SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44677 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DA ATUALIZAÇÃO DO CALENDÁRIO VACINAL SELMILÉIA FRANCIANE DE ANDRADE - UFSJ, PAULO HENRIQUE ARAÚJO SOARES - UFSJ, PATRÍCIA PERES DE OLIVEIRA - UFSJ, LORENA QUEIROZ RACHID - UFSJ, CAROLINA APARECIDA ALVES BUENO - UFSJ, WIARA VIANA FERREIRA - UFSJ
Período de Realização De abril à maio de 2022
Objeto da experiência Desenvolver e apresentar metodologias ativas no processo de educação em saúde sobre sensibilização da atualização do calendário vacinal.
Objetivos • Realizar a conscientização sobre a importância de atualizar o calendário vacinal enquanto profissionais que educam para a saúde.
• Utilizar as metodologias ativas na educação em saúde.
• Desenvolver práticas pedagógicas inovadoras.
Metodologia Utilizamos a metodologia ativa da Gamificação, através de um jogo com perguntas e respostas sobre o calendário vacinal, “Show da Vacinação”, com a simulação de um programa de televisão com auditório. Os alunos presentes responderam questões de múltipla escolha sobre o assunto. Houve a caraterização dos personagens, como a “Maria Gotinha”, símbolo das campanhas de vacinação no país. Os demais integrantes estavam vestidos com uma camisa de incentivo a vacinação. Foi premiado o grupo vencedor.
Resultados Os alunos presentes aderiram ao seminário através do envolvimento com o jogos e apresentação ativa nas respostas dos questionamentos. Observou-se um aprendizado impulsionado pela superação do desafio, da resolução do problema e a construção de novos conhecimentos a partir do conhecimento que já possuíam sobre o calendário vacinal. A explicação técnica de cada questão propiciou um debate acerca da vacinação e a importância da educação em saúde.
Análise Crítica A metodologia ativa em saúde é uma ferramenta excelente para facilitar o aprendizado de adultos, na educação de adultos, no caso deste trabalho dos alunos docentes em saúde. A aprendizagem de temas importantes como a atualização do calendário vacinal, refletem sobre o conhecimento científico produzido no campo da educação e sua aplicação no ensino em saúde; por isso a necessidade de identificação das principais características das teorias educacionais e práticas aplicadas ao ensino em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações
A realização do Seminário nesta disciplina propiciou a sensibilização sobre a importância da atualização do calendário vacinal com o uso da metodologia ativa em saúde da “Gamificação”. Conclui-se que profissionais da saúde são responsáveis pela conscientização dos usuários a favor da imunização.Nessa perspectiva, o desenvolvimento de metodologias ativas para educação em saúde se torna uma ferramenta essencial nos cursos superiores de ensino.
|