SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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44463 - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA A PARTIR DO TRABALHO DE CAMPO EM UMA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE MUNICIPAL: RELATOS DE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA UERJ JULLIANA AYRES LIMA FREIRE - UERJ, LÍVIA CARDOSO GOMES ROSA - UERJ, CASSIA SOARES SANTOS SOUSA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO, JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - UERJ
Período de Realização A atividade de campo do projeto de iniciação científica (IC) ocorreu de março a maio de 2022.
Objeto da experiência Vivências do trabalho de campo do projeto de IC sobre gestão do cuidado das pessoas vivendo com obesidade e sobrepeso em um município do estado do RJ.
Objetivos Relatar a vivência da realização de entrevista com os usuários das unidades básicas de saúde e dos polos sanitários, que foram agendados para o nutricionista, refletindo sobre o processo formativo da graduação do nutricionista.
Metodologia A pesquisa está vinculada ao Projeto de Enfrentamento da Obesidade no estado do Rio de Janeiro, edital CNPq/MS 26/2018. Construiu-se um mapa conceitual que norteou a pesquisa e o roteiro de entrevista. O campo foi realizado em 4 unidades de atenção primária do município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, a partir da participação voluntária de usuários agendados ao nutricionista. Contando com um dia de pré-teste, foram coletadas 24 narrativas de histórias de vida e saúde em 5 dias.
Resultados As vivências permitiram a identificação de apontamentos sobre a rede de atenção à saúde municipal, previamente discutidos pelas pesquisadoras, e o resgate das aulas de nutrição em saúde coletiva. A cada retorno do campo, eclodiam diversas reflexões sobre o quão potente pode ser a formação do nutricionista quando pautada em discussões sociais relevantes. Falas relacionadas à questão socioeconômica foram marcantes, expondo a urgência em exercitar a escuta ativa, atentando à insegurança alimentar.
Análise Crítica Para além de elaborar planos alimentares, é na linha de frente da saúde pública o lugar da Nutrição, em âmbito das políticas públicas e/ou nos atendimentos. Como já discutido em sala de aula, a formação de profissionais dispostos a identificar os fatores determinantes das condições de saúde e de vida que afetam a pessoa sob seus cuidados é iminente, o que as entrevistas evidenciam na prática. Quem vive com excesso de peso precisa de acompanhamento multidisciplinar, e o olhar do nutricionista é crucial.
Conclusões e/ou Recomendações A obesidade deve ser vista para além da questão clínica, ou seja, como resultado de um sistema complexo que envolve questões estruturais intensificadas pelas desigualdades sociais. A experiência do campo permitiu contato com a complexidade e a urgência de estabelecer uma linha de cuidado para o acolhimento de pessoas com sobrepeso e obesidade. Projetos de IC, entre outras inserções, contribuem para a formação humanizada para além da sala de aula.
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