SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44268 - VIVÊNCIANDO AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE (PICS) ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE EM AURICULOTERAPIA KALYNE CUNHA ALVES DE OLIVEIRA - UPE, GLÁUCIA DOS SANTOS CORDEIRO- CORDEIRO - ESPPE, ISADORA RAQUEL CAVALCANTI DE OLIVEIRA - ESPPE, LETÍCIA SANTANA DA SILVA - ESPPE, NICOLLE PAES GALINDO-GALINDO - ESPPE, TIAGO AUGUSTO SOARES DE SOUZA - ESPPE, VANESSA ALVES DE SOUZA - FIOCRUZ-PE
Período de Realização As atividades ocorreram em dezembro do ano de 2021 no município de Jupi/PE.
Objeto da experiência Capacitação teórico-prática de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em auriculoterapia do município de Jupi/PE.
Objetivos Capacitar os profissionais da APS para o desenvolvimento da auriculoterapia nos serviços de saúde da APS, como uma estratégia de cuidado. E possibilitar o acesso da população do município as Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PICS).
Metodologia As atividades de capacitação foram divididas em 3 módulos para melhor fixação do conteúdo com intervalo de 8 dias entre cada módulo. O 1º módulo introduziu sobre a Política nacional de Práticas Integrativas e complementares no SUS e conceituou a auriculoterapia. O 2º módulo evidenciou a auriculoterapia segundo a reflexologia, MTC e biomedicina e no 3º módulo falamos do cuidado com auriculoterapia na APS e momentos de prática com casos clínicos.
Resultados A ampliação de formas de cuidado, mais humanizada, de baixo custo, não invasiva, dando novas ferramentas para o cuidar, capaz de atuar nos diferentes aspectos de saúde, propiciando tanto a recuperação, quanto a prevenção de agravos e promoção da saúde. Além de profissionais capacitados para atuarem em seu ambiente de trabalho, com autonomia no processo e um olhar ampliado e integrativo sobre o processo saúde-doença
Análise Crítica Essa capacitação possibilitou aos profissionais de saúde ampliarem seu olhar quanto ao cuidado, a interação entre diferentes categorias trouxe contextos interessantes que formam discutidos no espaço em que ocorreram os módulos. As práticas trouxeram o aperfeiçoamento da teoria, e um olhar crítico de como poderia ser utilizada essa nova ferramenta no ambiente de trabalho. Além do estímulo a novas capacitações na perspectiva de melhorar o cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações O incentivo a qualificação profissional é de suma importância, considerando novas ferramentas baseadas nas políticas públicas existentes. Ações integradas com equipes multiprofissionais traz o cuidado de forma integral em saúde, buscando o compartilhamento de saberes e cuidados.
|