Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44274 - PRÁTICAS INTEGRADAS: (RE) PENSANDO O OLHAR E OS CUIDADOS NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR.
CARLOS ROBERTO THOMAZ JUNIOR - INCA, ALINE BOUNOMO DO ROSÁRIO - INCA, CAROLINA SOUZA MACHADO MARTINS - INCA, JÉSSICA ROCHA SILVA - INCA


Período de Realização
02 de maio a 10 de junho de 2022.

Objeto da experiência
Imersão coletiva de um grupo de Residentes no módulo de ensino do eixo transversal denominado Abordagem Multiprofissional em Práticas Integradas em Oncologia.

Objetivos

Inserir o/a residente em campo prático hospitalar permitindo-o/a realizar práticas multi, trans e interdisciplinares em atenção oncológica nas distintas linhas de cuidado promovendo discussão, reflexão e pensamento crítico além da valorização do trabalho em equipe no cuidado individual e coletivo.

Metodologia
Baseou-se na atuação de uma equipe multidisciplinar de residentes atuantes em um hospital oncológico de alta complexidade no município do Rio de Janeiro. Dentro deste período, foram traçadas metas, articulações intersetoriais e realizado o planejamento de cuidados dos pacientes com discussão diária dos casos clínicos e elaboração de plano terapêutico singular, clínica ampliada, educação em saúde e avaliação da assistência prestada embasada na PNH e Princípios e Diretrizes do SUS.


Resultados
Os resultados foram alcançados através das dificuldades e possibilidades encontradas, delineando-se metas e estratégias de resolutividade das demandas e necessidades dos usuários do SUS com foco na assistência integral. Além disso, possibilitou nova forma de comunicação e relacionamento entre equipe, novos olhares enquanto equipe multidisciplinar, levando à quebra da visão do modelo biomédico assistencial.

Análise Crítica
O cuidado singularizado com uma escuta qualificada e devido acolhimento permitiu maior desenvoltura na comunicação e melhor tomada de decisões, respeitando a subjetividade do sujeito enquanto ser holístico, levando assim um estabelecimento de vínculo e a humanização como prática. Pensando num olhar em saúde coletiva, as Práticas Integradas estimulou os residentes a refletirem sobre a construção e fortalecimento de políticas que visem a promoção, proteção e recuperação da saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Pode-se concluir que as práticas integradas foram de grande valia, pois mostrou que o aprendizado interprofissional permite uma melhor comunicação e interação. Percebeu-se a relevância da escuta qualificada, acolhimento, humanização e trabalho em equipe nas relações construídas entre paciente, profissional e família construindo assim práticas no sentido horizontal sem hierarquizar as relações.