SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44609 - NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: UMA APOSTA DA SEGTES RECIFE PARA O FORTALECIMENTO DA FORMAÇÃO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE NA REDE LOCAL TÚLIO ROMÉRIO LOPES QUIRINO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE/PE, VALDEREZ RIBEIRO DE ANDRADE - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE/PE, THATIANA FERREIRA DE VASCONCELOS - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE/PE, MATHEUS LUCAS VIEIRA DO NASCIMENTO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE/PE, AMANDA MARIA CHAVES - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE/PE, RENATA GALDINO CABRAL - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE/PE, ANDREZA BARKOKEBAS SANTOS DE FARIA - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE/PE, LUCIANA CAROLINE ALBUQUERQUE D'ANGELO - SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE/PE
Período de Realização A experiência relatada envolve o período compreendido entre julho de 2021 e junho de 2022.
Objeto da experiência O processo de implantação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) no âmbito da gestão municipal da Educação na Saúde em Recife, Pernambuco
Objetivos A implantação dos NEPS objetivou fortalecer a gestão das ações de educação na saúde e de formação profissional no âmbito da Secretaria de Saúde do Recife, favorecendo a consolidação da Política Nacional de EPS, com comprometimento às necessidades locais de qualificação profissional em saúde.
Metodologia Uma iniciativa da SEGTES Recife, os NEPS foram propostos para funcionar como espaços estratégicos à implementação de ações educativas em saúde, visando maior integração entre as práticas profissionais e as atividades formativas no contexto do trabalho em saúde. De julho de 2021 a junho de 2022, foram implantados 11 Núcleos, cujo processo de implantação se deu em etapas: instituição de colegiado; diagnóstico situacional; construção de regimentos internos; e planejamento estratégico da EPS.
Resultados A atuação dos NEPS tem possibilitado o fortalecimento da integração ensino-serviço e o alinhamento das iniciativas de EPS, atuando como espaços descentralizados de formação, favorecendo a comunicação institucional e a mútua cooperação na gestão em saúde. Além disso, têm permitido a construção e a gestão participativa do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde, dispositivo fundamental para a organização e oferta permanente de ações educativas e pedagógicas no âmbito da rede de saúde local.
Análise Crítica A implantação dos NEPS tem nos revelado a potência destes dispositivos em promover melhorias na gestão da Educação na Saúde na rede local. Os resultados obtidos apontam para a melhoria nos processos de ensinar e aprender nos serviços de saúde, a promoção da dialogia e da integração entre ensino, serviço e comunidade, bem como a ampliação da colaboração e a coparticipação dos profissionais nos processos de planejamento e desenvolvimento da educação permanente em seus ambientes de trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações Diante dos avanços identificados, bem como da positividade da experiência, avalia-se que apostar na expansão dos NEPS constitui um caminho promissor. Almeja-se que outros Núcleos possam ainda ser implantados em espaços que ainda carecem de maiores incentivos ao desenvolvimento da EPS. Outrossim, é necessário fortalecer os NEPS já existentes, do ponto de vista estrutural e formal, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento da rede local.
|