Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44283 - A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
MONIQUE DE JESUS SOUZA - UNIVASF, JAKSON BRAZ ALVES - UNIVASF, BRENO ABREU SOUZA - UNIVASF


Período de Realização
3 de março de 2022 à 13 de junho de 2022 em UBS da cidade de Juazeiro (BA)

Objeto da experiência
Experiência dos residentes na residência multiprofissional em Saúde da Família com ênfase em Saúde Coletiva.


Objetivos
Relatar a percepção dos residentes da residência multiprofissional em Saúde da Família no município de Juazeiro (BA) sobre o processo formativo em Saúde Coletiva

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência da equipe de residentes multiprofissionais do programa de Saúde da Família com ênfase em Saúde Coletiva da UNIVASF, composto por enfermeiro, farmacêutico e psicóloga. Considerando o planejamento em saúde, a epidemiologia e as ciências sociais como ciências fundamentais para a construção da saúde coletiva, a integração dos diversos saberes basilares para construir o Sistema Único de Saúde.

Resultados
A experiência da residência multiprofissional em saúde da família com ênfase em saúde coletiva, revela uma tendência urgente de compreender a saúde como um produto de interações individuais, sociais, políticas e econômicas. Sobretudo porque a Saúde da Família, enquanto estratégia política de produzir saúde, atende a demandas de sintomas orgânicos e coletivos, intervindo de modo a refletir num conjunto que constitui um sujeito, e não num sujeito isolado.

Análise Crítica
Entretanto, dentro do que está previsto no programa pedagógico da residência multiprofissional e as dificuldades encontradas para concretização dessa previsão, há uma lacuna a ser diluída, lacuna essa que se torna uma novo processo de trabalho para a equipe. A escassez de materiais de trabalho é só um exemplo corriqueiro de que por vezes há que se pensar na esfera micro para desenvolver competências na esfera macro. E que essa movimentação requer investimento financeiro, intelectual e enérgico.


Conclusões e/ou Recomendações
A experiência da residência multiprofissional em saúde da família substancia essa possibilidade, visto que, constrói pensadores da saúde coletiva, iniciados em vivências nos territórios, na assistência à saúde e na ordenação e coordenação do cuidado e posteriormente nos setores de gestão. Tudo isso alimentado pela formação teórica e assegurado pela bolsa-trabalho, que também marca um lugar importante nas relações de trabalho.