Sessão Assíncrona


SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44145 - A DEFICITÁRIA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE A GRADUAÇÃO PARA O INGRESSO NOS SISTEMAS DE SAÚDE PÚBLICO E PRIVADO NO PAÍS
NATÁLIA SOARES RANGEL LÔBO - ENSP/FIOCRUZ, MATHEUS FELIPE DA SILVA DE MIRANDA - AVM EDUCACIONAL


Apresentação/Introdução
No início da década de 1930 começou o debate para a formalização do curso de Educação Física nas Universidades brasileiras, onde o primeiro data de 1939. Entretanto, a regulamentação da profissão ocorreu somente no ano de 1998, e no ano de 2005 houve a separação na formação de licenciados e bacharéis, o que posteriormente abriu espaço para o Profissional de Educação Física (PEF) na Saúde.

Objetivos
A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma análise de dados sobre o currículo da graduação em Educação Física, em quais momentos durante a formação o estudante tem acesso a disciplinas de Políticas Públicas e Saúde.

Metodologia
Foi realizada uma revisão com base nos artigos encontrados na plataforma de busca Scielo Brasil, que tinha como propósito verificar o processo de formação do PEF em relação aos conhecimentos a respeito do sistema de saúde coletiva, o que atualmente, não existe uma carga horária homogênea, apenas uma carga horária significativa recomendada para o conteúdo relacionado a saúde no curso de E.F (3.200 horas). E para que essa revisão houvesse uma busca de caráter mais objetivo, foram usadas as palavras chave educação física, saúde coletiva, sus e atenção primária.

Resultados
Foi identificado através de achados recentes (de 2009 a 2022), déficits significativos com relação ao processo de formação do PEF no que tange os seus conhecimentos no sistema de saúde, e com relação a esses déficits, são aqui ressaltados, a baixa carga horária com relação a temática saúde coletiva, vivências práticas com respeito a mesma, uma valorização/ênfase muito maior em outras temáticas em comparação com o tema aqui enfatizado e a não instituição da saúde coletiva como um tema transversal no currículo vigente do curso Educação Física, seja no âmbito do Bacharel, tal como da Licenciatura.

Conclusões/Considerações
Através do presente estudo, foi possível concluir o quão deficitária está a formação acadêmica do profissional de Educação Física referente aos conteúdos de saúde coletiva e o quão impactante isso pode ser na sua atuação profissional na atenção primária futuramente. Cabe enfatizar que a problemática trazida é de debate emergencial, e necessita de espaços para discussões a respeito, e logo, a tomada de decisão para a atualização dos currículos.