Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44807 - O USO DE AROMATERAPIA NUMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA COMO PRÁTICA DA ASSISTÊNCIA INTEGRAL À SAÚDE DO IDOSO.
JAMILLA SARMENTO ROCHA - CEULP/ULBRA, WILLAME OLIVEIRA RIBEIRO JUNIOR - CEULP/ULBRA, ADRIANE TRINDADE G. LIMA - CEULP/ULBRA, MAYARA LORRANE F. DE ARAUJO - CEULP/ULBRA, RAMIDH FONSECA FEITOSA - CEULP/ULBRA, RAYANNE PEREIRA DA SILVA - CEULP/ULBRA


Período de Realização
Dia 07 de Abril de 2022, no município de Palmas, Tocantins.

Objeto da experiência
Contribuição na formação de residentes utilizando as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde(PICS) com idosos Institucionalizados.

Objetivos
Relatar a experiência de residentes em Saúde da Família e Comunidade na atuação em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos com utilização da técnica de aromaterapia com óleo essencial.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência com uso da aromaterapia, onde na ação realizada utilizou-se o óleo essencial de Petitgrain como benefício calmante e relaxante para alívio de sentimentos de tensão e estresse numa Instituição de Longa Permanência para Idosos, proporcionada por residentes durante a Unidade Educacional Cuidado em Saúde na Comunidade.

Resultados
A atuação em uma ILPI proporciona diversas vivências ao profissional de saúde como uma melhor assistência à saúde do idoso e a possibilidade de uso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Além disso, contribuiu para a percepção de dinâmicas e uso de recursos terapêuticos para a promoção à saúde.

Análise Crítica
A formação técnica e crítica e reflexiva residente se dá por compreender a atuação profissional no cenário de prática, e a atuação em uma ILPI, proporciona ao residente conhecimento acerca da Assistência Integral à Saúde do Idoso e suas especificidades. Essa experiência associou a assistência integral com o uso de recursos terapêuticos, o qual a aromaterapia utilizada é uma prática terapêutica com grandes benefícios à saúde do idoso.

Conclusões e/ou Recomendações
A vivência em diversos cenários podem contribuir de forma positiva na formação de profissionais residentes em saúde, em específico a saúde do idoso e uso de medidas terapêuticas não farmacológicas. Os benefícios da utilização de PICS para a saúde integral do idoso pode ser evidenciada na experiência relatada em uma ILPI do município de Palmas, contribuindo para promoção à saúde do idoso e qualificando a atuação profissional do residente.