SA11.4 - MÚLTIPLAS ABORDAGENS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43113 - LIGA ACADÊMICA DE ESTUDOS EM SAÚDE COLETIVA (LAESC): EXPERIÊNCIA EXITOSA DO PROTAGONISMO DISCENTE NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL ÁTILA RODRIGUES SOUZA - UESB, CAMINA SANTOS LEMOS - UESB, CAROLINE SANTOS ADIMARÃES - UESB, GABRIELLE DA SILVA CASTRO - UESB, MARCOS ANTONIO MORAIS DA SILVA - UESB, JAIR MAGALHÃES DA SILVA - UESB
Período de Realização A LAESC foi criada em 2019 por acadêmicos de graduação da área da saúde de uma Universidade Pública.
Objeto da experiência A Liga Acadêmica, um espaço em que discentes de graduação desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da saúde coletiva.
Objetivos Relatar as experiências exitosas da Educação Interprofissional (EIP) que foram promovidas pela Liga Acadêmica de Estudos em Saúde Coletiva (LAESC) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e que contribuem para a multiplicidade de saberes e práticas no campo da Saúde Coletiva.
Metodologia Formada por estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia, a LAESC procura fortalecer o protagonismo e a autonomia discente, estimular o conhecimento e promover a interação com a comunidade. Mediante a construção do planejamento estratégico participativo, é elaborado um plano de ação das sessões semanais abertas e organizadas por módulos temáticos, bem como das atividades de pesquisa e extensão necessárias para a difusão do conhecimento em Saúde Coletiva.
Resultados Focada no tripé: ensino, pesquisa e extensão, a LAESC realiza exitosas trocas de experiências que fortalecem a relação universidade e comunidade. Desse modo, promove palestras ordinárias; participa de atividades de mobilização nos meses setembro amarelo; outubro rosa e novembro azul; mantém intercâmbio científicos com outros grupos de estudo e de pesquisa; mantém ativa e atualizada a página no aplicativo Instagram, como estratégia de divulgação e compartilhamento de saberes; entre outras ações.
Análise Crítica A autonomia, enquanto um dos princípios da educação libertadora, é uma das características que revelam o protagonismo dos discentes participantes da LAESC. É notório o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes que vivenciam a Educação Interprofissional e colaborativa. Não por acaso, as experiências adquiridas durante as atividades, além de agregar saberes para uma atuação profissional, também, fortalece o respeito aos conhecimentos das diferentes profissões.
Conclusões e/ou Recomendações Por fim, observa-se que a LAESC vem se consolidando enquanto espaço de vivência e troca de experiência de acadêmicos da área da saúde. Conclui-se que os “ligantes” se apresentam como sujeitos sociais corresponsáveis pela formação em saúde, se revelam como protagonistas de um novo paradigma de formação que rompe com o modelo conteudista/mecanicista, e atribui novos sentidos e significados para o trabalho em equipe interprofissional e colaborativo.
|