SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44790 - EXPERIÊNCIA EM SALA DE ESPERA REALIZADA POR EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE RESIDENTES EM SAÚDE DA FAMÍLIA REJANE DE OLIVEIRA LEITE - UESC, MAHIARA SANTOS KUNZ - UESC, JESSICA CAROLAYNE SILVA DE OLIVEIRA - UESC, RAIANNA DE OLIVEIRA SANTOS PEIXOTO - UESC, KAIQUE SANTOS REIS - UESC, ERIVELTON CUNHA TORRES - UESC
Período de Realização Trata-se de uma sala de espera que foi realizada no mês de junho de 2022.
Objeto da experiência A experiência em sala de espera sobre a temática Incontinência Urinária com usuários de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Sul da Bahia.
Objetivos Relatar a experiência obtida através de uma sala de espera realizada com os usuários de uma ESF por uma equipe de Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família, com troca de saberes entre enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, odontóloga e psicóloga.
Metodologia A sala de espera aconteceu na rotina do programa de saúde ofertado na ESF, com o objetivo de segurar a atenção do usuário tanto através de contribuições de núcleos de saberes diferentes, como também o mantendo envolvido na temática através de sua participação, onde foram lançadas perguntas norteadoras sobre a IU e eles responderam e esclareceram suas dúvidas, deixando a sala de espera fluida e participativa.
Resultados Durante a sala de espera foi possível identificar o pouco conhecimento que os usuários possuíam acerca do tema, e como achavam ser normal o acontecimento da perda de urina com o processo de senescência. Ao final da estratégia de educação, uma usuária procurou a fisioterapeuta residente buscando informações sobre a IU, como as formas de tratamento e prevenção, afirmando a importância do programa de educação em saúde ofertado pela ESF.
Análise Crítica A sala de espera como uma estratégia de educação em saúde realizada por uma equipe multiprofissional é uma ferramenta positiva na promoção e prevenção em saúde, sendo possível ofertar conhecimentos multiprofissionais, de maneira clara, além de aproximar os usuários da ESF e de maneira coletiva ir desmistificando conhecimento empíricos e reduzindo a busca pelo modelo biomédico.
Conclusões e/ou Recomendações A realização da sala de espera pela equipe multiprofissional de residentes contribuiu de forma positiva para o aprendizado em saúde na IU, ampliando os conhecimentos dos usuários e os incentivando a busca da unidade de saúde para o tratamento e prevenção, não somente da IU, como também de demais patologias.
|