidade.
Conclusões e/ou Recomendações Compreende-se que a extensão universitária como propagador de aproximação entre discentes, docentes, profissionais de saúde e famílias, proporcionou uma sensibilidade dos discentes e profissionais de saúde a cerca das necessidades de saúde-doença das pessoas com doença falciforme, para o cuidado e apoio as mesmas, fazendo a interlocução entre ensino, pesquisa e extensão.
|