Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44748 - O TRATO COM OS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO SUS: EXPERIÊNCIA DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNICÍPIO DE TEODORO SAMPAIO (BA).
VICTOR DE JESUS RIBEIRO ROCHA - PREFEITURA MUNICIPAL DE TEODORO SAMPAIO (BA), GEFIS UFBA, CLÁUDIA MIRANDA SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA), GEFIS UFBA


Período de Realização
A experiência foi desenvolvida durante três meses, abril a junho de 2022, em Teodoro Sampaio (BA).

Objeto da experiência
Neste relato, buscamos descrever e analisar as ações desenvolvidas pelo Professor de EF do NASF-AB, principalmente, com atividades coletivas ou grupos.

Objetivos
O objetivo com a condução desses grupos foi desenvolver a produção do cuidado aos usuários através da vivência com as práticas corporais, visando estabelecer e fortalecer vínculo entre usuários e a unidade de saúde e ampliar a construção de redes no território.

Metodologia
Os grupos são formados, majoritariamente, por mulheres adultas – negras e/ou pardas e com renda financeira estável, afetadas por alguma doença crônica não transmissível e acompanhadas por sua respectiva unidade de saúde. No munícipio, estão em funcionamento três grupos - em distritos regionais diferentes que se encontram uma vez por semana, chegando a reunir entre 15 a 20 participantes por encontro.

Resultados
Avaliamos que as atividades coletivas realizadas nos grupos de práticas corporais e atividades físicas colaboram para promover a integração entre usuários, familiares e comunidade, estimulando suas potencialidades biopsicossociais; e também, estimula o estreitamento dos vínculos entre as equipes e os usuários, propiciando momentos de lazer, interação e convívio sistemático.

Análise Crítica
A Educação Física (EF) se insere no contexto da Atenção Básica (AB) do Sistema Único de Saúde por meio, principalmente, dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família – NASF-AB. Adotamos o conceito de assistência em saúde no SUS onde o cuidado é preconizado a partir da lógica comunitária, da integralidade do sujeito e do respeito à sua individualidade, da promoção do seu bem-estar e da prevenção de agravos à saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Por fim, constatamos a necessidade de considerar as particularidades dos contextos socioeconômicos, os conhecimentos científicos e saberes disponíveis na comunidade na qual essas ações são desenvolvidas ficando atentos às mobilizações emocionais que surgem para avançar no seu planejamento e desenvolvimento. Visto isso, acreditamos que a articulação dos grupos vem cumprindo seu papel na promoção da saúde e produção do cuidado para com os usuários.