Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44341 - SAÚDE EM PRESIDENTE KUBITSCHEK: A EXPERIÊNCIA DO DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO IN LOCU PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS E DEMANDAS DE SAÚDE DA COMUNIDADE
HIAGO DANIEL HERÉDIA LUZ - UFVJM, ADRIANA DINIZ DE DEUS - PUC MINAS, ALLYSSON THIAGO CRAMER SOARES - PUC MINAS, ANA CAROLINA BARBOSA SANTOS - PUC MINAS, JACQUELINE DO CARMO REIS - PUC MINAS, JADE ESTÉFANI FERREIRA PRADO - PUC MINAS


Período de Realização
A etapa do diagnóstico foi realizada no período compreendido entre os dias 27 a 29 de maio de 2022.

Objeto da experiência
Município de Presidente Kubitscheck com foco na estrutura e gestores da saúde, escolas, comunidades quilombolas e líderes comunitários do município.

Objetivos
Conhecer o território físico, social e cultural que será palco das intervenções de saúde do projeto, levantar as demandas e necessidades de saúde da população para nortearem o planejamento das atividades, estreitar laços com gestores da saúde e pactuar ações alinhadas com a realidade de saúde local.

Metodologia
Realizou-se uma visita de campo com a participação de docentes e discente do projeto de extensão. A agenda foi planejada pelos gestores de saúde do município e contou com as seguintes tarefas de levantamento de dados para o diagnóstico da situação de saúde: encontros com lideranças comunitárias e moradores das comunidades quilombolas, reunião com gestores e trabalhadores da secretaria de saúde, coleta de água para análise, reunião com diretores de escolas e visita para conhecer a rede de saúde.

Resultados
A partir da visita de campo foram levantados dados para planejar e garantir intervenções pautadas pelas reais necessidades e demandas de saúde da população local. Importante também foi a construção de parcerias intersetoriais e a escuta de pessoas da comunidade de onde emergiram nas falas os principais problemas de saúde enfrentados. Foi realizada coleta de água para análise de qualidade. Os dados quantitativos e qualitativos coletados geraram informações que nortearam o planejamento das ações.

Análise Crítica
Para o cuidado adequado e que responda as reais necessidades de saúde de uma população é fundamental o reconhecimento do território, como vivem, adoecem e morrem as pessoas. O planejamento de projetos deve responder ao cenário epidemiológico, além de reconhecer os determinantes sociais de saúde. Para tanto, mostra-se relevante e fundamental a visita de campo na qual o observador pode identificar problemas e definir as prioridades de saúde de forma compartilhada com os sujeitos envolvidos.

Conclusões e/ou Recomendações
A visita de campo é uma importante ferramenta para o planejamento de ações de saúde à medida que permite o reconhecimento do território em seus contextos físico, social e cultural. É necessário compreender que não se deve programar uma intervenção de saúde sem dialogar com os diferentes atores envolvidos no processo. É essa interlocução que dará condições necessárias para a produção coletiva e pactuada do cuidado que será prestado no território.