SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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43936 - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: REFLEXÕES NO COTIDIANO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA JECICA DOS SANTOS XAVIER - UNIVASF, VALÉRIA MARIA DA SILVA SOUZA - UNIVASF, BRENNA CRISÓSTOMO RIOS FERREIRA - UNIVASF, AMANDA LARISSA SOUZA DOS SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JUAZEIRO-BA
Período de Realização De março a maio de 2022 numa Unidade Saúde da Família (USF) em Juazeiro, Bahia.
Objeto da experiência Vivências do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família composto por profissionais de Enfermagem, Psicologia e Farmácia.
Objetivos Descrever as vivências das Residentes do Programa Multiprofissional em Saúde da Família no contexto da USF.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo qualitativo na modalidade de relato de experiência, baseado nas práxis do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. As atividades desenvolvidas aconteceram em uma USF, situada na zona urbana do município de Juazeiro-BA, composta por duas equipes de saúde da família e uma equipe de atenção primária.
Resultados Com a inserção das Residentes no território houve aproximação e conhecimento das condições de vida e saúde da população de microáreas adscritas da USF através da territorialização. O fato de trabalhar com diferentes categorias profissionais permitiu a integração de práticas multiprofissionais e troca de saberes durante o cuidado aos usuários. Ademais, percebeu-se a presença do modelo biomédico na assistência prestada pelas equipes de saúde em detrimento de ações de prevenção e promoção da saúde.
Análise Crítica A Residência promove uma formação para o trabalho no SUS, preparando o profissional para reconhecer as necessidades de saúde da população. A atuação multiprofissional proporciona uma atenção integral e um olhar ampliado diante das complexas situações de saúde no território. No processo formativo da residência, os profissionais recém-formados vêm construindo conhecimentos, habilidades, atitudes e o desafio do enfrentamento do modelo biomédico ainda incorporado na atenção à saúde.
Conclusões e/ou Recomendações O processo formativo em saúde é um desafio, devido à necessidade de profissionais com competência técnica, científica, política e raciocínio clínico para resolução de problemas. Contudo, é preciso pensar uma atenção primária mais resolutiva, uma rede de atenção à saúde e práticas de prevenção e promoção da saúde fortalecidas e organizadas, discussão do processo de trabalho e incorporação das práticas integrativas na formação de profissionais.
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