SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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44135 - PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DOIS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA. DENISE CAMPOS VERGINIO - ISC/UFBA, ALINE AZEVEDO DA SILVA - ISC/UFBA, GABRIEL ALVES COSTA - ISC/UFBA, CATARINA SANTOS LEITE - ISC/UFBA, GLAUCIA NUNES SANTOS REIS - ISC/UFBA, JOSELICE MARIA BRITO LUCENA - SMS SALVADOR/DSPL, INGRID MARRI ROSA ÁLVARES - SMS SALVADOR/DSPL, ANDREIA SILVA RODRIGUES - SMS SALVADOR/DSPL, RITA JANAÍNA DA SILVA FISCINA - SMS SALVADOR/DSPL, RICARDO LUSTOSA - ISC/UFBA
Período de Realização Junho a agosto de 2021.
Objeto da experiência Programa Saúde na Escola em um Distrito Sanitário de Salvador, Bahia no ano de 2021.
Objetivos Descrever o Programa Saúde na Escola (PSE) em um Distrito Sanitário de Salvador, Bahia.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência, sobre o Programa Saúde na Escola no Distrito Sanitário de Pau da Lima (DSPL). Buscou-se descrever as atividades realizadas pelas unidades de saúde do distrito sanitário a partir de formulário on line (Googleforms) encaminhado para as referências técnicas do PSE no DSPL. Foi realizado georreferenciamento dos espaços públicos saudáveis, unidades de ensino e unidades de saúde do DSPL que fazem parte do PSE a partir do sistema Vicon SAGA.
Resultados Foram apresentadas as 13 ações programadas do PSE para o ciclo de 2020/2021 e a partir dessa programação foram relacionadas as unidade de saúde do DSPL com as respectivas escolas vinculadas e suas equipes de referências. A partir do formulário foi possível identificar situações referentes à saúde mental encontradas no território, assim como as equipes das unidades de saúde que possuíam vínculo com o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil e o Centro de Referência de Assistência Social.
Análise Crítica Algumas situações relacionadas à saúde mental encontradas no território do DSPL como: crianças com autismo, dificuldade de aprendizado, introspecção e agressidade foram elencadas pelas unidades de saúde do distrito sanitário contudo poucas unidades possuem vínculo com o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e não possuem profissionais com expertise/qualificação no cuidado em saúde mental.
Conclusões e/ou Recomendações O PSE tem a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde e estimula a construção de melhores condições de saúde e qualidade de vida por meio da articulação intersetorial. Situações de vulnerabilidade foram identificadas na comunidade de escolares do DSPL onde será preciso fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o desenvolvimento escolar.
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